62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil
INFANTECA:ESPAÇO DE DIVERSÃO E DESCOBERTA
Antonia Vaniza Silva Gomes 1
1. Unidade Educacional Infantil-DAS
INTRODUÇÃO:

O estudo objetiva destacar a importância que a brincadeira na infanteca exerce no desenvolvimento da criança, principalmente na faixa-etária de 0 a 3 anos. A presença da brinquedoteca, denominada por nós de infanteca, no cotidiano da escola tem um papel fundamental, uma vez que vem proporcionar às crianças a aquisição de novos conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades motoras, afetivas e cognitivas de forma natural e agradável, onde se brinca e aprende fazendo. Ao caracterizarmos ou definirmos o que é uma infanteca, recorremos às contribuições de Santos (2006) que nos diz: é um espaço qualificado de ludicidade, instalado em diferentes contextos. Ela deve ser um ambiente diferente, mágico, colorido, criativo, organizado e não somente uma sala de brinquedos. Conforme Santos (1997),criar uma brinquedoteca, é mudar nossos padrões de conduta em relação à criança; abandonar métodos e técnicas tradicionais; buscar o novo, não pelo modernismo, mas pela convicção do que este novo representa; acreditar no lúdico como estratégia do desenvolvimento infantil. O educador lúdico neste contexto é um profissional sério, que estuda, que pensa e que experimenta.

METODOLOGIA:

Para a realização desse trabalho, utilizamos a abordagem qualitativa, que, como afirma Goldenberg (1998, p.14), caracteriza-se pelo fato do pesquisador está centrado no "aprofundamento da compreensão de um grupo social, de uma organização", o que possibilita uma investigação do aspecto estudado, abordando sua complexidade. A abordagem qualitativa preocupa-se, principalmente, em investigar o significado dos fenômenos educacionais na sua complexidade. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso que, de acordo com Gil (1991, p.72), "é caracterizado pelo estudo profundo e exaustivo de um ou de poucos objetos, de maneira a permitir o seu conhecimento amplo e detalhado". A investigação se define ainda como uma pesquisa participante, uma vez que a pesquisadora também atuou como sujeito da pesquisa, Utilizamos como instrumentos o registro em diário de campo e a observação .

RESULTADOS:

A pesquisa foi desenvolvida no ano de 2005 na Unidade Educacional Infantil (UEI,/UFRN). Percebemos que toda atividade que se realiza com prazer é melhor assimilável. É brincando que a criança percebe melhor o mundo, descobre os seus mistérios, constrói suas hipóteses, enfim constrói o conhecimento. Diante de tudo que fora mencionado, pode-se dizer sem sombra de dúvida que o lúdico é importante sim para uma melhoria na educação e no andamento das aulas, provocando uma aprendizagem significativa que ocorre gradativamente e inconscientemente de forma natural, tornando-se um grande aliado aos professores na caminhada para bons resultados. Segundo Santos (2006) é através dos brinquedos que trabalharemos alguns valores, como; o valor das relações sociais; o valor moral; o valor prático intelectual; o valor prático das habilidades; o valor da criatividade e o valor cultural. 

CONCLUSÃO:

Com a implantação da infanteca, ficou constatado que a teoria contida na bibliografia estudada e discutida é real. O jogo simbólico ou o faz-de-conta, articularmente, é ferramenta para a criação da fantasia, necessária a leituras não convencionais do mundo e abre caminho para a autonomia, a criatividade, a exploração de significados e sentidos. Atua também sobre a capacidade da criança de imaginar e de representar, articulada com outras formas de expressão.

Palavras-chave: Criança, Brincadeira, Infanteca.