62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
EXPERIENCIANDO METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO/APRENDIZAGEM COM ESTUDANTES DO ENSINO TÉCNICO.
Lygia Maria de Figueiredo Melo Vilas Bôas 1
Kerle Dayana Tavares de Lucena 2
Rayssa Horácio Lopes 1
Sandra Michelle Bessa de Andrade Fernandes 1
Wilma Maria da Costa Medeiros 1
Márcia Rique Carício 1
1. Escola de Enfermagem de Natal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
2. Faculdade de Ciências Médicas
INTRODUÇÃO:
A técnica de ensino em pequenos grupos, também conhecida como aprendizagem cooperativa é um método ativo de ensino/aprendizagem, que surgiu no século passado, com o objetivo de construir conhecimentos de maneira diferente da escola tradicional, conhecida como passiva ou autoritário. Esta escola tradicional compreende o conhecimento como algo acabado e que deve apenas ser repassado aos alunos, sem que estes estejam envolvidos diretamente no processo, tornando-os seres passivos e sem capacidade crítica para refletir e contribuir sobre aquilo que aprende. Assim, os métodos ativos também objetivam estimular o estudante a falar e pensar, e ainda, desenvolver a habilidade de comunicação, competências intelectuais e profissionais e o crescimento pessoal. Este método é caracterizado pela utilização do grupo como meio de formação e como fator de progresso pedagógico, motivações intrínsecas e o despertar da iniciativa dos alunos que precisam descobrir o que devem aprender. Este recurso pedagógico é uma alternativa a aulas expositivas, e nele o processo didático é centrado no estudante que passa a ser a peça fundamental na construção do conhecimento, pois é na sua aprendizagem que se concentram todos os esforços.
METODOLOGIA:
Esta reflexão sobre a prática de ensino/aprendizagem a partir da metodologia ativa brota do desejo em socializar a experiência positiva vivenciada em sala de aula por professoras do Ensino Técnico. O arranjo das cadeiras é um fator importante a ser considerado, pois trabalhar em pequenos círculos favorece a interação e minimiza a inibição dos alunos. Nesse caso específico, inicialmente trabalhamos em cinco pequenos grupos com um número de sete participantes em cada, para a divisão destes grupos, os alunos foram identificados por círculos de papel com cores diferentes. Os grupos foram montados a partir do conjunto de cores existentes. Após a formação dos pequenos grupos foram distribuídos temas para cada um, com um roteiro a ser seguido que foi discutido coletivamente no início da atividade. Cada equipe respondeu por um conteúdo que, na ocasião, versavam sobre as principais doenças imunopreveníveis. Na segunda etapa da dinâmica ativa, houve uma nova divisão dos grupos, nessa ocasião, por cores iguais, onde cada um apresentou aos colegas o assunto que estudou no primeiro momento. Em um terceiro movimento foi apresentado um seminário pelos primeiros grupos e no final as docentes fizeram um fechamento abordando os aspectos mais importantes de cada um dos temas.
RESULTADOS:
As metodologias ativas, nesse caso específico, o trabalho com pequenos grupos e o seminário rápido, facilitaram o compartilhamento do conteúdo a ser visto na disciplina de maneira mais branda e participativa. Contribuiu com a interação entre os alunos e teve os estudantes como centro das atividades, sendo partícipes na construção coletiva do conhecimento. Podemos afirmar que ao final dos trabalhos todos os estudantes entraram em contato com o conjunto de temas abordados. Estes temas debatidos entre os grupos foram dotados de significado prático para os alunos, tendo em vista que as discussões partiram de pequenos grupos, onde puderam relatar suas vivências/experiências prévias com os temas. Após este momento, quando houve a nova divisão dos grupos, estes puderam exercitar suas habilidades de comunicação com os demais integrantes do novo grupo, explicitando o que haviam pesquisado anteriormente, o que leva a consciência que o conhecimento não deve ser algo individual, onde as buscas por novos conteúdos devem se constituir em um movimento dinâmico e participativo, onde todos possam manifestar seus conhecimentos sobre o tema.
CONCLUSÃO:
Várias são as maneiras para dinamizar uma aula, mas os alunos sempre devem ser considerados sujeitos no processo ensino/aprendizagem, com o sentido de sujeito capaz de participar ativamente do compartilhar do processo da construção do saber. As metodologias ativas de ensino apresentam ao professor um número grande de atividades que podem ser desenvolvidas em sala de aula e cabe a cada docente, conhecê-las para que possa aplicar nas situações adequadas a cada necessidade de ensino. A utilização de metodologias ativas é indispensável no ensino técnico, visto que as turmas, em geral, contam com uma variedade etária e comportamental que requer dinamismo nas aulas para atender as mais variadas maneiras cognitivas. Cabe ao docente compreender e aplicar a metodologia ativa escolhida, bem como desenvolver, a partir de sua criatividade e vivência, trabalhos com os conteúdos e disciplinas, do jeito mais adequado, sendo comprometido com a formação profissional, ética e cidadania dos estudantes.
Palavras-chave: Ensino/aprendizagem, Metodologia ativa, Dinamizar.