62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 5. Psicologia da Saúde
TRADUÇÃO, ADAPTAÇÃO E VALIDAÇÃO DO MILLON BEHAVIORAL MEDICINE DIAGNOSTIC PARA PACIENTES DE CIRURGIA BARIÁTRICA.
Marianna Carla Maia Dantas de Lucena 1
João Carlos Alchieri 1
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Departamento de Psicologia
INTRODUÇÃO:
O Millon Behavioral Medicine Diagnostic (MBMD), de autoria de Theodore Millon, Michael Antoni, Carrie Millon, Sarah Minor e Seth Grossman, consiste em um instrumento de avaliação psicológica composto por 165 itens contendo 29 escalas clínicas divididas em: três escalas referentes a padrões de respostas (, seis que indicam maus hábitos de saúde, cinco referentes a indicadores psiquiátricos, onze acerca de estilos de enfrentamento do indivíduo, seis sobre moderadores de estresse, cinco de prognóstico de tratamento e duas sobre formas de condução de tratamento. O MBMD é utilizado para que fatores psicológicos que venham a comprometer um tratamento médico possam ser detectados e conduzidos de modo a viabilizar a evolução do tratamento. Objetivo: adaptar o instrumento para avaliação psicológica no contexto de candidatos à cirurgia bariátrica no Brasil.
METODOLOGIA:
Voluntários dos sexos masculino e feminino, com idades entre 18 a 70 anos, sendo 150 pacientes de cirurgia geral e 150 de cirurgia bariátrica. A tradução foi realizada por três sujeitos bilíngües sem experiência na área de psicologia; ao final um outro juiz bilíngue fez o trabalho de escolha da tradução mais apropriada para cada um dos 165 itens. Em seguida, esta nova versão do instrumento foi apresentada à 15 pessoas dos sexos masculino e feminino com escolaridades variadas para verificação da compreensão dos itens do teste e observação da necessidade de realização de adaptações semânticas.
RESULTADOS:
Observou-se uma participação significante dos sujeitos na fase de adaptação semântica, já que 13 dos voluntários emitiram sugestões acerca dos itens, contribuindo para a adaptação do MBMD na expectativa de que possa haver um melhor entendimento dos participantes da pesquisa no momento de aplicação do instrumento na fase de validação.
CONCLUSÃO:
São apresentados elementos indicativos de adaptação semântica do instrumento MBMD para o Brasil com vistas aos subseqüentes estudos de validade concorrente.
Palavras-chave: Avaliação Psicológica, Cirurgia Bariátria, Aderência terapêutica.