62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil
SER EDUCADOR INFANTIL NA CONTEPORANEIDADE: ALÉM DO CUIDAR!
Danielle Christine de Andrade Queiroz Cunha 1
1. Departamento de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
INTRODUÇÃO:

O trabalho ora exposto encontra-se fundamentado em três pressupostos: primeiro, a criança é um ser que se desenvolve, de acordo com a teoria de Henry Wallon, de forma global de modo que o cuidar e educar não podem ser dissociados; segundo, para haver desenvolvimento é preciso considerar a afetividade como parte desse processo com características específicas em cada etapa da vida infantil; terceiro, para a prática pedagógica ser eficiente é necessário que o professor de Educação Infantil acredite no potencial de aprendizagem das crianças. O ponto de partida para a investigação realizada foram inquietações e questionamentos surgidos durante minha prática como professora, coordenadora pedagógica e diretora de Instituições de Educação Infantil sobre a desvalorização dos profissionais inseridos nessa modalidade de ensino. Bem como sobre como ocorre o processo de mediação dos professores para promover o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças. Além disso, fez-se necessário investir na promoção de inquietações, para as professoras da escola estudada, sobre a necessidade de se desmistificar a Educação Infantil, em especial as turmas de berçário, como local de "cuidar" das crianças, possibilitando a auto-reflexão sobre a prática pedagógica e valorização dos profissionais.

METODOLOGIA:

Por acreditar que as crianças se desenvolvem com a mediação do professor e que são sujeitos de direitos e deveres, inteligentes e competentes realizei um primeiro movimento teórico-metodológico que foi compreender acerca das necessidades das crianças com faixa etária entre 04 meses a 02 anos. Para isso tive respaldo nos estudiosos Jean Piaget, Henri Wallon, L. S. Vigotsky. Na medida em que realizava tais estudos fui estabelecendo, na condição de gestora-pesquisadora, parceria com a equipe discente da escola estudada, instigando-as a acreditar na importância do trabalho educativo com crianças desta faixa etária. Nesse processo, conjuntamente, estabelecemos metas a alcançar: compreender quais as necessidades das crianças para que possam se desenvolver com alegria e vivenciar sua infância de forma plena. Respaldamo-nos no construtivismo e sócio-interacionismo, realizando a ação pedagógica por meio de construção de materiais que auxiliaram no tocante a ampliação da oralidade, da afetividade e psicomotricidade infantil, por considerar o desenvolvimento global das crianças. A Shantalla com participação dos pais, o tanque de areia e a contação de história evidenciaram a evolução das crianças e elevação da auto-estima dos discentes.

RESULTADOS:

A família, a escola, e a sociedade como um todo exercem grande influência na formação das crianças. Desse modo, é importante que escola e família estabeleçam uma relação de colaboração pautada na cooperação e respeito mútuo, reflita, positivamente, na vida das crianças. O conhecimento oferecido pela instituição estudada permite às crianças, uma compreensão do mundo a partir de suas próprias vivencias. Para isso, durante o processo de pesquisa, observou-se a reorganização dos procedimentos pedagógicos na instituição, adotando uma postura comprometida com a formação de sujeitos ativos, reflexivos, críticos, que ao mesmo tempo em que se apropriam de conhecimentos socioculturais, formam-se como sujeitos culturais. Neste sentido, este trabalho possibilitou a reflexão crítica acerca dos aspectos que permeiam os questionamentos dos professores no tocante a sua própria (dês)valorização, por ainda prevalecer na sociedade atual à concepção de que o professor de Educação Infantil apenas "cuida" das crianças. A importância das Instituições de Educação Infantil na formação das crianças é evidente. Pode-se afirmar que a criança do berçário, que ainda não consegue se expressar por meio da linguagem verbal interage com as linguagens que estão no mundo: corporal-gestual, musical, plástica, etc.

CONCLUSÃO:
A criança desde os seus primeiros meses de vida expressa de inúmeras maneiras algumas sensações, como fome e dor utilizando o choro e os movimentos de braços e pernas. Já podemos perceber que nessa fase a criança necessita do contato com o adulto para se desenvolver, desde um simples movimento como mexer os dedos até movimentos mais complexos. É a partir desse contato e dessa interação com o mundo que desenvolve toda a sua estrutura psicomotora, afetiva e cognitiva. A partir dos resultados da pesquisa e reflexão dos discentes e gestão enquanto mediadores do desenvolvimento pleno das crianças, ocorreu à compreensão acerca da importância, responsabilidade e influencia que escola exerce na vida de cada criança. Compreendeu-se que o bebê é um sujeito ativo, capaz de construir o seu conhecimento com a mediação do professor e contato com o meio em que vive. É de relevante importância que o professor reconheça e valorize as experiências externas à escola. Visto que, para compreender as necessidades de cada indivíduo e ajudá-lo a ampliar seus conhecimentos, desenvolver-se de forma completa (corpo e mente indissociado), é necessário identificar suas especificidades e especialmente, reconhecer a infância com momento ímpar e fundamental.
Instituição de Fomento: Centro Municipal de Educação Infantil Francisca Célia
Palavras-chave: Educação Infantil , Ação pedagógica , Lúdico.