62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação
JOGOS EDUCATIVOS, CONSTRUINDO MATERIAS DE APOIO AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Francielly Falcão da Silva 1
Mariel José Pimentel de Andrade 1
Alberto Einstein Pereira de Araújo 2
1. Unidade Acadêmica de Garanhuns, UAG - UFRPE
2. Prof. Dr./Orientador - Unidade Acadêmica de Garanhuns, UAG-UFRPE
INTRODUÇÃO:
Vivemos numa sociedade em que, os jogos eletrônicos, a Internet e a TV chamam muitas vezes, mais atenção do que qualquer outra prática vivenciada na escola, assim, despertar o interesse do aluno para a aquisição da aprendizagem reproduzindo os métodos tradicionais de ensino torna-se uma tarefa cada vez mais difícil. Por outro lado, as tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) podem contribuir de forma significativa, para o processo de ensino-aprendizagem. Com a presença cada vez maior de computadores em sala de aula, inúmeras propostas têm surgido com o intuito de auxiliar o processo de construção do conhecimento, dentre as quais diversos autores têm destacado o uso dos jogos eletrônicos. Para que um jogo deixe de ser apenas um desafio e torne-se uma ferramenta pedagógica é necessário que se planeje como criar uma aplicação que atenda as necessidades do currículo escolar sem perder o seu caráter lúdico. É sob essa perspectiva que este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma ferramenta lúdica na forma de jogo digital, tomando como estudo de caso o jogo A forca pelo Sistema Solar. Outro objetivo desse trabalho foi avaliar a utilização dessa ferramenta junto a estudantes com pouco ou nenhum acesso ao computador em uma escola da zona rural.
METODOLOGIA:
Durante o desenvolvimento do objeto, na etapa de Análise e Planejamento foi escolhido o conteúdo abordado no jogo, sendo selecionados conceitos relacionados ao Sistema Solar, respaldados pelos PCN's. O objeto foi utilizado com uma turma de estudantes de uma escola da zona rural do município de Caetés - PE, que conta com laboratório de informática. Os conceitos foram então elencados e apresentados na forma do conhecido jogo da Forca. Para subsidiar a elaboração do jogo educacional, escolhemos a Teoria da aprendizagem significativa. Nas etapas de Modelagem e Implementação relacionamos o conteúdo com uma interface amigável usando um fundo com estrelas, planetas e outros elementos do Sistema Solar. Para elaboração desta atividade escolhemos um software de autoria proprietário com distribuição legalizada, devido à necessidade de animações interativas. Ao longo do projeto características como o conteúdo, gramática, layout e interação foram sempre revisados, vivenciando assim e etapa de Avaliação e Revisão do objeto. A avaliação dos resultados foi feita mediante entrevista e questionários aplicados aos estudantes e professores que participaram da atividade. A avaliação foi focada nos aspectos que poderiam se melhorados ou acrescentados.
RESULTADOS:
Observamos que a utilização desse objeto junto a estudantes com pouco ou nenhum acesso a computadores trouxe bons resultados. Já que muitos dos estudantes tinham pouca familiaridade com o uso do computador deve-se levar em consideração o aprendizado do uso dos dispositivos de entrada do computador. A avaliação foi feita através de questionários e entrevista. Os estudantes foram levados a comentar os conceitos apresentados e o que eles entendiam sobre os mesmos. Porém, procuramos avaliar como o objeto desenvolvido contribuiu para a aprendizagem de assuntos pertinentes ao tema escolhido, Sistema Solar. As entrevistas foram realizadas com 3 estudantes escolhidos por sorteio. Foi realizada uma entrevista prévia com o objetivo de avaliar o conhecimento dos estudantes a respeito do uso do computador e de conceitos relativos ao Sistema Solar. Após a aula, foram aplicados questionários a toda a turma e realizada entrevista com os mesmos 3 estudantes inicialmente sorteados. Dessa forma foi possível perceber as falhas no objeto desenvolvido, bem como subsídios para o seu aprimoramento. Observou-se a importância da navegação e interação relacionadas ao design e programação em Actionscript, proporcionando ao usuário responder perguntas e avançar nas questões.
CONCLUSÃO:
Observamos os cuidados na construção de aplicativos de cunho educativo que requerem cautela e planejamento, perpassando por etapas especificas, a fim de organizar sua produção. O uso de códigos em Actionscript tornou o objeto mais interativo e permitiu uma melhor avaliação do aprendizado. Muitos autores já têm demonstrado a importância do aspecto lúdico e da interatividade no desenvolvimento de objetos de aprendizagem eficazes, porém, ainda existe a necessidade de se estudar que aspectos desse desenvolvimento devem ser observados para a melhoria do aprendizado. Além disso, um importante aspecto desse trabalho foi analisar como estudantes com pouco ou nenhum acesso ao computador de uma escola rural podem tirar proveito do uso do computador em sala de aula. Portanto, observamos que o objeto A forca pelo Sistema Solar auxiliou e motivou estudantes com pouco acesso ao computador a aprender um assunto nem sempre bem abordado no ambiente escolar.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - FACEPE
Palavras-chave: Jogos educativos, Interatividade, Processo de ensino-aprendizagem.