62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 2. Microbiologia Aplicada
Desenvolvimento de Método de Avaliação da Ocorrência de Fungos em Praias de Rios de Manaus/AM na Primavera de 2009
Renata Corrêa Heinen 1
Ormezinda Celeste Cristo Fernandes 2
Hananda Gabrielle Nunes dos Santos 2
Alessandra Drumond Siqueira 4
Maria Inez de Moura Sarquis 3
Adriana Sotero-Martins 1
1. Depto. Saneamento e Saúde Ambiental, Escola Nacional de Saúde Pública - FIOCRUZ
2. Coordenação de Biodiversidade em Saúde, ILMD, FIOCRUZ/AM
3. IOC, Lab. de Taxonomia, Bioquímica e Bioprospecção de Fungos-FIOCRUZ
4. Centro Universitário do Norte (UniNorte), AM
INTRODUÇÃO:

O CONAMA recomenda aos órgãos ambientais a avaliação da qualidade parasitológica e microbiológica da areia das praias para futuras padronizações, por meio da Res. 274/00, que dispõe sobre a balneabilidade de praias. A areia de praia pode atuar como fonte de doenças transmitidas por fungos. Assim, o presente trabalho visa contribuir com o monitoramento e avaliação de leveduras e fungos filamentosos em água e areia de praias utilizadas como área de recreação pela população e por turistas. Os recursos hídricos e a areia associada quando contaminados por microrganismos podem veicular doenças como: micoses, hepatite, gastroenterites e verminoses. As principais doenças fúngicas relacionadas são: candidíase; criptococose; dermatoses em unhas, pele e cabelos e doenças respiratórias. A área da Bacia do Amazonas, banhada pelo Rio Negro, esta se constituindo um ecossistema impactado por diferentes poluentes, onde se destaca o esgoto sanitário e industrial, lançado diariamente em suas águas ou nas praias, pois não há nesta cidade sistema de tratamento de esgoto. Neste contexto que a proposta de avaliação da poluição de praias (água e areia) voltada para áreas de alta atividade industrial e urbana no entorno, que influenciam sua dinâmica e saúde ambiental, esta sendo desenvolvida.

METODOLOGIA:
Foram feitas coletas nas praias de Manaus/AM ao longo da descida do Rio Negro [Praia da Lua (L); Praia da Ponta Negra (N); Praia do 9º.Distrito Naval (P); Praia da Estação Naval do Rio Negro (M)], no período da seca, primavera de 2009, no dia 15 de dezembro. Foram analisadas 62 g (± 2,5) de areia seca, 78 g (± 2,5) de areia úmida e 50 mL de água, coletados por ponto de coleta. As amostras foram pesadas e diluídas em 200 mL de tampão fosfato, e em seguida inoculada 0,1 mL meio Agar Sabouraud Dextrose com 100 mg/L de cloranfenicol. As leveduras foram contadas e isoladas em 24 horas, sendo classificada em 2 categorias fenotípicas: LCR- levedura laranja redonda; L24h- levedura branca ou amarela crescida com 24 horas, esta serão avaliada após sub-cultura em típica e atípica para o gênero Candida. Os fungos filamentosos foram isolados após 5-7 dias de cultura a 25ºC/30ºC e contados a partir da avaliação da diversidade fenotípica, de 10 categorias fenotípicas (AR- amarela redonda; LEA- laranja espraiada algodanosa; NBB- negra com borda branca; BE-branca esfumasada; VBB-verde-azulada filamentosa borda branca; NFA-negra filamentosa algodanosa; BPeq- branca pequena; BEC- branca espelhada; MA- marrom algodanosa; BEA- branca espraiada algodanosa).
RESULTADOS:
Considerando os fenótipos propostos para as analises de fungos filamentosos, os fenótipos VBB (71%); NBB (50%) e BEA (31,6%) foram os mais freqüentes, e para as leveduras o fenótipo L24h, proposto como típico para o gênero Candida, esteve presente em 91% de freqüência nos pontos de coleta. A matriz areia seca é a região da praia que apresentou maior contaminação por fungos, sendo encontrado 58% dos fungos filamentosos com fenótipo NBB e 52% do fenótipo VBB, e para leveduras foi encontrado 46% do fenótipo L24h neste tipo de matriz. Embora a matriz areia úmida tenha apresentado percentual de contaminação menor do que areia seca, os níveis de microrganismos foram maiores do que os encontrados em água. Esses dados corroboram com os dados encontrados nas praias da Baía de Guanabara no Rio de Janeiro em dezesseis coletas realizadas ao longo de 12 meses.
CONCLUSÃO:

A porção de areia seca das praias de rios é a parte da praia de maior ocorrência de microrganismos, assim como ocorre nas praias oceânicas, portanto deve ser constantemente monitorada quanto à ocorrência de fungos que expõem a população ao risco de desenvolvimento de doenças infecciosas.

Instituição de Fomento: CNPq - Processo No. 577432/2008-7; FIOCRUZ / ENSP / IOC
Palavras-chave: fungos , qualidade sanitária, monitoramento areia.