62ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil |
INFANTECA:ESPAÇO DE DIVERSÃO E DESCOBERTA |
Antonia Vaniza Silva Gomes 1 |
1. Unidade Educacional Infantil-DAS |
INTRODUÇÃO: |
O estudo objetiva destacar a importância que a brincadeira na infanteca exerce no desenvolvimento da criança, principalmente na faixa-etária de |
METODOLOGIA: |
Para a realização desse trabalho, utilizamos a abordagem qualitativa, que, como afirma Goldenberg (1998, p.14), caracteriza-se pelo fato do pesquisador está centrado no "aprofundamento da compreensão de um grupo social, de uma organização", o que possibilita uma investigação do aspecto estudado, abordando sua complexidade. A abordagem qualitativa preocupa-se, principalmente, em investigar o significado dos fenômenos educacionais na sua complexidade. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso que, de acordo com Gil (1991, p.72), "é caracterizado pelo estudo profundo e exaustivo de um ou de poucos objetos, de maneira a permitir o seu conhecimento amplo e detalhado". A investigação se define ainda como uma pesquisa participante, uma vez que a pesquisadora também atuou como sujeito da pesquisa, Utilizamos como instrumentos o registro em diário de campo e a observação . |
RESULTADOS: |
A pesquisa foi desenvolvida no ano de 2005 na Unidade Educacional Infantil (UEI,/UFRN). Percebemos que toda atividade que se realiza com prazer é melhor assimilável. É brincando que a criança percebe melhor o mundo, descobre os seus mistérios, constrói suas hipóteses, enfim constrói o conhecimento. Diante de tudo que fora mencionado, pode-se dizer sem sombra de dúvida que o lúdico é importante sim para uma melhoria na educação e no andamento das aulas, provocando uma aprendizagem significativa que ocorre gradativamente e inconscientemente de forma natural, tornando-se um grande aliado aos professores na caminhada para bons resultados. Segundo Santos (2006) é através dos brinquedos que trabalharemos alguns valores, como; o valor das relações sociais; o valor moral; o valor prático intelectual; o valor prático das habilidades; o valor da criatividade e o valor cultural. |
CONCLUSÃO: |
Com a implantação da infanteca, ficou constatado que a teoria contida na bibliografia estudada e discutida é real. O jogo simbólico ou o faz-de-conta, articularmente, é ferramenta para a criação da fantasia, necessária a leituras não convencionais do mundo e abre caminho para a autonomia, a criatividade, a exploração de significados e sentidos. Atua também sobre a capacidade da criança de imaginar e de representar, articulada com outras formas de expressão. |
Palavras-chave: Criança, Brincadeira, Infanteca. |