62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 17. Ciência da Computação
CONSTRUÇÃO DE UM SISTEMA SOBRE PRODUTOS FLORESTAIS NÃO-MADEIREIROS DO ESTADO DE RONDÔNIA
Letícia Carvalho Pivetta 2, 1
Andreza Mendonça 1
Matheus Marrane Chagas 1
Rhayanna Kalline Nascimeno 1
Janderson de Sales 1
Gabriel Araujo Paes Freire 1
1. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia
2. Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná
INTRODUÇÃO:
A Amazônia brasileira teve sua presença garantida no cenário econômico nacional graças aos recursos que podiam ser extraídos da floresta, desde o século XVII o extrativismo florestal é uma das fontes de renda das populações amazônicas. Atualmente, busca-se um extrativismo sustentável que mantenha a estrutura sócio-cultural da população local e garanta, a longo prazo, a conservação dos produtos extraídos da floresta bem como sua comercialização no mercado local, regional, nacional e internacional. Nesse sentido, a informatização dos dados da cadeia produtiva permite organizar, planejar e melhorar a competitividade de seus produtos. A criação de um banco de dados oferece às populações locais alternativas de organização, geração de renda através da informatização de cada etapa da cadeia produtiva, fortalecendo a atividade extrativista. Portanto, o trabalho teve por objetivo a criação de um software sobre produtos florestais não-madeireiros do Estado de Rondônia.
METODOLOGIA:
A criação do software sobre a cadeia produtiva de produtos florestais não madeireiros foi realizada no Laboratório de informática do Instituto Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná. O banco foi construído a partir de uma experiência interdisciplinar entre professores-alunos dos cursos técnicos em Florestas, disciplina Produtos Florestas Não madeireiros, e Informática, disciplina Banco de Dados. O desenvolvimento do trabalho, que seguiu a metodologia XP (Programação Extrema), contemplou as seguintes etapas: levantamento dos dados sobre produtos florestais não madeireiros em associações, cooperativas e reservas extrativistas em Rondônia; modelagem e implementação do banco de dados utilizando diagrama de entidade relacionamento, com auxílio da ferramenta brModelo e o programa PostgreSQL e ainda foi desenvolvida uma pagina web para que o banco seja atualizado constantemente pelos extrativistas, a fim de refletir a realidade local a qualquer tempo.
RESULTADOS:
O levantamento de informações da cadeia produtiva do babaçu, buriti e castanha permitiu identificar os produtos e subprodutos ofertados ao mercado rondoniense. As informações sobre as espécies, aspectos ecológicos, manejo e métodos de extração, controle dos produtos e subprodutos ofertados e demandados ao mercado foram utilizadas para modelagem do banco de dados. O banco de dados está sendo validado com tais informações, possibilitando as associações, cooperativas ou ainda reservas extrativistas sistematizar/informatizar as etapas da cadeia produtiva dos produtos florestais não madeireiros.
CONCLUSÃO:
O software possibilita aos usuários obter informações confiáveis sobre a quantidade de matéria prima obtida da floresta, gerada e ofertada ao mercado, além disso, permite ter uma ampla visão de todos os procedimentos da cadeia produtiva e, conseqüentemente, corrigir possíveis falhas da cadeia, diminuindo assim os resíduos gerados e tornando a atividade sustentável no longo prazo. O sistema também propiciará experiências práticas aos alunos, contribuindo na formação de técnicos, visto que os dados caracterizam os produtos não madeireiros explorados no Estado de Rondônia.
Palavras-chave: Manejo Florestal Sustentável, Banco de Dados, Produtos Florestais Não-Madeireiros.