62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 1. Administração Educacional
OS ENTRAVES E POSSIBILIDADES PARA A EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Valdete de Brito Silva 1
Marilucia Gregório de Lima 1
Edna Cristina do Prado 1
1. CEDU/UFAL
INTRODUÇÃO:

O artigo apresenta a experiência de um projeto de iniciação científica do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, realizado no município de Maceió que tem como foco de estudo a Gestão Escolar e suas relações com a Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa nos desafia a fazer algumas indagações que poderão gerar novas descobertas na área. O estudo faz uma reflexão mais apurada sobre as estratégias que vêm sendo desenvolvidas na Escola Hévia Valéria Maia de Amorim, tendo com finalidade a efetiva democratização da gestão escolar na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Mesmo com a preocupação em desenvolver projetos voltados para essa modalidade ainda o número de analfabetos continua crescente segundo estudos realizados em Alagoas. Portanto, ha uma necessidade de fazer uma investigação mais profunda para averiguar o que tem levado aos altos índices de analfabetismo nas escolas municipais de Maceió-AL. Entre os vários autores que deram sustentabilidade teórica as análises estão: (PARO 1996; LÜCK, 2002; CURY, 2000, HADDAD, 2000 entre outros).

METODOLOGIA:

Os procedimentos metodológicos utilizados para a realização da coleta e análise dos dados na respectiva escola foram: o mapeamento de todas as escolas municipais da rede de Maceió, tendo como critério específico o maior número de alunos matriculados no ensino fundamental e presença na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Posteriormente um estudo bibliográfico e leituras complementares relacionado com o tema: Gestão Escolar e Educação de Jovens e Adultos, além de visitas, observações, entrevistas e aplicação dos questionários para obtenção de dados, a fim averiguar se no projeto político pedagógico está inserida a Educação de Jovens e Adultos, seu histórico e sua participação na construção do mesmo e a representatividade dos docentes e discentes nesta modalidade.   

RESULTADOS:

No decorrer do projeto foi analisado o projeto político pedagógico da escola e se observou que a gestão escolar vem lutando pela efetiva democratização escolar, por uma autonomia na qual todos trabalhem de forma coletiva proporcionando a todos os integrantes da unidade escolar um desenvolvimento social e educacional. O conselho escolar tem atuado de forma satisfatória, contribuindo efetivamente para o processo de uma gestão participativa. O desafio é de envolver coletivamente os membros escolares e a comunidade para conhecer a realidade escolar, lutando por uma melhor qualidade de ensino e aprendizagem nas escolas públicas brasileiras, inclusive na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. É necessário salientar que a unidade escolar existe a representatividade do docente e discente da EJA nos fóruns colegiados, tendo o envolvimento do conselho escolar que se faz presente a equipe gestora, professores, funcionários, pais e alunos. Nesta unidade escolar o grêmio estudantil está em processo de reativação.

 

CONCLUSÃO:

A Educação de Jovens e Adultos constitui um campo de investigação que ainda requer mais investimentos e produção de conhecimento, não apenas em métodos e técnicas de ensino, mas em condições de funcionamento. Como afirma Sérgio Onofre, antes da implantação da gestão democrática o Estado era marcado por práticas clientelistas e paternalistas. Hoje a unidade escolar tem autonomia para construção do Projeto Político Pedagógico, documento formulado coletivamente por todos os membros internos e externos. Com a descentralização, a equipe gestora juntamente com a equipe pedagógica tem autonomia nas tomadas e decisões. No conselho escolar há um envolvimento conjunto na luta por uma educação pública de boa qualidade na Educação de Jovens e Adultos.       

Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - FAPEAL
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos, Gestão Escolar, Projeto Político Pedagógico.