62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA, PUBLICADOS NO PERÍODO COMPREENDIDO ENTRE 1970 A 2002
Zilma Maria Silva Marques 1
Maria Lúcia Rodrigues Muller 1
1. PPGE/IE/UFMT
INTRODUÇÃO:
A literatura especializada tem discutido nos últimos anos as formas pelas quais os livros didáticos veiculam representações e imagens negativas e estereotipadas sobre as pessoas negras, como Silva (2001, 2004), Rosemberg (1998, 2003). O presente trabalho apresenta os resultados de pesquisa realizada em curso de especialização. A investigação teve por objetivo analisar a abordagem dada à pessoa do negro e a sua história. Utilizou como fonte documental livros didáticos de História da 5ª e 6ª séries, publicados no período de 1970 a 2002 e utilizados na rede pública das escolas de Cuiabá/MT. Buscou-se verificar se a maneira como a história do negro apresentada nos livros didáticos de história trazia informações que permitissem aos alunos formar uma visão abrangente sobre a participação do negro na História do Brasil. Partiu-se da hipótese que, dependendo das informações que fossem privilegiadas ou omitidas esses livros poderiam estar contribuindo para uma postura mais aberta, menos preconceituosa, ou ao contrario, para criar ou reforçar percepções negativas a respeito desse grupo.
METODOLOGIA:
O estudo teve caráter de pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa. Foram utilizados os princípios da pesquisa exploratória com a intenção de esclarecer conceitos e idéias presentes em alguns manuais didáticos de história e, com abordagem qualitativa por entender a complexidade que envolve as relações raciais na sociedade brasileira e como se dão as manifestações do preconceito racial, especialmente na educação. Os manuais foram selecionados na Biblioteca da "Escola Estadual Presidente Médici" e Biblioteca Municipal de Cuiabá, sendo 04 exemplares de cada período sem ater no autor e editora. O critério usado para a seleção dos livros das duas primeiras séries baseou-se na observação dos sumários dos manuais e na minha experiência como professora de história. Nas 5ªs e 6ªs séries que normalmente se discute a formação da sociedade brasileira e, consequentemente é neste momento histórico que aparece com mais freqüência a figura do negro.
RESULTADOS:
Nos livros didáticos publicados na década de 70 e 80, os conteúdos sobre a história do negro são somente relacionados ao processo de escravidão. O silenciamento a respeito dos aspectos positivos como os movimentos de resistência; capacidade de articulação com outros sujeitos também escravizados, tal como aconteceu na criação das irmandades; a existência de negros libertos e ricos; homens de cor letrados que tinham consciência da situação e que atuaram intensamente para a libertação, é total. Nos exemplares da década de 90, a história dos negros continua a ser retratada apenas pela condição de escravo, porém os autores fazem tímidas referências à origem, cultura e valores morais do negro. As mudanças mais significativas são observadas nos livros de 2000 a 2002. Os conteúdos destes foram trabalhados na perspectiva Histórica Social. Nestes, o segmento negro continua sendo apresentado no contexto do processo de escravidão, fato que não se pode negar. Todavia, os autores foram sinalizando, através de textos e imagens, que a condição atribuída ao negro, tido até então como raça inferior, foi produto da construção ideológica tendo por base teorias racistas, divulgadas na sociedade brasileira, ainda no século XIX e que continuam a produzir seus efeitos até os dias de hoje.
CONCLUSÃO:
Os livros didáticos, especialmente os mais recentes vêm corporificando em suas paginas, conteúdos que refletem o resultado de pesquisas historiográficas que valorizam a atuação das pessoas e grupos como agentes construtores de sua historia e participantes da Historia da Nação; das pesquisas de intelectuais que denunciam o preconceito racial que permeiam didáticos de diferentes áreas do conhecimento; das propostas oficiais, por exemplo, dos PCN's, que propõem uma educação comprometida com a cidadania. Apesar de haver mudanças significativas, a realidade das práticas pedagógicas no cotidiano escolar tem se mostrado diferente, pois o professor ao deparar nos livros didáticos resultado de pesquisas historiográficas que valorizam a atuação do segmento negro como agentes construtores da sua história e participantes da História da Nação e, conteúdos que tratam das questões raciais sob novas perspectivas, não se sentem seguros para problematizar os temas com os alunos. O que vem ocorrendo na maioria das vezes é o professor desprezar essas informações. Não necessariamente porque são racistas ou tem má vontade, mas porque ainda não possuem conhecimentos suficientes para compreender as questões raciais e discutirem abertamente com os alunos.
Palavras-chave: Negro no livro didático, História do negro, Livro Didático.