62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia - 1. Biologia da Conservação
GNATHIFERA NA APA-JENIPABU E SUA IMPORTÂNCIA NA BIODIVERSIDADE
Luana Carla dos Santos 1
Camila Porto Bauchwitz 1
1. Departamento de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Rio grande do Norte
INTRODUÇÃO:
Os invertebrados representam 96,8% de nossa biodiversidade, porem são poucos os estudos sobre eles se comparado com os estudos existentes dos vertebrados. Há vários grupos, dentre eles os Gnathiferas, que são negligenciados, e pouco se sabe sobre eles. Os seres que pertencem à linhagem dos Gnathifera são os Rotiferas, os Micrognathozoas, os Gnathostomulidas, os Seisonidas e os Acanthocephalas. Por apresentarem taxas reprodutivas aceleradas, os Gnathiferas são fundamentais na conversão da produção primária em biomassa para consumidores maiores e muitas vezes são a única fonte de alimento para alevinos de peixes em estágios iniciais (RUPPERT; FOX; BARNES, 2005). Esse estudo realizado na APAJ tem como relevância evidenciar a presença desses organismos, quanto maior o número de pesquisas sobre eles, e não só deles, como todos aqueles que sofrem certa negligência, maior será o acesso à informação e daí surgirá o anseio de formar conhecimento. Com esse pensamento, a maior finalidade é fomentar interesse e dessa forma não só cooperamos como também nos beneficiamos com essa iniciativa.
METODOLOGIA:
Foi realizada uma pesquisa de campo na Área de Proteção Ambiental de Jenipabu (APA-Jenipabu) no mês de setembro do ano de 2009. A área pesquisada fica localizada nos municípios de Natal e Extremoz (35° 12'56"W e 05°40'42"S), litoral norte do estado do Rio Grande do Norte, com uma superfície total de 1.881ha. Houve a coleta de água em três lagoas dunares (Cágados, Lagoa de Perninha e Genipabu) com enfoco de encontrar representantes do táxon Rotíferas e logo após foram analisadas em laboratório com o uso de um microscópio ótico.
RESULTADOS:
Analisamos as amostras coletadas e encontramos alguns representantes do táxon rotíferas na lagoa de Genipabu e na lagoa Cágados, já na lagoa de Perninha, não foi encontrado nenhum espécime. Na lagoa de Genipabu encontramos um maior número de rotíferas, pois sua disponibilidade de nutrientes era mais abundante e seu habitat era mais adequado. Na lagoa Cágado, encontramos um menor número de representantes, pela menor disponibilidade de alimentos e habitat não tão favorável.
CONCLUSÃO:
Essa pesquisa visou destacar a presença desses organismos, nas águas de uma área de proteção ambiental, a APA de Jenipabu-RN, tentando dessa forma incentivar as pessoas a conhecer mais sobre esses táxons negligenciados, mas não somente isso, como também a refletir mais sobre a importância de áreas de proteção ambiental em todo o Brasil e no mundo inteiro.
Palavras-chave: Táxons negligenciados, Área de proteção ambiental, Lagoas dunares.