62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 5. Farmacognosia
INVESTIGAÇÃO DE EXTRATOS DE Psidium sp. EM DERMATÓFITOS E LEVEDURAS
Camila Miranda Moura 1
Renata Garcia Dusi 1
Phellipe Norato Estrela Terra Theodoro 1
Mariana Laundry de Mesquita 1
José Elias de Paula 2
Laila Salmen Espindola 1
1. Laboratório de Farmacognosia, Universidade de Brasília
2. Laboratório de Anatomia Vegetal, Universidade de Brasília
INTRODUÇÃO:
O quadro atual das infecções fúngicas no mundo aponta para uma necessidade urgente de novos agentes antifúngicos. Essa constatação se baseia no expressivo aumento de pessoas infectadas, nos inúmeros casos de resistência dos fungos aos medicamentos disponíveis, além da toxicidade desses agentes terapêuticos. Os principais alvos dos patógenos são neonatos e pacientes com doenças neoplásicas, degenerativas, imunodeficiências congênitas ou adquiridas e transplantados. Dentre as infecções mais comuns estão as candidíases causadas por leveduras do gênero Candida e as dermatofitoses causadas por dermatófitos. O uso de plantas medicinais no tratamento de doenças é praticado pelo homem desde tempos remotos constituindo fonte de conhecimento para a pesquisa e desenvolvimento de fármacos. Diante disso, o presente trabalho buscou avaliar os extratos brutos da folha e da madeira do caule de Psidium sp. (Myrtaceae) em leveduras: Candida albicans ATCC 10231, Candida parapsilosis ATCC 22019 e o isolado clínico Cryptococcus gattii, e isolados clínicos dos dermatófitos: Trichophyton mentagrophytes, Trichophyton rubrum e Microsporum gypseum.
METODOLOGIA:

Para avaliação da atividade antimicrobiana foi realizada a técnica de microdiluição utilizando os protocolos do Clinical and Laboratory Standards Institute (CLSI), sendo o M27-A2 para leveduras e o M38-A para fungos filamentosos, em que foi determinada a concentração inibitória mínima (CIM). O teste foi feito com os fungos em sua fase exponencial, para tanto as leveduras foram repicadas 2 dias antes do dia de realização dos testes, enquanto para os dermatófitos, o repique foi realizado 5 dias antes. O meio de cultivo utilizado nos testes foi o RPMI 1640 tamponado com ácido 3-[N-morfolino]-propanossulfônico (MOPS) para pH 7. Em placas estéreis de 96 poços em fundo em "U", foram colocados 100 μL de meio em todos os poços. Em seguida, foram adicionados 100 μL dos controles positivos ou das amostras diluídas em meio RPMI, com posterior diluição seriada. Ao final, 100 μL de inóculo foram colocados nos poços. Como controles positivos foram utilizados itraconazol para dermatófitos, e itraconazol e fluconazol para leveduras. Na placa também foram adicionados o controle de esterilidade do meio e do crescimento do fungo. As placas foram incubadas em estufa a 35 °C por 2 dias para leveduras e 5 dias para dermatófitos, sendo a leitura realizada visualmente.

RESULTADOS:

O critério para determinação de atividade de um extrato foi estabelecido a partir de valor de CIM menor ou igual a 125 μg/mL. O extrato acetato de etila da madeira do caule de Psidium sp. exibiu valor de CIM em leveduras inferior ao observado para os controles positivos: 0,24 e 0,48 μg/mL para C. albicans e C. parapsilosis, respectivamente, enquanto itraconazol e fluconazol apresentaram CIM de 0,5 e 2 μg/mL para ambos os fungos. Para C. gattii, o extrato apresentou CIM de 31,25 μg/mL. Em dermatófitos, os valores de CIM foram de 62,5 μg/mL para T. mentagrophytes e T. rubrum. O extrato acetato de etila da folha de Psidium sp. exibiu CIM entre 0,97 e 31,25 μg/mL para as leveduras. O mesmo extrato apresentou CIM de 62,5 μg/mL para duas espécies de Trichophyton. O extrato hexânico da folha mostrou CIM de 7,81 a 125 μg/mL para as leveduras, e CIM de 62,5 μg/mL para os dermatófitos. Os extratos de Psidium sp. exibiram maior atividade em leveduras, quando comparados com os valores encontrados para os dermatófitos. A presença de valores de CIM inferiores aos dos controles é um excelente indicativo de extrato promissor para continuidade da pesquisa, visto que o extrato bruto é constituído por várias moléculas, enquanto que os controles são substâncias isoladas.

CONCLUSÃO:
O teste de microdiluição para determinação da concentração inibitória mínima permitiu a triagem de extratos para a seleção daqueles mais promissores. Dentre estes, os extratos acetato de etila da folha e da madeira do caule, e o extrato hexânico da folha de Psidium sp. revelaram espectro de ação para leveduras e dermatófitos, exibindo CIM menor ou igual a 125 μg/mL. Os resultados obtidos apontam para a possibilidade de isolamento e identificação de substâncias antifúngicas por meio de fracionamento cromatográfico biomonitorado desses extratos ativos.
Instituição de Fomento: UnB, CNPq, CAPES, FAPDF
Palavras-chave: Psidium sp., Antifúngico, Concentração inibitória mínima.