62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 6. Zootecnia - 3. Pastagem e Forragicultura
ESTIMATIVA DA ÁREA FOLIAR DO SÍRATRO (Macroptilium atropurpureum)
Vitor Bruno Rodrigues Barbosa 1
Anderson Targino da Silva Ferreira 2
Francisco das Chagas Estevam da Fonseca 3
José Augusto da Silva Santana 4
1. Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Produção Animal - PGPA/UFRN
2. Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Geodinâmica e Geofísica - PPGG/UFRN
3. Professor Doutor . Unidade Acadêmica especializada em Ciências Agrárias - UFRN
4. Prof. Dr. e Orientador Unidade Acadêmica especializada em Ciências Agrárias UFRN
INTRODUÇÃO:
A prática de manejo e conservação do solo que consiste no emprego de plantas de cobertura e adubação verde possibilita a manutenção e melhoria das características químicas, físicas e biológicas dos solos. Entre as espécies vegetais, a família das leguminosas destaca-se pela fixação biológica de nitrogênio, ciclagem de nutrientes, no controle de plantas espontâneas e fornece forragem palatável e de bom valor nutritivo. O síratro é uma leguminosa, rasteira, perene, com inflorescência do tipo rácemos, flor de cor roxo-escura e folhas trifoliadas. Adapta-se a maioria dos solos, com boa tolerância à seca e ao pisoteio. Nesse contexto, a determinação da área foliar (AF) desta espécie é uma importante ação que permite ao pesquisador lidar com variáveis que se relacionam diretamente com a capacidade fotossintética e intercepção de luz, cobertura do solo, na competição com outras plantas, entre outras. São vários os métodos para obtenção da AF, sendo o método não destrutivo que utiliza correlação entre área foliar com comprimento e largura do limbo foliar o mais utilizado, e tendo gerado equações com excelente precisão. O presente trabalho teve por objetivo definir com base no comprimento e largura da folha, uma equação simples para se estimar a área foliar do Macroptilum atropurpureum.
METODOLOGIA:
A coleta das amostras de folhas foi realizada no mês de julho de 2009, no município de Parnamirim - RN, situado nas coordenadas geográficas de 5º 46' de latitude S e 35º 12' de longitude W, com clima do tipo tropical chuvoso, temperatura média anual de 28 ºC e precipitação média anual variando de 1500 mm. Para a realização do trabalho foram coletadas 24 folhas, sendo distribuídas visualmente em grandes, médias e pequenas, posteriormente foram subdivididas na inserção dos folíolos e levadas ao ambiente de laboratório na UFRN - RN, para a realização da digitalização e posterior determinação linear das dimensões de comprimento (C), largura (L) e área do folíolo (AF). As medições foram realizadas com auxilio de um paquímetro, onde se mediu o "C", o qual foi definido como a distância entre o ponto de inserção do pecíolo no limbo do folíolo e a extremidade oposta do folíolo, e a "L" como a maior dimensão perpendicular ao eixo do comprimento. A AF foi calculada como produto das duas dimensões, C e L, e um fator "f" como sendo: AF = f x (C x L) onde o fator "f" foi determinado pela relação entre a área real de uma amostra das folhas e o produto de suas dimensões. Os resultados foram submetidos à análise de regressão e as imagens obtidas pelo Software ArcGIS Improves Your Workflows.
RESULTADOS:
As dimensões dos folíolos utilizadas para o estudo variaram amplamente de 3,6 a 6,3 cm de comprimento com média de 4,79 cm e de 2,7 a 4,0 cm de largura com média de 3,40 confirmando dessa forma a coleta de folhas de diferentes tamanhos para a realização do estudo. A relação entre área do folíolo e comprimento x largura, possibilitou a estimação da AF através da equação AF= 0, 6183 x (C x L), com coeficiente de correlação 0, 8815 %, permitindo a obtenção satisfatória da área do folíolo de Macroptilium atrepurpurum. O método do produto da largura x comprimento também apresentou resultados confiáveis ao ser utilizado para estimação da área foliar em Macroptilum panduratum (oró), Neonotonia wightii (soja perene), Merremia aegyptia (jitirana).
CONCLUSÃO:
A área foliar da Macroptilum panduratum pode ser facilmente estimada utilizando-se os produtos das suas dimensões e um fator "f". Do ponto de vista prático, a área do folíolo pode ser estimada utilizando a equação AF= 0, 6183 x (C x L).
Palavras-chave: Adubação verde, Forragem, Medidas lineares.