62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 6. Morfologia e Taxonomia Vegetal
FLORA DA RESERVA PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL STOESSEL DE BRITO: CONVOLVULACEAE JUSS.
Antoniela Morais Marinho 1
Alan de Araújo Roque 1
Maria Iracema Bezerra Loiola 2
1. Departamento de Botânica Ecologia e Zoologia/UFRN
2. Departamento de Biologia/UFC
INTRODUÇÃO:
A Savana estépica, conhecida regionalmente como Caatinga, é um bioma de extrema relevância do ponto de vista biológico, além de ser o único exclusivamente brasileiro, podendo-se afirmar que grande parte do patrimônio biológico dessa região não se encontra em outro lugar do planeta. Essa vegetação vem sofrendo graves danos, em conseqüência da ocupação humana a partir do século XVI, desde então tem sido utilizada para a atividade pecuária e plantação de algodão. O Seridó norte-rio-grandense é uma importante região natural do semi-árido nordestino. Apresenta significativa diversidade de comunidades vegetais, e do ponto de vista florístico, essa área tem sido pouco estudada. Com o objetivo de contribuir para o conhecimento da flora da região Seridó do Rio Grande do Norte, realizou-se o estudo taxonômico da família Convolvulaceae Juss. na Reserva Particular do Patrimônio Natural Stoessel de Brito. Esta família compreende 55 gêneros e 1.930 espécies. No Brasil, são conhecidos 20 gêneros e aproximadamente 350 espécies.
METODOLOGIA:
Visando a aquisição de amostras botânicas férteis (com flores e/ou frutos), realizou-se coletas aleatórias para obtenção de material botânico, registro fotográfico e observação das populações no período de Janeiro de 2007 a Junho de 2008, de acordo com a estação chuvosa. O material foi tratado segundo a metodologia proposta por Mori et al. (1989) e Bridson et al. (1998). As identificações foram feitas com o auxílio de chaves analíticas, descrições e bibliografia especializada, por comparação com coleções do Herbário UFRN e, confirmadas por especialistas. Toda a coleção resultante foi depositada no Herbário UFRN. Foram elaboradas chaves analíticas para a identificação dos gêneros e espécies, acompanhada de descrições e ilustrações.
RESULTADOS:
Foi registrada na área de estudo a ocorrência de dezesseis espécies incluídas em seis gêneros: Cuscuta racemosa Mart., Evolvulus cordatus Moric., E. gypsophiloides Moric., E. filipes Mart., Ipomoea bahiensis Willd. ex Roem. & Schult., I. longeramosa Choisy, I. nil (L.) Roth, I. piurensis O'Donell, I. triloba L., I. sp1, I. sp2, Jacquemontia densiflora (Meisn.) Hallier f., J. evolvuloides Meisn., J. gracillima (Choisy) Hallier f., Merremia aegyptia (L.) Urb. e Operculina macrocarpa (Linn) Urb. São apresentadas chaves de identificação para gêneros e espécies, descrições e ilustrações. O gênero mais representativo foi Ipomoea com sete espécies, seguido de Evolvulus e Jacquemontia, com três espécies cada. Os caracteres usados para separar os táxons foram o número e forma do estilete e estigmas, a forma das anteras e o modo de vida (parasita ou autótrofa). Em relação ao hábito, o gênero Evolvulus é representado exclusivamente por ervas eretas ou prostradas, e os demais por trepadeiras volúveis ou lianas.
CONCLUSÃO:
Levando-se em consideração o tamanho da área de estudo em relação à região do Seridó e ao RN, o presente trabalho revelou uma boa representação em relação à diversidade de Convolvulaceae na área amostrada, com seis gêneros e dezesseis espécies. Atualmente, para a região do Seridó foram encontrados em torno de sete gêneros e trinta espécies enquanto para o RN são conhecidos em torno de oito gêneros e setenta e nove espécies desta família. Este estudo poderá servir como base para a identificação taxonômica de espécies de Convolvulaceae na caatinga, especialmente na região seridoense, além de contribuir com o incremento da informação acerca da vegetação do RN.
Palavras-chave: Convolvulaceae, Diversidade, Semiárido.