62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
IMPLICAÇÕES AMBIENTAIS DA ATIVIDADE DE CARCINICULTURA NA MICRORREGIÃO DE MACAU/RN
Francisco Cláudio da Costa 1
José Ailton Pereira da Silva 1
Janecleide Gonçalves dos Santos 1
Emanuel Weber de Souza Coutinho 1
Liliane de Lima Gurgel 1
Marcos Antônio Alves de Araújo 1
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/IFRN
INTRODUÇÃO:
Nos últimos tempos, a criação de camarão em cativeiros vem sendo desenvolvida na microrregião de Macau, bem como, em outros recônditos do estado do Rio Grande do Norte. Por representar uma atividade que se desenvolve, majoritariamente, em áreas de manguezal, a carcinicultura, quando é realizada sem nenhuma preocupação ambiental, se constitui em uma atividade econômica extremamente danosa para o meio ambiente. Se por um lado, o acelerado crescimento da produção da carcinicultura no Rio Grande do Norte tem gerado significativos dividendos econômicos para o Estado, por outro, esse crescimento não tem sido acompanhado pela conservação das ambiências produtoras, tampouco pelo equacionamento dos impactos ambientais provocados por tais atividades nas áreas de mangues. Diante disso, tivemos, como objetivo neste trabalho, investigar as implicações ambientais da atividade de carcinicultura na microrregião de Macau, mais precisamente nos municípios de Macau e Guamaré, considerados os maiores produtores de camarão em cativeiro da região salineira. O desenvolvimento de um trabalho com tal proposta de pesquisa justificou-se pela necessidade de realização de estudos que venham perscrutar e problematizar as ressonâncias socioambientais da carcinicultura nos municípios produtores de camarão.
METODOLOGIA:
Ao longo da realização deste trabalho, utilizamos, como estratégias de pesquisa, os seguintes processos metodológicos: reconhecimento da existência de impactos socioambientais e econômicos gerados pela atividade de carcinicultura nos municípios norteriograndenses produtores de camarão em cativeiro; levantamento de bibliografias especializadas em temáticas, principalmente, sobre as atividades econômicas e suas implicações no espaço geográfico; leituras, discussões e reflexões teóricas realizadas em grupo; e pesquisas em sites de buscas e consultas. Além disso, o trabalho foi desenvolvido através de observações in loco; registros fotográficos; fotografias aéreas; adaptação de imagens cartográficas; e levantamentos estatísticos da produção de camarão na microrregião de Macau, especificamente nos municípios de Macau e Guamaré. Ademais, utilizamos ainda como suporte para a pesquisa alguns equipamentos, tais como: uma câmera fotográfica de 7.2 mega-pixels.  
RESULTADOS:
No desenrolar da atividade de pesquisa, constatamos que as implicações ambientais da carcinicultura na microrregião de Macau são as seguintes: intensos desmatamentos; constantes alterações físicas; inserção de metais pesados nas áreas de manguezal; poluição orgânica do ambiente; introdução de espécies exóticas junto à biodiversidade estuarina; eutrofização dos ambientes aquáticos, provocada pela presença de algas tóxicas, sobretudo, pelo aparecimento de cianófitas; e privatização de áreas públicas. É evidente que a degradação do ecossistema de manguezal vem causando um desequilíbrio ecológico sem precedentes, com implicações maléficas incalculáveis. Desse modo, a dinamicidade da carcinicultura brasileira, e em particular norteriograndense, exige uma revisão premente da atual legislação ambiental, repensando alguns parâmetros referentes à utilização do manguezal. Assim, diante dessas implicações reverberadas pelo desenvolvimento da atividade de carcinicultura na microrregião de Macau, faz-se necessário que as empresas de camarão instaladas no âmbito de sua circunscrição territorial intensifiquem ações corretivas de mitigação dos seus impactos socioambientais negativos, revendo suas posturas para com o meio ambiente.
CONCLUSÃO:
O acelerado crescimento da carcinicultura no Rio Grande do Norte tem gerado significativos dividendos econômicos. Malgrado, esse crescimento tem provocado a mortandade de um conjunto de seres que habitam os ecossistemas estuarinos. Dessa forma é perceptível que nos ambientes onde os recursos naturais são abundantes, grandes possibilidades econômicas são reveladas. Nesse sentido, o meio ambiente, ao invés de ser objeto primordial de preocupação do homem, passa a ser secundarizado, emergindo apenas os interesses econômicos dos recursos naturais disponíveis. Contudo, poucos são os beneficiados com a exploração exagerada desses recursos naturais, passando o meio ambiente a ser alvo de poderosas investidas antropogênicas. Assim, torna-se necessário que no desenvolvimento da atividade de carcinicultura haja uma preocupação acentuada com o meio ambiente, associando a questão ambiental aos modos como é desenvolvida tal atividade. Nesse sentido, faz-se mister que as empresas de carcinicultura, como importantes agentes de promoção do crescimento econômico da microrregião de Macau, adotem urgentemente um modelo de desenvolvimento pautado nas relações equânimes das dimensões econômicas, socioambientais, político-institucionais e culturais, promovendo uma sustentabilidade do desenvolvimento.
Palavras-chave: Carcinicultura, Implicações ambientais, Microrregião de Macau.