62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 1. Fundamentos Teóricos
O TURISMO E AS FESTAS SÓCIO-RELIGIOSAS: A FESTA DE NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO COMO ATRATIVO TURÍSTICO DE NATAL/RN
Júlio Morais Capistrano 1
Sarah Rebeka Rodrigues Marques 1
Evaneide Maria de Melo 2
1. Depto. de Turismo, Campus Avançado de Natal - UERN
2. Profa. MSc. / Orientadora - UFRN
INTRODUÇÃO:
Estudamos o fenômeno sócio-religioso da Festa de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da cidade de Natal/RN, a qual movimenta grande parte dos devotos cristãos da cidade, no contexto do turismo religioso. O estudo teve como objetivo geral analisar o potencial turístico religioso na festa de Nossa Senhora da Apresentação, em Natal/RN e os seguintes objetivos específicos: caracterizar as políticas públicas com relação à realização da festa e apontar os benefícios que podem ser gerados para o turismo na cidade de Natal. Tal pesquisa possui importância para a compreensão da festa como fator de desenvolvimento turístico e aporte para outros estudos, nos quais a festa em questão necessita.
METODOLOGIA:
O estudo se realizou através de pesquisa bibliográfica e documental relacionada ao tema em estudo e de diálogo com a produtora sócio-religiosa do evento. Foram analisados os aspectos que impulsionam o turismo de âmbito religioso à cidade de Natal. Para isto, utilizamos uma entrevista com perguntas abertas para verificarmos a opinião pessoal da produtora. Obtivemos o depoimento da produtora do evento por meio de visita à Arquidiocese de Natal e contato posterior. Nossa pesquisa possui um caráter qualitativo e se classifica como exploratório-descritiva. Assim, observamos a forma como o turismo religioso se desenvolve com relação à festa de Nossa Senhora da Apresentação.
RESULTADOS:
De origem católica, a festa de Nossa Senhora da Apresentação atrai indivíduos ligados a tal doutrina cristã. O fato de a festa ser voltada para a santa padroeira da cidade de Natal vai influenciar no envolvimento do indivíduo durante o momento festivo, fazendo com que este esteja inscrito dentro de uma coletividade que possuirá desejos e sentimentos identitários semelhantes. Segundo nossa interlocutora, existe por parte da organização do evento uma proposta de incorporar a festa no roteiro turístico sacro da região. Os envolvidos na organização são pessoas ligadas às práticas religiosas católicas da cidade, oferecendo este tipo de trabalho no intuito de instruir fiéis e levar a frente um valor cultural da festividade que tem ocorrido nos últimos anos. A festa em estudo possui patrocínio sócio-cultural proveniente de instituições e orgãos que contribuem para seu acontecimento, mas indenpendente desse fator os fundos econômicos são tirados da própria Igreja. O evento ainda possui contribuição da Prefeitura do Natal e do Governo do Estado.
CONCLUSÃO:
O turismo religioso não se trata de algo obrigatório, o turista que vive os momentos de peregrinação e cerimônia fortalece seu sentimento de identidade e tem prazer em participar daquele momento, que pode ser uma experiência positiva. Ainda se tratando do contexto turístico, a festa da padroeira de Natal apresenta elementos que contribuem significativamente para o desenvolvimento local tanto no aspecto religioso como no econômico, social e cultural. O fato de a festividade já possuir um público alvo determinado oferece vantagens para a implantação de uma política de desenvolvimento do turismo e assim atrair não apenas fiéis, mas também pessoas interessadas em conhecer mais a cultura natalense.
Palavras-chave: Turismo religioso, Nossa Sra. da Apresentação, Festa religiosa.