62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
A PRODUÇÃO DE RESÍDUOS EM UMA COMUNIDADE RIBEIRINHA DO MUNICÍPIO DE ABREU E LIMA: O CASO DA COMUNIDADE DE PORTO JATOBÁ
Leoncio Alves Pereira da Silva 1
Diana Faustino Vieira 1
Heraldo Martins da Silva Neto 1
Tiago de Melo Calado 1
Wilma Gomes Souza 1
Michel Saturnino Barboza 2
1. Departamento de Ciências Geográficas, UFPE
2. Prof. Orientador, Doutorando em Inovação Terapêutica, UFPE
INTRODUÇÃO:
As preocupações com o ambiente tem se configurado como um importante paradigma para as diversas nações. A comunidade rural de Porto Jatobá localizada no Município de Abreu expressa uma organização socioeconômica pautada nas práticas pesqueiras e agrícolas. A partir das dinâmicas que compõem o substrato da produção sócioespacial fica evidenciada uma série de nexos entre a comunidade e a natureza. Dessa forma, pode-se vislumbrar um conjunto de transformações na comunidade a partir das constantes modificações da paisagem de Porto Jatobá provenientes das ações antrópicas. A preocupação com a produção, descarte e destino do lixo na comunidade vem se configurando uma significativa preocupação para a população de Porto Jatobá. Nessa perspectiva essa análise visa mostrar as causas, as conseqüências e apontar algumas soluções referentes à problemática do lixo. Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa busca tratar da problemática do lixo na comunidade rural Porto Jatobá.
METODOLOGIA:
A compreensão da problemática da produção de resíduos na comunidade ribeirinha de Porto Jatobá foi possível principalmente devido à análise dos conceitos-categorias de Comunidade, Espaço Geográfico, Território, Lixo, Poluição entre outros conceitos que possibilitaram a ampliação das análises. A partir do Método Geográfico realizou-se a delimitação da área de análise, comparou a ocorrência de lixo na comunidade com a realidade municipal, identificado as principais causas de ausência de gerenciamento do lixo produzido em Porto Jatobá e por fim, foi analisado as modificações na gestão do lixo e das conseqüências na comunidade. O trabalho foi realizado em um primeiro momento com a revisão bibliográfica, iconográfica e o levantamento de dados quantitativos característicos da pesquisa de gabinete. As entrevistas, aplicação de questionários e visitas a Prefeitura de Abreu e Lima e a comunidade foi a essência da visita técnica, ou seja, a segunda etapa da pesquisa.
RESULTADOS:
As tipologias dos resíduos são as mais diversas. Os principais tipos encontrados na comunidade são os caracterizados como domésticos e industriais. Verifica-se que o lixo doméstico é jogado de forma indiscriminado, e em algumas áreas da comunidade, onde acarreta danos ao solo, as matas remanescentes e o principalmente ao mangue. A manutenção do ecossistema do mangue é essencial para a fauna e flora da comunidade ribeirinha e, por essa e entre outras razões, a necessidade de conservação e preservação do mesmo. Um agravante constatado da presença de resíduos na comunidade são as proliferações de animais nocivos à saúde e agentes transmissores de doenças. A presença de uma indústria de cimento e de transporte coletivo na região próxima a comunidade de Porto Jatobá intensifica a geração de resíduos líquidos em trecho do Rio Timbó. Essas empresas despejam resíduos e poluentes industriais que necessitariam de tratamentos especiais desde a manipulação até o seu despejo (fase final), porém é despejado diretamente no Rio Timbó sem nenhum tipo de tratamento, atinge a comunidade de maneira intensa devido às praticas pesqueiras desenvolvidas no rio.
CONCLUSÃO:
Sendo assim, o estudo realizado na Colônia de Pescadores de Porto Jatobá colabora para a caracterização da comunidade como um território dinâmico nos diversos aspectos econômicos, sociais e ambientais. Pode-se admitir que as atuais dinâmicas de destino dos resíduos sólidos e líquidos ainda apresentam uma precariedade e ausente de infra-estrutura adequada para o respectivo e devido tratamento. A comunidade é atinente a necessidade de ações mais efetivas para minimizar a problemática do lixo na comunidade, no entanto, a interface entre educação, saúde e gestão pública do lixo não se apresentam de forma que a população possa conviver com melhores condições de vida. A partir do contexto visualizado se pode apontar algumas ações embrionárias como possibilidade a minimização da problemática em questão, tais como, o auxilio a construção de uma formação de uma consciência ambiental, a criação de uma política pública nas diferentes esferas para direcionar adequadamente o lixo doméstico. A reciclagem, transformando o lixo em fonte de renda e a compostagem, a partir de material orgânico para fabricar adubo, articulam-se com projetos já existentes, como por exemplo, o projeto de horta comunitária.
Palavras-chave: Lixo, Comunidade Ribeirinha, Poluição.