62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 12. Psicologia
QUALIDADE DE VIDA DE ACADÊMICOS DE PSICOLOGIA EM MINAS GERAIS
Marcela Maria Ventura Pereira 1
Mara Lídia Pereira de Faria 1
Fernada Givisiez Martins 1
1. Faculdade de Minas / FAMINAS
INTRODUÇÃO:
Os aspectos intelectuais e subjetivos dos sujeitos são fundamentais para se obter a qualidade de vida e o bem-estar no ambiente de trabalho e em outras dimensões da vida. Estudos indicam que as pessoas tendem a oscilar quanto ao nível de satisfação pessoal, devido à intensa maratona de atividades, das cobranças advindas do meio social e das expectativas pessoais. O distanciamento da própria cidade, da família, dos amigos e do ambiente social, são alguns dos fatores que influenciam diretamente na qualidade de vida do acadêmico durante a graduação, além de afetarem também sua saúde física e mental. Uma vez que o ingresso na universidade representa uma significativa mudança no contexto de vida dos indivíduos, numa época marcada pelo dilema da constituição da própria identidade e pela construção dos valores acerca da profissão escolhida, este trabalho tem como objetivo avaliar a qualidade de vida dos estudantes do curso de Psicologia noturno da Faculdade de Minas - FAMINAS.
METODOLOGIA:

Realizou-se uma pesquisa quantitativa com coorte transversal e análise descritiva na Faculdade de Minas FAMINAS na cidade de Muriaé - MG, entre os alunos do Curso de Psicologia Noturno; em setembro de 2009.

A pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética da Faculdade (Faminas-MG), e  autorizada pela Coordenação de Curso, mediante ao termo de Consentimento conforme a norma 196/96 da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP).

Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário sócio-demográfico elaborado pelo orientador da pesquisa e para a análise da qualidade de vida, adotou-se o questionário Short Form Health Survey (SF-36) que avalia qualidade de vida dos indivíduos. Este questionário é composto de 36 itens e é dividido em 8 domínios (capacidade funcional, limitação por aspectos físicos, dor, estado geral de saúde, vitalidade, aspectos sociais, aspectos emocionais e saúde mental).

Os questionários foram aplicados em sala de aula após o consentimento da Coordenação de Curso, em uma amostra de 30 alunos de ambos os sexos do sétimo período noturno de Psicologia. A proposta é avaliar a qualidade de vida desses alunos considerando os domínios do questionário e as variáveis: local da residência e ocupação profissional no período diurno. Pretende-se com isso analisar se estes aspectos influenciam na qualidade de vida desses alunos.
RESULTADOS:
Com base nos dados obtidos, 85% da amostra é do sexo feminino, 20% reside em cidades próximas, ou seja, fora de Muriaé local da Faculdade, e 60% trabalham durante o dia. Através da análise do questionário SF-36, afirma-se que a qualidade de vida dos alunos em alguns aspectos mensurados foi inferior à média que de acordo com estudos, asseguraria o bem-estar. Entre eles: aspectos emocionais 45,5 pontos, vitalidade 49,5 pontos e saúde mental 59,2 pontos. A capacidade funcional, a limitação por aspectos físicos, a dor, o estado geral e os aspectos sociais, foram os que apresentaram melhores resultados dentro da totalidade de domínios que envolvem o questionário. Um dado que chamou a atenção foi que nesta pesquisa, os alunos que residem em outras cidades apresentaram índices  mais elevados de qualidade de vida, se comparados aos que moram em Muriaé. O questionário sócio demográfico ainda mostra que 66,7% dos alunos que não residem na cidade onde estudam, acreditam que morar fora não interfere em seus estudos, 50% acreditam que o trabalho tem uma influência negativa na vida acadêmica, mas é necessário por questões financeiras e 80% acreditam que estudar no período noturno não prejudica seus estudos.
CONCLUSÃO:

A intensa demanda de atividades dentro e fora da Faculdade são fatores que estão diretamente ligados à qualidade da formação acadêmica dos alunos. Constatou-se que de maneira geral, a rotina de estudos conciliados a outras atividades cotidianas como morar fora e trabalhar durante o dia, podem afetar a qualidade de vida dos acadêmicos. Os aspectos emocionais e sociais e a saúde mental apresentam-se com valores reduzidos, o que nos faz pensar na possibilidade de programas, grupos de apoio que possam dar um suporte para que os mesmos possam trabalhar essas questões no intuito de elevar o bem-estar e a qualidade de vida dos acadêmicos. Este estudo tratou de ressaltar os aspectos ligados ao bem-estar físico, emocional e social envolvendo a temática da qualidade de vida no cotidiano dos estudantes de psicologia. O olhar direcionado a estas questões possibilita o desenvolvimento de estratégias para se alcançar uma vida saudável durante o período de graduação, bem como alertar para as situações externas e intrínsecas que agravam ou interferem nesse processo.

Palavras-chave: Qualidade de vida, Psicologia, Bem estar.