62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA SOCIEDADE DO CAPITAL: UMA ANÁLISE CRÍTICA DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA OS CURSOS SUPERIORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
José Pereira de Sousa Sobrinho 1
Eduardo Ferreira Chagas 2
Betânia de Moreira Moraes 3
Niágara Vieira Soares Cunha 4
Danielle Sampaio Alburquerque 5
Érico Costa Bernardo 6
1. Instituto de Estudos e Pesquisa do Movimento Operário - UECE
2. Prof. Dr./Orientador - Centro de Ciências Humanas - UFC
3. Profa. Dra./Orientadora - Faculdade de Educação - UECE
4. Programa de Pós-graduação em Educação - Faculdade de Educação - UECE
5. Faculdade Integrada do Ceará - FIC
6. Faculdade de Educação - UECE
INTRODUÇÃO:
Formulamos este estudo com a tarefa de refletir criticamente sobre o modelo proposto para formação de professores de Educação Física presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos superiores de Educação Física, homologadas através da Resolução 07 aprovada em 31 de março de 2004, as qual tem entre suas principais determinações a fragmentação da formação em Educação Física em duas titulações: bacharelado e licenciatura.
METODOLOGIA:
Nossa pesquisa fundamenta-se no referencial teórico-metodológico do materialismo histórico e dialético, portanto cumpre a tarefa de analisar o nosso objeto a partir da análise da totalidade social da qual emerge a formação de professores de Educação Física. Refletindo sobre o modelo proposto de formação nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos superiores de Educação Física, homologada através da Resolução 07 de 2004, advogamos que o mesmo se configura como uma particularidade que compõe parte da totalidade social, na qual está inserido. Portanto, a nossa inserção no método dialético nos aponta que a análise documental da referida DCN formulada sobre um olhar crítico, não pode estar dissociada da análise da totalidade social. Centramos, assim, nossa análise na particularidade do projeto de formação de professores a partir da reflexão dos determinantes sócio-econômicos existentes na sociedade capitalista, bem como, das determinações impostas por este modelo de organização da vida sobre o projeto dominante de formação de professores. Vale sublinhar que o referido projeto tem sua expressão particular para o campo da Educação Física exposta nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos superiores de Educação Física (2004).
RESULTADOS:
A análise do referido documento se dá sobre quatro pontos: 1) o paradigma hegemônico das competências como eixo norteador da formação de professores. No qual destacamos como conseqüência que o modelo de formação docente se pauta sobre a chamada "prática reflexiva" o que em sua essência significa apenas a reflexão da prática pela prática, ausente de uma efetiva apropriação dos conceitos teóricos capaz mediarem a análise da realidade. 2) a concepção de ciência presente nas diretrizes, na qual o saber pesquisar passa a significar a simples apropriação de procedimentos instrumentais. Submetendo a pesquisa cientifica a simples execução de procedimentos técnicos, oferecendo um caráter científico ao mais puro empirismo. 3) o objeto de estudo da área, no qual as Diretrizes Curriculares Nacionais apontam o movimento humano enquanto objeto de estudo da educação física, o que aponta para uma compreensão a-histórico do objeto de estuda da área, assim como, se refere descarta o objeto da área enquanto parte da cultura humana; e 4) a fragmentação da formação em duas titulações: bacharelado e licenciado. A referida divisão do currículo promove a efetiva fragmentação do conhecimento e desqualificação do professor no processo de formação acadêmica.
CONCLUSÃO:
A análise da referida lei nos apresenta que o modelo de formação exposto em seus quinze artigos está em direta consonância com as necessidades impostas pelo capital em um contexto de crise, do qual emerge o projeto político neoliberal, assim como, a flexibilização das relações de trabalho e fragmentação da classe trabalhadora. Portanto, o modelo de Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Educação Física expõe o vinculo da referida resolução com o novo projeto político-pedagógico dominante necessário ao sistema capitalista em crise.
Palavras-chave: Formação Docente, Educação Física, Sociabilidade Capitalista.