62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
NAVEGAR É PRECISO: INCLUSÃO DIGITAL NA EJA
Andréa Carla de Lima Melo 1
1. Secretaria de Educação da Cidade de Recife/PE
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa buscou revelar que nos dias atuais a sociedade é dominada pela tecnologia fazendo uso desses instrumentos em situação sociais, e que é, de extrema importância para qualquer indivíduo conhecer e apropriar-se dessas ferramentas para exercer sua cidadania no mundo globalizado. Dentro deste contexto e das dificuldades da inclusão social dos estudantes da EJA percebemos que precisamos desenvolver na Unidade de Ensino atividades significativas que ultrapassem os limites de sala de aula para que os mesmos se reconheçam como cidadãos. Foram elencados como objetivos desta pesquisa: investigar quais as expectativas que os educandos possuem em relação ao uso do computador na escola; levantar informações sobre o uso do computador pelos educandos no dia-a-dia dentro de espaços escolares e extra-escolares.
METODOLOGIA:
Para atingir nossos objetivos, foram desenvolvidas uma série de atividades com os alunos de EJA como:uma entrevista contendo quatro perguntas aos alunos da Educação de Jovens e Adultos dos Módulos I, II e III, todos frequentam uma escola da Rede Municipal do Recife. As entrevistas foram do tipo semi-estruturada, onde tentamos levantar questões referentes à utilização do computador na escola. Por meio desta, coletamos dados que nos permitiu analisar os seguintes aspectos: a utilização do computador ( como e onde utilizou), o acesso à internet, o que pretende aprender no laboratório de informática e qual a utilidade do computador no dia-a-dia. Atividades pedagógicas diversificadas no laboratório de informática e atividade extra-classe em lanhouse para diversas pesquisas; construção de email e de um Blog da turma para divulgar a cultura regional. Buscamos utilizar uma metodologia onde o educando torna-se um agente multiplicador de informações da atualidade e conscientizador da inclusão digital.
RESULTADOS:
Por meio desta pesquisa foi possível constatar que os estudantes da EJA veem no laboratório de informática da escola uma possibilidade de aprender a usar os recursos tecnológicos para uma melhor qualificação no mercado de trabalho. Os dados levantados também revelam que os educandos mais jovens sentem uma maior necessidade do uso do computador em diferentes ambientes por meio da pressão social de sua faixa etária.
CONCLUSÃO:
A pesquisa permitiu verificar que a formação acadêmica e continuada do professor não o prepara para uma efetiva implementação técnica e pedagógica na inclusão digital na modalidade EJA e a falta desses recursos tecnológicos em alguns ambientes escolares dificulta o acesso de educandos ao uso dessas ferramentas.
Palavras-chave: EJA, Inclusão Digital, Cidadania.