62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 1. Anatomia Vegetal
DESCRIÇÃO ANATÔMICA DA EPIDERME FOLIAR DE Jatropha curcas L. (EUPHORBIACEAE) CULTIVADAS NO MÉDIO AMAZONAS - AM
Rafaela Fernanda Batista 1
Suelene Amazonas dos Santos 1
Welma Sousa Silva 1
Isabel Reis e Silva 1
1. Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - ICET/ UFAM
INTRODUÇÃO:

A família Euphorbiaceae com cerca de 300 gêneros e 7.500 - 9.000 espécies é um dos grupos taxonômicos mais complexos e morfologicamente diversos entre as Eudicotiledôneas, distribuindo-se principalmente nas regiões tropicais e subtropicais dos continentes americano e africano. Dentre as espécies que a compõe, destaca-se a Jatropha curcas por seu eminente potencial energético, resultante da significativa produção oleaginosa de suas sementes (25 a 40% de óleo oriundo do endosperma) para fins combustíveis. Popularmente conhecida como pinhão-manso, trata-se de uma planta arbustiva, perene e de crescimento rápido. Devido à suas características fisiológicas como rusticidade, alta adaptabilidade e resistência a longas estiagens a espécie vem sendo considerada uma opção agrícola para as regiões áridas, semi-áridas e na recuperação de áreas degradadas do Amazonas. Contudo, trata-se ainda de uma planta não domesticada, cuja caracterização botânica não foi totalmente investigada. Diante desses aspectos, faz-se necessário realizar estudos anatômicos para o entendimento das formas e estruturas da planta, sendo de grande importância para sistemática ou fisiologia e identificação taxonômica, bem como auxiliar a compreensão de vários fenômenos relacionados ao corpo vegetal.

METODOLOGIA:
Coletou-se nove indivíduos de Jatropha curcas L. em comunidades rurais no entorno da cidade de Itacoatiara-AM. O trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Biologia do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (UFAM). Para o estudo anatômico foram consideradas quatro plantas representantes da terra firme e apenas um único indivíduo da área de várzea. De cada um foram amostradas três folhas. Estas foram fixadas em FAA, por 48 horas e, em seguida, estocadas em álcool etílico 70%. Para a obtenção dos cortes histológicos foram realizadas seções transversais, à mão livre, na porção da base, mediana e ápice da lâmina foliar. Para melhor visualização da epiderme, foi realizada a dissociação, mantendo cortes em solução de peróxido de hidrogênio e ácido acético (1:1) por 24 horas em estufa a 60 °C. Todos os cortes obtidos foram corados com fucsina básica e azul de astra e em seguida montadas lâminas semi-permanentes com glicerina 50% e fixadas com esmalte incolor. A observação das lâminas histológicas foi efetuada sob microscópio óptico, com obtenção de fotografias em câmera digital acoplada. Além da descrição anatômica, foram avaliados o número de estômatos.mm-2, número de células epidérmicas.mm-2 para quantificação do índice estomático com a amostragem de aproximadamente 180 campos.
RESULTADOS:

As folhas de Jatropha curcas L. são anfiestomáticas e os complexos estomáticos encontraram-se circundados por cinco a seis células epidérmicas com estômatos paracíticos, estes se encontram nivelados às demais células epidérmicas. A característica anfiestomática pode representar um meio de aumentar a taxa fotossintética. No geral, houve uma tendência do número de estômatos/mm2 serem superiores nos indivíduos de terra firme em relação aos da várzea. Pelo resultado de índice estomático, pressupõe-se que, embora o número de estômatos/mm² do indivíduo de várzea tenha sido inferior aos de terra firme, as condições de estresse hídrico não alteram a proporção de estômatos em relação às células epidérmicas, contabilizadas por mm2. Os tricomas são tectores unicelulares longos, com comprimento variando de 1,5 a 2,0 mm, distribuídos em maior número ao longo da nervura mediana e nas axilas da mesma com as secundárias. Estes pêlos promovem a redução da temperatura foliar em períodos de elevada temperatura ambiental e baixa disponibilidade de água. Em vista paradérmica, a epiderme de é formada por células epidérmicas de parede anticlinais retas com formato irregular a isodiamétrico. Quanto ao tamanho, este conjunto de células se mostrou maior na face adaxial devido ao menor número de estômatos.

CONCLUSÃO:
O estudo anatômico inicial com cortes paradérmicos permitiu compreender a distribuição das estruturas celulares na folha da Jatropha curcas L. (pinhão manso) e observar diferenças nas porções da folha, nas faces abaxial e adaxial e nos indivíduos sob condições de terra firme e várzea
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas- FAPEAM
Palavras-chave: Anatomia foliar, Pinhão Manso, Amazonas.