62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 6. Farmacologia - 4. Farmacologia
AÇÃO DO EXTRATO AQUOSO DA Eugenia uniflora L. SOBRE O ACÚMULO DE FLUÍDO INTESTINAL DE CAMUNDONGOS COM DIARRÉIA INDUZIDA POR ÓLEO MINERAL
Manuel Carlos Serra Azul Monteiro 1
Ana Paula Marques da Costa 2
Fernanda Medeiros de Brito 3
Priscila Farias de Oliveira 4
Kayo Emmanuell Brandão Nelson Gabriel 5
Janete Clara de Medeiros 6
1. Pesquisador colaborador- Departamento de Fisiologia e Farmacologia - UFC, Fortal
2. Graduada em Nutrição - Departamento de Nutrição - UFRN, Natal-RN
3. Graduanda em Nutrição - Departamento de Nutrição - UFRN, Natal-RN
4. Graduanda em Nutrição - Departamento de Nutrição - UFRN, Natal-RN
5. Graduando em Nutrição/IC-REUNI - Departamento de Nutrição - UFRN, Natal-RN
6. Graduanda em Nutrição - Departamento de Nutrição - UFRN, Natal-RN
INTRODUÇÃO:
A doença diarréica acomete a população em geral, sendo um problema de saúde pública passível de prevenção e tratamento domiciliar. Os episódios diarréicos são caracterizados por evacuações líquidas e freqüentes, acompanhadas de perdas excessivas de líquidos e eletrólitos - especialmente sódio e potássio (BEYER, 2005). Grande parte da população brasileira encontra nas espécies vegetais importantes fontes de recurso terapêutico (BALDAUF et al., 2009). Em muitos casos o uso destas plantas na terapêutica popular é a única alternativa viável para o tratamento de doenças e manutenção da saúde (PINTO, AMOROZO e FURLAN, 2006). A Eugenia uniflora L. (pitangueira) é uma planta bastante difundida na terapêutica popular no tocante ao tratamento da diarréia (SLAVIERO et al., 2009). Objetivamos então, avaliar a eficácia do extrato Eugenia uniflora L., num modelo experimental de diarréia.
METODOLOGIA:

O projeto foi aprovado (Protocolo n°030/2009) pelo Comitê de Ética e Pesquisa Animal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Procedeu-se a coleta, herborização e identificação (voucher) da espécie, com preparação do extrato aquoso das folhas de Eugenia uniflora L. (EEU). Avaliamos a ação do EEU na presença de diarréia osmótica em camundongos Balb-C (n=12, 5 grupos de 4 animais). Todos os grupos foram tratados, via gavagem, com 0,5ml/animal/dia de óleo mineral e/ou salina e/ou EEU. Foi mantido o intervalo de 90 minutos entre cada administração (3/grupo). O grupo 1 (G1) recebeu nos 1º, 2º e 3º tempos solução salina (PBS); o  grupo 2 (G2) recebeu nos 1º e 2º tempos: PBS, e no 3º, óleo mineral (OM); o grupo 3 (G3) recebeu no 1º tempo PBS, no 2º EEU, e no 3º OM; o grupo 4 (G4) recebeu nos 1º e 2º tempos EEU e no 3º OM; e o grupo 5 (G5) recebeu no 1º tempo PBS, no 2º solução de Loperamida e no 3º OM. Após anestesia e analgesia (Xilazina e Ketamina) os animais, foi removido todo intestino delgado para observação de alterações macroscópicas com posterior pesagem das amostras intestinais, com posterior sacrifício por deslocamento cervical.

RESULTADOS:
Após análise do acúmulo de fluidos nas alças intestinais (Peso das alças intestinais) dos grupos, comparando-se os efeitos de G1 (0,8730g ± 0,03762g) vs G2 (1,243g ± 0,05767g) foi denotado diferença significativa (ρ= 0,0001), validando o modelo de indução diarréica por óleo mineral. Foi observado ainda, que o G4 (1,054g ± 0,02453g) apresentou diferença estatística (ρ= 0,0234) em relação ao G2, demonstrando a ação benéfica da administração em duas vezes do EEU no controle da diarréia. Ao analisar o G3 (1,273g ± 0,04382g) vs G2, verificou-se que uma única administração do extrato não teve o mesmo efeito de redução da secreção de fluido intestinal. O grupo G5 (1,100g ± 0,05073g) apresentou-se sem diferença estatística para o efeito antisecretório.
CONCLUSÃO:

O extrato aquoso de folhas de pitangueira demonstrou ter ação sobre a peristalse e secreção de fluidos intestinais, sendo eficaz portando no controle da diarréia osmótica. O extrato aquoso de Eugênia uniflora L, teve efeito positivo sobre o fluido intestinal, quando administrado duas doses ao invés de apenas uma, assemelhando-se ao efeito do fármaco antidiarréico loperamida, opiáceo comumente utilizado por suas ações ao nível intestinal. Esta ação benéfica da Eugenia uniflora L. é provavelmente resultante da ação de taninos o qual está presente em grande quantidade nas folhas, além da possível presença de flavonóides como quercetina e mircetina.

Instituição de Fomento: REUNI - UFRN
Palavras-chave: Eugenia uniflora L., Diarréia, Camundongo.