62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 8. Genética - 5. Genética Vegetal
CORRELAÇÃO ENTRE CARACTERES QUANTITATIVOS AVALIADOS EM PLÂNTULAS DE PINHÃO MANSO PROPAGADAS POR ESTAQUIA.
Naiara Alfaia de oliveira 1
Viviane Maia Corrêa 1
Fábio Medeiros Ferreira 1, 2
1. Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - ICET/ UFAM
2. Prof. Dr. /Orientador
INTRODUÇÃO:

A espécie Jatropha curcas L., vulgarmente chamada de pinhão manso no Brasil, pertence à família Euphorbiaceae, suas sementes tem em média de 35 a 40% de óleo, alternativa viável para produção de biodiesel, além de ser uma cultura que não entra em competição com o mercado de alimentos apresenta alta resistência a secura. Em razão de sua rusticidade, sua distribuição geográfica é bastante vasta. A propagação vegetativa consiste em multiplicar assexuadamente parte de plantas de modo a gerar indivíduos geneticamente idênticos à planta-mãe. É a reprodução de espécies vegetais sem florescer e formar sementes, principal maneira de uma planta multiplicar-se. A propagação vegetativa tem inúmeras vantagens por ser uma técnica simples, rápida e barata. Conforme a literatura relata a correlação estimada por meio do coeficiente de correlação tem grande importância no melhoramento de plantas, porque quantifica o grau de associação genético entre dois ou mais caracteres. Ressalta-se a importância das correlações afirmando que essas associações quantificam a possibilidade de ganhos indiretos por seleção em caracteres correlacionados. Diante disso este trabalho teve como objetivo estimar a correlação entre caracteres quantitativos avaliados em plântulas de pinhão manso propagadas por estaquia.

METODOLOGIA:

O experimento foi conduzido em um viveiro com sombrite 70%, na propriedade Jatobá localizada no município de Itacoatiara-AM, na estrada AM-010, km 240 sentido Manaus-Itacoatiara. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, com fatorial 3x5 (tipos de estaca vs. tamanho da estaca) e três repetições, onde cada repetição foi composta por quatro estacas, num total de 180 indivíduos. Os tipos de estaca foram definidos pela porção do ramo da planta em que foram retirados, classificados em: herbácea, lenhosa e semi-lenhosa. Os tamanhos das estacas foram definidos com 10, 15, 20, 25 e 30 cm. As variáveis avaliadas foram: 1) diâmetro médio da estaca medido em três porções (DIAM em mm); 2) peso da estaca (PESO em g); 3) porcentagem de brotação de gemas (PERCBROT); 4) matéria fresca da parte aérea (MF em g) e 5) matéria seca da parte aérea (MS em g). As avaliações foram feitas com 35 dias após o plantio das estacas. As correlações de Pearson (r) foram estimadas pelo programa computacional SAEG 9.0 e testada pelo teste t de Student ( = 0,05). As correlações foram estimadas da seguinte forma: na primeira considerou-se como informações das variáveis todas as observações (médias de parcelas); na segunda considerou-se os tipos de estaca e na terceira tamanho das estacas.

RESULTADOS:

Considerando as informações de parcela as correlações PESOxMS (r=0,85), PESOxMF (0,90) e MFxMS (0,98) foram positivas, altas e significativas (*), mostrando a influência do peso e do conteúdo de reserva das estacas sobre o desenvolvimento e acúmulo de biomassa das mudas. Já o DIAM em relação a PESO, MF e MS apresentou grau de associação positivo, moderado (0,70*; 0,56*; 0,51*, respectivamente). Considerando as informações dos tipos de estacas as correlações entre os caracteres se assemelharam àquelas oriundas das informações de parcela. A exceção foi para o tipo herbáceo cuja correlação entre DIAM em relação a PESO, MF e MS foram todas não significativas. Para os tamanhos das estacas também se observou graus de associação entre as variáveis PESOxMS (de 0,60 a 0,92), PESOxMF (0,77 a 0,90) e MFxMS (0,92 a 0,98) semelhantes às análises anteriores. Entre PESOxDIAM obteve-se correlações positivas, altas (0,93* a 0,99*) independente do tamanho das estacas. Pode-se dizer que o PESO é influenciado pelo DIAM das estacas. Obteve-se altas correlações entre DIAMxMF e DIAMxMS, possivelmente uma influência indireta, pois o PESO está em função do DIAM. Para as estacas de tamanho 10 e 25 cm as correlações PERCBROTxMF e PERCBROTxMS foram positivas, moderadas e significativas.

CONCLUSÃO:

Existe forte tendência de que estacas mais pesadas proporcionem maior desenvolvimento da parte aérea das mudas/estacas provavelmente em função do maior conteúdo de reserva, fato verificado nas relações entre peso, diâmetro, matéria seca e matéria fresca. A quantidade de gemas que brotaram das estacas não apresentou associação linear com matéria fresca e seca. Portanto o desenvolvimento da parte aérea das estacas provavelmente não é explicado linearmente pela porcentagem de brotação das gemas.

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM
Palavras-chave: Estudo de caracteres, Jatropha curcas, Melhoramento genético.