62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 2. Microbiologia Aplicada
Ocorrência de Leveduras nas Diferentes Matrizes Areia e Água das Praias da Baía de Guanabara - RJ/Brasil
Jane da Costa Valentim-Rego 1
Renata Corrêa Heinen 1
Rafael de Souza Barbosa 2
Olga de Assis Langer 2
Elvira Carvajal 3
Adriana Sotero-Martins 1
1. Depto.de Saneamento e Saúde Ambiental, Escola Nacional de Saúde Pública - FIOCRU
2. Centro Universitário ABEU - UniABEU
3. Depto. de Biologia Celular, IBRAG - UERJ
INTRODUÇÃO:

O CONAMA recomenda aos órgãos ambientais a avaliação da qualidade parasitológica e microbiológica da areia das praias para futuras padronizações, por meio da Res. 274/00, que dispõe sobre a balneabilidade de praias. A areia de praia pode atuar como fonte de doenças transmitidas por fungos. Assim, o presente trabalho visa contribuir com o monitoramento e avaliação de leveduras em água e areia de praias utilizadas como área de recreação pela população e por turistas. Contudo não existem nacionalmente padrões sanitários para análise da qualidade de areia de áreas de recreação. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente do Rio de Janeiro foi o primeiro órgão ambiental que buscou atender a recomendação do CONAMA, através das Resoluções 081/2000 e 468/2010, contudo não estão descritos os padrões de avaliação de fungos e parasitas nesta legislação. Os recursos hídricos e a areia associada quando contaminados por leveduras patogênicas podem veicular doenças como: candidíase; criptococose; dermatoses e doenças respiratórias. Este trabalho teve por objetivo avaliar a ocorrência de leveduras encontrada em areia e água de praias da Baía de Guanabara e o risco associado.  

METODOLOGIA:

As coletas foram feitas  de junho/2008 a junho/ 2009, com 6 campanhas nas praias da Ilha do Governador - Praia da Bica (BI) e Praia de Tubiacanga (TU) e nas praias da Ilha de Paquetá - Praia de José Bonifácio (JB) e Praia de Tamoios (TA). As amostras de areia foram coletadas de forma eqüidistantes considerando a faixa de cobertura de areia. Foram analisadas 62 g (± 2,5) de areia seca, 78 g (± 2,5) de areia úmida e 50 mL de água, coletados por ponto de coleta. No laboratório, as amostras foram pesadas e diluídas em 200 mL de tampão fosfato, e em seguida inoculada 0,1 mL dessa diluição em meio Agar Sabouraud Dextrose com 100 mg/L de cloranfenicol. As leveduras foram contadas e isoladas 3-5 colônias após 24/48h de crescimento, transferidas para meio YPD fresco líquido e mantidas em coleção a -20ºC em glicerol 40%. Foram classificadas em duas categorias fenotípicas: LCR- levedura laranja redonda; L24h- levedura branca ou amarela crescida com 24 horas, sendo avaliada após sub-cultura em típica e atípica para o gênero Candida. 40% de leveduras típicas isoladas para o gênero Candida foi separado aleatoriamente e crescidas em meio CHROMAgar Candida, em que C. albicans cresce na cor verde, não albicans crescem em azul, roxo ou rosa, e outras leveduras crescem brancas.

RESULTADOS:
Foi observado nos 312 pontos o crescimento de fungos, sendo 61,2% (191) observado crescimento de leveduras, sendo classificadas em LCR em 42 pontos (22%) e L24h em 149 pontos (78%), destas 280 cepas selecionadas aleatoriamente estão em coleção de cultura, sendo re-classificadas como atípica para o gênero Candida 26,8%(75) e como típica para o gênero 73,2% (205). Deste grupo de cepas 45 foram isoladas da matriz água; 80 de areia seca e 80 de areia úmida.  E foi selecionado aleatoriamente 48,3% (99) do grupo das típicas para serem avaliadas em meio específico de identificação, meio cromogênico ChromAgar Candida. Em 23,2% (23) isoladas da matriz água, apresentou resultado de 91,3% (21) como pertencente ao gênero Candida; da matriz areia seca que representa 43,4% (43) das cepas selecionadas 86% (37) apresentou resultado como pertencente ao gênero Candida; e da matriz areia úmida que representa 33,4% (33) das cepas selecionadas 73% % (24) apresentou resultado como pertencente ao gênero Candida; sendo apenas 17, 2% (17) apresentaram resultado para outras leveduras, não pertencentes ao gênero Candida. Contudo em nenhuma das cepas identificadas como pertencentes ao gênero Candida cresceram na coloração que caracteriza para a espécie Candida albicans.
CONCLUSÃO:

A freqüência de leveduras típicas para o gênero Candida constitui 83% das leveduras encontradas, e este grupo esta associado à matriz areia, portanto há risco relacionado às espécies desse gênero. Contudo maiores estudos devem ser feitos para avaliação desses organismos em termos de UFC/g para darem mais suporte na avaliação do risco de exposição.

Instituição de Fomento: CNPq - Processo No. 577432/2008-7; FIOCRUZ/DSSA; UERJ/DCB
Palavras-chave: leveduras, qualidade sanitária ambiental, areia e água de praia.