62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais
BIORREDUÇÃO DO 2,4,6-TRIMETOXI-BENZALDEÍDO POR ENZIMAS CONTIDAS EM FRUTAS
Lyeghyna Karla Andrade Machado 1
Evanise Batista Frota 1
Silvio Gentil Jacinto Junior 1
Virgínia Lúcia de Oliveira Gadelha 1
1. Universidade Estadual do Ceará - UECE
INTRODUÇÃO:
Muitos pesquisadores nos últimos anos têm utilizado materiais vegetais como catalisadores naturais. Isso se deve ao fato de que esses biocatalisadores possuem amplo potencial biotecnológico, principalmente para aplicação no setor industrial, como agente de obtenção de drogas, cosméticos, fungicidas e possuem grande importância sintética para produção de intermediários chaves quirais de interesse farmacológico e agroquímico. Algumas características importantes dos biocatalisadores são alta seletividade, versatilidade, baixo custo e eficiência, além de aspectos reacionais como régio, quimio e enantiosseletividade. Desta forma, a biocatálise é um campo de pesquisa altamente promissor, especialmente para o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para a produção de "produtos químicos verdes". Esse trabalho tem a finalidade de estudar o efeito enzimático contido em frutas nas reações assimétricas, utilizando-se o aldeído aromático 2,4,6-trimetoxi-benzaldeido como substrato através da redução da ligação C=O ( grupamento carbonila ) desse composto.
METODOLOGIA:
Para se obter o padrão racêmico reagiu-se o substrato inicialmente por borohidreto de sódio (NaBH4) em meio ácido. O produto desta reação (um álcool) foi purificado por cromatografia em coluna de sílica gel (CC) e identificado por cromatografia em camada delgada (CCD). Para analisar se houve redução do grupamento carbonila utilizou-se as análises espectroscópicas na região do infravermelho (IV) na faixa de 400 cm -1 a 4000 cm -1 em pastilhas de KBr como dispersante. O mesmo procedimento descrito acima foi realizado com as enzimas das seguintes frutas: acerola (Malpighia glabra), jambo ( Syzygium malaccense ) e caju ( Anacardium occidentale). Utilizou-se 0,2 g do aldeído solubilizado em 3 ml de acetato de etila, adicionado a 10 g da fruta em meio aquoso ( 70 ml de água ) à 25º C, agitado por 48 horas em "shaker" à 120 rpm.
RESULTADOS:
Após as análises de IV observou-se nos espectros obtidos o desaparecimento das bandas espectroscópicas referentes à carbonila ( C=O ) entre 1677 cm-1 a 1720 cm-1, e o aparecimento do pico da hidroxila entre 3400 cm-1 à 3670 cm-1. Na redução por NaBH4 e pelas frutas acerola, jambo e caju foram observados nos espectros os seguintes valores de absorção do grupamento hidroxila respectivamente, 3449 cm-1, 3400cm-1, 3589 cm-1, 3447 cm-1.
CONCLUSÃO:
Com o desaparecimento dos picos da carbonila e o aparecimento dos picos da hidroxila observou-se uma mudança na estrutura do aldeído estudado e a formação do álcool 2,4,6-trimetoxi-benzílico, evidenciando que as enzimas contidas nessas frutas possuem potencial biocatalítico e que essas podem ser utilizadas em reações de redução de compostos carbonilados em substituição ao reagente comercial NaBH4.
Instituição de Fomento: CNPQ
Palavras-chave: enzimas, frutas, redução.