62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 8. Genética - 5. Genética Vegetal
CORRELAÇÕES ENTRE CARACTERES QUANTITATIVOS DE ACESSOS DE PINHÃO MANSO DA COLEÇÃO DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS.
Suelene Amazonas dos Santos 1
Rafaela Fernanda Batista 1
Fábio Medeiros Ferreira 1
1. Instit. de Ciências Exatas e Tecnologia - ICET/UFAM
INTRODUÇÃO:
A Jatropha curcas L. conhecida popularmente como pinhão manso, é uma espécie da família Euphorbiaceae encontrada em quase todas as regiões intertropicais do planeta, tendo nas Américas do Sul e Central o centro de origem mais provável. É uma planta conhecida pelo seu alto teor de óleos em suas sementes, além de ser uma espécie perene, exigente em insolação, aparentemente tolerante à seca, e em algumas regiões tolerante a pragas e doenças, e que permitem que a espécie seja considerada promissora para a produção de biodiesel no Brasil. Mas, por se tratar de uma espécie não melhorada, existem poucos estudos biológicos e agronômicos a seu respeito. Em um programa de melhoramento, o estudo da correlação entre caracteres é fundamental, pois podemos fazer a seleção indireta de um caráter quantitativo, de difícil ganho de seleção, através da seleção de outro caráter diretamente a ele correlacionado de maior ganho genético ou de fácil seleção visual. Porém, esse estudo sobre o pinhão manso ainda é escasso na literatura. Por isso, o objetivo deste trabalho consistiu em realizar a correlação entre caracteres quantitativos da coleção de acessos de pinhão manso do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), no município de Itacoatiara - AM.
METODOLOGIA:
Foram avaliadas informações de 61 acessos de Itacoatiara (AM), oito de Porto Velho (RO), dois de Minas Gerais e um acesso de Alegre (ES), totalizando 72 acessos que constituem a coleção de germoplasma (ex situ) do ICET/ UFAM. As variáveis analisadas foram: 1) altura da planta mensurada no local de coleta (ALT, em m - mensurado do nível do solo até o ápice com folhas); 2) comprimento médio (COMPSEM); 3) largura média (LARGSEM) de 20 sementes (em mm); 4) pesagem de 100 sementes (PESO100, em g); 5) diâmetro do caule das mudas (mm), a partir de 5 cm do solo (DIAM) altura da muda (cm), do solo até o ápice, após um mês de plantada; 6) altura da plântula (ALTPLATU); 7) contagem do número de folhas das mudas (NFOLHAS) e 8) número de mudas que se desenvolveram após um mês de plantadas (NDES). Vale ressaltar, que nem todos os acessos possuíam informações sobre todas as variáveis mensuradas. As análises foram feitas no programa computacional SAEG 9.0, em que se estimou a correlação de Pearson e depois testou-se pelo teste t de Student ( = 0,05).
RESULTADOS:
As características relacionadas a sementes (COMPSEM, LARGSEM e PESO100) mostraram-se não significativas, portanto associações do tipo linear não podem ser estabelecidas entre elas. Para as características associadas às plântulas com um mês de idade (DIAM, ALTPLANTU, NFOLHAS, NDES) obtiveram-se correlações positivas, baixas a moderadas e, significativas, entre DIAMxALTPLANTU (0.4386), DIAMxNFOLHAS (0.2886); ALTPLATUxNFOLHAS (0.5292), ALTPLATUxNDES (0.6701), NFOLHAS e NDES (0.3601). Existe uma baixa/moderada tendência do peso e comprimento das sementes estar associado as características de plântulas (com um mês de idade), que se verifica entre PESO100xALTPLATU (0.3139), PESO100xNDES (0.3766), COMPSEMxDIAM (0.2805), COMPSEMxNFOLHAS (-0.2788). Além disso, entre as características associadas às sementes, as correlações foram baixas, negativas e não significativas, sendo COMPSEMxLARGSEM (-0.0248), COMPSEMxPESO100 (-0.0411), LARGSEMxPESO100 (-0.0155). Para a maioria das variáveis analisadas os valores foram não significativos, o que pode ser justificado pelo fato de as mensurações terem sido feitas nos acessos em condições ambientais díspares e não delineadas experimental, o que pode ter refletido diretamente nas características quantitativas fenotípicas avaliadas.
CONCLUSÃO:
No geral, não houve associações lineares entre as oito características avaliadas. As maiores correlações lineares foram entre características de plântulas (altura, número de folhas, diâmetro, número de plântulas desenvolvidas) avaliadas com um mês de idade, sendo baixas a moderadas, positivas e significativas. As características associadas à semente (peso de 100 sementes, largura e comprimento) não seguem tendência linear de associação. As variáveis relativas às sementes não se mostraram capazes de predizer variáveis associadas as plântulas/mudas.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPQ
Palavras-chave: Relação entre caracteres, Jatropha curcas, Melhoramento genético.