62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 3. Química Analítica
CONTRIBUIÇÃO DOS GRUPOS CARBOXÍLICOS E FENÓLICOS EM ÁCIDOS HÚMICOS EXTRAÍDOS DA REGIÃO DO PANTANAL - MS
Amanda Martins Queiroz 1
Bruno Alves Moreira 1
Grabieli Ferreira Simões Guelfi 1
Antonio Rogério Fiorucci 1
Edemar Benedetti Filho 1
1. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
INTRODUÇÃO:
Os ácidos húmicos (AH) são substâncias que desempenham diferentes e importantes papéis no meio ambiente. A germinação de sementes está ligada diretamente à quantidade de ácidos húmicos no solo, pois, graças à coloração escura que possuem, absorvem bem o calor. A elevada retenção de água pelos ácidos húmicos auxilia na conservação dos solos contra a erosão. Os ácidos húmicos cimentam as partículas do solo em agregados ao se combinarem com os minerais e também atuam como fertilizantes naturais, fornecendo nutrientes às plantas como amônio, nitratos e sulfatos, resultantes de sua decomposição. Suas propriedades estão diretamente relacionadas com os grupos químicos presentes na estrutura da molécula, assim, este estudo teve como objetivo principal a caracterização das relações quantitativas entre os grupos carboxílicos e os fenólicos presentes nas substâncias húmicas extraídas de solos da região do Pantanal - MS, onde foi utilizada uma mescla das técnicas potenciométrica e condutométrica para efetuar balanços de massa protônicos destes grupos presentes nesta matriz orgânica.
METODOLOGIA:
Realizaram-se as coletas dos solos conforme a metodologia proposta por RAIJ, de duas regiões distintas do Pantanal - MS (Paratudal e Porto Murtinho). A extração ocorreu com a elevação do pH de uma porção de aproximadamente 100g de solo para obter a solubilização do ácido fúlvico e húmico, com a separação da fase humina insolúvel, utilizando como base extratora o hidróxido de sódio. Posteriormente, o pH da fase líquida foi baixado em torno de 2,0 utilizando ácido sulfúrico, e levando a precipitação das substâncias húmicas e a presença do  ácido fúlvico solúvel. O precipitado foi filtrado e seco em chapa aquecedora até 110°C. Os ácidos húmicos obtidos foram re-solubilizados, re-precipitados, separados, secos e finalmente armazenados. Realizou-se titulações potenciométricas e condutométricas a partir de massas aproximadas de 0,2000g das amostras de ácido húmico, dissolvidas em soluções de Triton X-100, com medição a cada 0,10mL adicionado de solução de hidróxido de sódio. A temperatura foi controlada a 25,0°C. Após tratamento dos dados foi identificado e quantificado a contribuição dos grupos fenólicos e carboxílicos presentes nos ácidos húmicos extraídos.
RESULTADOS:
Observou-se a complexidade estrutural e os inúmeros grupos que fazem parte da composição dos ácidos húmicos extraídos, porém o caráter ácido foi atribuído a contribuição majoritária dos grupos carboxílicos e fenólicos. As análises potenciométricas e condutométricas demonstraram que ocorre uma maior contribuição dos grupos fenólicos em comparação com os grupos carboxílicos para ambas as amostras. A contribuição dos grupos carboxílicos foi de 1,2909 e de 1,6911mmol H+/g de AH para Paratudal e Porto Murtinho, respectivamente. A relação entre os grupos foi de 43,2meq.g-1 (COOH/acidez total) com acidez total de 2,99 para a região Paratudal e de 78,5meq.g-1 (COOH/acidez total) com acidez total de 2,15 para a região de Porto Murtinho. Este fato pode ser melhor interpretado pela razão entre os grupos, o qual foi de 1,3173 e 0,2740 (n fenólico / n carboxílico), para Paratudal e Porto Murtinho, respectivamente. A quantidade de ácido húmico extraído foi significativa, demonstrando que nestas regiões a presença desta matriz contribui para as características específicas locais.
CONCLUSÃO:
Verificou-se uma diferença bastante pronunciada nas características dos ácidos húmicos das amostras em relação a sua procedência. A amostra Paratudal, situada na região do Pantanal, apresentou uma quantidade total de grupos ácidos visivelmente superior a das amostras da região de Porto Murtinho e, ainda uma relação (nC6H5OH/nCOOH) elevada indicando uma quantidade maior de grupos fenólicos em relação aos grupos carboxílicos. Estas relações podem ser comparadas com a vegetação presentes nestes locais, na qual têm também características distintas. Com o emprego da metodologia e do estudo de seus resultados foi possível executar a diferenciação dos grupos ácidos na matriz destas substâncias húmicas.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Ácido Húmico, Pantanal, Titulações potenciométricas e condutométricas.