62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
DOENÇAS INFECTO-CONTAGIOSAS INFLUENCIADAS PELO CLIMA TROPICAL NA CIDADE DE BELÉM.
Cyntia Stella Porfírio Dias 1
Cláudia Cristina Brito Pessoa 1
Lia Montibeler Salvador 1
Maírna Costa Dias 1
Priscila de Abreu Valente 1
1. Universidade Estadual do Pará - UEPA
INTRODUÇÃO:

Na região Norte as doenças infecto-contagiosas adquirem enormes proporções, devido o descaso da saúde pública, a carência no saneamento básico e a falta de informação da população sobre as doenças que mais matam em sua região. Este trabalho levanta uma discussão sobre doenças infecto-contagiosas oportunizadas pelo clima equatorial da cidade de Belém do Pará por intermédio de uma análise que proporcione aos discentes um compreendimento crítico e significativo sobre essas patologias, transmissão e profilaxias adequadas a tais doenças. Também possibilita ao aluno que compartilhe sua experiência de vida.

METODOLOGIA:

Consistiu em uma pesquisa bibliográfica feita pelas integrantes da equipe que delimitou as prováveis doenças infecto-contagiantes que mais assolam a cidade de Belém e pesquisa de campo, onde esta última foi desenvolvida com alunos de ensino fundamental e ensino médio a fim de averiguar o grau de conhecimento destes indivíduos diante da questão proposta a eles. Tal pesquisa foi feita através de questionário contendo três perguntas objetivas e três discursivas. Os questionamentos objetivos assumiram um caráter informativo sobre idade, sexo e escolaridade. Nos questionamentos subjetivos as perguntas feitas tiveram caráter específico a respeito do tema, entre elas para conhecer melhor a condição de saneamento e verificar se quaisquer daquelas pessoas já tiveram algum tipo de doença infecto-contagiosa e se pessoas que conhecem já foram acometidas.

 

RESULTADOS:

Em um primeiro momento aconteceu a constatação das respostas. Diante das respostas objetivas a maioria dos entrevistados é do sexo feminino, com idade entre 12 e 18 anos e estudantes do ensino médio. A estatística utilizada na quantificação das informações foi a utilização de gráficos. Quanto as questões analíticas na primeira questão a maioria dos entrevistados acreditam que doenças infecto-contagiosas são enfermidades transmitidas pelo contato com a pessoa doente, a outra parte, em igual porcentagem, acredita que são transmitidas pelo ar, e ou responderam com outras opiniões diversas. Na segunda pergunta houve uma similaridade na maioria das respostas a respeito da proteção contra essas doenças, entre elas foram citadas evitar contato com o paciente acometido das mesmas ou higiene adequada; uma minoria mencionou o uso de medicamentos ou o tratamento conforme a enfermidade. A última pergunta questionou aos alunos quantas pessoas que conhecem já foram abordadas por algum tipo dessas doenças, a pluralidade respondeu ter conhecimento de várias pessoas acometidas, uma menor parte conhecem um número restrito ou não conhecem, e a minoria respondeu que todas as pessoas que conhecem já tiveram algumas das doenças.

CONCLUSÃO:
Os questionários distribuídos e as entrevistas feitas constatou-se a real condição das pessoas diante essas doenças. Concluindo que as informações acerca do assunto são escassas e fator que contribui para isso é a falta de saneamento básico e as ausências de profilaxias adequadas a fim de inviabilizar tais patogenias, ou seja, o Estado se omite de sua função de guardar a saúde pública. Outro fator alarmante foi a maioria de nossos entrevistados terem nos relatado a elevada incidência de conhecidos, vítimas de tais enfermidades. Demonstrando assim que a região estudada é um enorme foco de tais patologias e que o clima é um dos inúmeros fatores que contribui para este quadro de saúde. Com este projeto, podemos concluir que é essencial a prática de ações que visem a conscientização da população sobre estas doenças mostrando suas gravidades; profilaxia; tratamentos e  etc. Assim conseguimos nosso intento de mapear as doenças mais freqüentes em nossa região e aquelas que são favorecidas pelo clima regional.
Palavras-chave: Doenças infecto-contagiosas, Clima equatorial, Cidade de Belém.