62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
A RELAÇÃO ENTRE ALUNOS NEGROS E NÃO - NEGROS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE CUIABÁ/MT
Cleonice Ferreira do Nascimento 1
Malsete Arestides Santana 1
Maria Lúcia Rodrigues Muller 1
1. PPGE/IE/UFMT
INTRODUÇÃO:
A pesquisa apresenta uma análise sobre o relacionamento entre alunos negros e não - negros, do 4º ano vespertino do Ensino Fundamental, de uma Escola Municipal de Educação Básica, situada em Cuiabá/MT. Buscou-se verificar se os estudantes negros sofriam algum tipo de discriminação racial em sala de aula pelos colegas brancos, e, conhecer qual a atitude e/ou intervenção da professora da classe diante de possível preconceito e discriminação racial vivenciados pelos alunos negros. Partiu-se da hipótese de que os alunos negros eram alvos de "brincadeiras" perojativas e de que a professora perante tal situação posicionava-se ou não de maneira a discutir e coibir a operacionalização da discriminação racial. Alguns estudos referentes à temática de relações raciais e educação na sociedade brasileira mostram que os negros são discriminados em vários setores da vida social, inclusive na educação. Nas relações do cotidiano escolar os alunos negros são fortemente discriminados pelos colegas brancos pelos seus atributos físicos, como a cor da pele, o tipo de cabelo, a formato do nariz, etc.
METODOLOGIA:
Realizou-se esta pesquisa em uma Escola Municipal de Educação Básica situada num bairro Central de Cuiabá/MT, onde cumprimos o estágio supervisionado do curso de Pedagogia. Esta pesquisa foi realizada conforme o cronograma estabelecido para a Prática de Ensino. Assim, fizemo-la num período de quatro semanas e meia, na sala de aula do 4° ano do Ensino Fundamental no período vespertino. Utilizou-se a abordagem metodológica qualitativa e a técnica de observação por considerarmos ser a mais adequada para compreender como é o relacionamento entre os alunos negros e não - negros, ou seja, se nessa relação os estudantes negros sofriam preconceito e discriminação racial.
RESULTADOS:
Constatou-se durante as observações que duas alunas negras foram discriminadas por colegas brancos. Uma estudante negra foi discriminada por ter o cabelo crespo por duas alunas brancas. Estas caçoavam da colega colocando a mão em seu cabelo e ao mesmo tempo em que estremeciam gritavam que estavam levando choque. E um aluno branco, ao passar pela carteira da colega negra ofendia-a cantando em ritmo de funk que ela fedia como gambá. Os demais alunos ao presenciar essa situação davam risadas e a professora que percebera essa situação ficou em silêncio. Segundo Santos (2007) a manifestação da discriminação racial revela-se nos discursos, gestos, risadas e na indiferença de colegas a determinados alunos. Em nossa sociedade atribuições como 'feio', 'preguiçoso', 'fedido' são feitas ao negro e isso deprecia a imagem desse grupo. No Brasil existe maior valorização do cabelo e outros traços fisionômicos da estética branca. Assim, quem não possui essas características fenotípicas são alvos de "brincadeiras" pejorativas. Possivelmente, essas experiências de preconceito e discriminação racial vivenciadas pelas alunas negras no ambiente escolar relacionados à cor da pele e ao cabelo deixaram marcas de sentimento de inferioridade na vida dessas estudantes.
CONCLUSÃO:
A escola é espaço social onde são construídas aprendizagens intelectuais e afetivas. As relações que se estabelecem entre aluno - aluno e aluno - professor são importantes na vivência escolar e nos demais setores da sociedade. Nesse sentido, construir relacionamento social de respeito entre as pessoas de diferentes características fenotípicas é algo essencial para a boa convivência. Para que o preconceito e a discriminação racial sejam problematizados e combatidos na escola faz-se necessário que o professor tenha uma formação que o possibilite reconhecer as atitudes discriminatórias nas ações dos alunos e assim desenvolva uma reflexão crítica que promova a construção de uma sociedade justa e menos racista.
Palavras-chave: Alunos negros e brancos, Relacionamento, Espaço escolar.