62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA ESCOLA: CONSTRUINDO SABERES, CULTIVANDO CIDADANIA
Marluce Barbosa de França 1
Maria Cristina Leandro de Oliveira 1
Wallas Jefferson de Lima 1
Annie Larissa Garcia Neves Pontes 1, 2
1. Universidade Potiguar - UnP
2. Profª Ms/Orientadora
INTRODUÇÃO:
A falta de conhecimento acerca do Patrimônio Cultural se constitui numa das lacunas mais sentidas na formação do jovem brasileiro. Seja no plano nacional, regional ou local, ao ignorarmos os Patrimônios de nossa terra e a sua história, transformamo-nos num país sem memória, em vias de extinção, porque deixamos de existir sem as recordações do passado. Pensando nesse desafio, o curso de História da Universidade Potiguar, iniciou o projeto de Extensão intitulado "Educação Patrimonial" em parceria com escolas públicas da rede de Ensino de Natal, do nível Fundamental e Médio. A exposição apresentará os resultados desse projeto que teve como objetivo sensibilizar a comunidade escolar em relação à preservação do Patrimônio Cultural da cidade de Natal, por meio de encontros, filmes, palestras e visitas in locus.
METODOLOGIA:
Para cumprir com os objetivos propostos foi realizada pesquisa bibliográfica, além de palestras sobre o Patrimônio Cultural em sua perspectiva mundial, nacional e local, visitas in locus com alunos para a identificação do patrimônio, exibição de filmes com fins pedagógicos e oficinas sobre a temática com os professores. Além dessas atividades, buscou-se participar de ações comunitárias e acompanhar aulas práticas com as escolas adotadas pelo Projeto. Na ocasião optou-se por uma metodologia de Educação Patrimonial segundo as diretrizes de Maria de Lourdes Parreira Horta. Para autora, trata-se de um processo permanente e sistemático de trabalho educacional centrado no Patrimônio Cultural como fonte primária de conhecimento e enriquecimento individual e coletivo.
RESULTADOS:
Em sentido pedagógico, muitos alunos não sabiam ou não entendiam qual o objetivo da "Educação Patrimonial". Com o projeto, o público conheceu seu patrimônio desenvolvendo sua cidadania em sentido pleno a partir do momento em que passou a reconhecer sua identidade cultural. Um dos mais importantes resultados é que os alunos passaram a ter um conhecimento crítico, apropriando-se conscientemente do seu "patrimônio". Nesse sentido, o projeto foi um fator indispensável no processo de preservação dos bens, assim como no fortalecimento dos sentimentos de identidade e cidadania.
CONCLUSÃO:
Os alunos puderam ver pessoalmente o estado de conservação desses bens históricos, passando a ter uma consciência crítico-reflexiva a respeito da importância de salvaguardar nossa cultura material e imaterial. Este é, com certeza, um benefício educacional enorme para uma comunidade escolar, caracterizada por sua pauperização econômica e cultural. No campo educacional e, de modo particular na educação histórica, coloca-se a importância do compromisso de trabalhar a temática da educação patrimonial numa perspectiva de rememoração e preservação daquilo que tem significado para as pessoas em suas comunidades.
Instituição de Fomento: Universidade Potiguar - UnP
Palavras-chave: Prática Pedagógica, Patrimônio Cultural, Cidadania.