62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem
DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM RELACIONADOS AO SONO E REPOUSO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DA ÁREA HOSPITALAR
Séfora Naiana Rangel Cambraia 1
Joanice Gonçalves Tavares 1
Rafaella Pessoa Moreira 2
Clariana Gonçalves Tavares 1
1. Universidade Estadual Vale do Acaraú
2. Universidade Federal do Ceará
INTRODUÇÃO:
O sono é um processo fisiológico cíclico de sono-vigília, que influencia e regula múltiplos e complexos mecanismos fisiológicos, comportamentais, interferindo no funcionamento físico, cognitivo, social e ocupacional do indivíduo. O profissional de enfermagem pode não ter um padrão de sono normal em virtude da carga horária e dos horários dos seus plantões. A partir disso, optou-se por estudar este assunto específico, utilizando uma das cinco etapas do processo de enfermagem, a de diagnóstico de enfermagem. Esta etapa é muito importante, pois possibilita identificar as necessidades, problemas reais ou potenciais para que possam ser controlados. Assim, o estudo teve por objetivo identificar os diagnósticos de enfermagem da classe sono/repouso do domínio atividade e repouso da taxonomia da North American Nursing Diagnosis Association (NANDA) em profissionais de enfermagem da área hospitalar. Este estudo é importante, pois poderá identificar como está o sono de profissionais de um hospital específico para, caso necessário, serem realizadas intervenções específicas para o grupo abordado.
METODOLOGIA:
Estudo do tipo observacional, de natureza transversal e abordagem quantitativa. Foi realizado com trinta e seis profissionais de enfermagem entre os meses de junho e julho de 2009, em um hospital de Quixeramobim, Ceará. Estes profissionais trabalhavam nas unidades de Pronto Socorro, Centro Cirúrgico, Central de Material e Esterilização e Enfermarias. Os resultados foram obtidos por meio de entrevista estruturada, com formulário contendo perguntas sobre os dados sociodemográficos e dados contendo características definidoras e fatores relacionados aos diagnósticos de enfermagem propostos pela NANDA. Os dados foram compilados no software Excel, em forma de planilhas, enquanto a análise estatística foi feita no programa EpiInfo versão 3.2. Todos os aspectos éticos foram respeitados.
RESULTADOS:
No estudo, identificou que mais da metade dos profissionais eram mulheres (88,9%), a maioria dos participantes era casado ou em união consensual (47,2%) e técnicos de enfermagem (44,4%). Os três diagnósticos da classe sono/repouso propostos pela NANDA foram encontrados: Disposição para sono melhorado (11,1%); Insônia (33,3%) e Privação de sono (30,6%). Quanto ao turno de trabalho, a insônia esteve presente em 19,4% dos trabalhadores diurnos e noturnos e em 13,9% dos que trabalhavam somente no período diurno, já disposição para sono melhorado foi encontrada em 5,6% que trabalhavam somente diurno ou diurno e noturno. Uma parcela dos participantes da pesquisa (25%), além de trabalharem na instituição no mínimo, doze horas por dia também exerciam suas atividades em período que não estavam na escala da instituição.
CONCLUSÃO:
No presente estudo observou-se que a insônia foi o diagnóstico de enfermagem mais identificado nesta população. Os diagnósticos Insônia e Disposição para sono melhorado não foram encontrados em profissionais que trabalhavam somente à noite. Os sujeitos da pesquisa se submetem a um número elevado de horas trabalhadas, estando expostos a situações exaustivas. Desde que seja realizado em condições saudáveis, o trabalho promove sensação de bem-estar, refletindo nas condições do exercício deste, na assistência de enfermagem prestada e conseqüentemente na qualidade de vida dos trabalhadores. Dessa forma, é necessário que toda instituição realize trabalhos nesta mesma perspectiva, pois é importante o conhecimento de como está o sono dos seus profissionais de enfermagem, já que são pessoas responsáveis pelo cuidado do doente e que precisam está atentas durante todo o seu plantão. Diante disso, espera-se que intervenções sejam tomadas para melhoria da qualidade do sono destes profissionais.
Palavras-chave: Diagnóstico de Enfermagem, Equipe de Enfermagem, Sono.