62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 6. Ciência Política - 4. Políticas Públicas
ESTUDO ACERCA DO ÍNDICE DE EXCLUSÃO SOCIAL (IES) DA COMUNIDADE QUE VIVE NO ENTORNO DO IFMA NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS/MA
Elen de Fátima Lago Barros Costa 1
Michelle Menezes Machado 1
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
INTRODUÇÃO:

Este estudo objetiva analisar a exclusão social das comunidades que vivem no entorno do IFMA. Para mensurar a exclusão social nestas comunidades está sendo utilizado o Índice de Exclusão Social/IES, um índice de exclusão social desenvolvido pelo pesquisador brasileiro José Lemos. De acordo com o referido autor, a elaboração do IES deu-se pela necessidade de encontrarmos um índice mais fidedigno e próximo da realidade dos países periféricos ou subdesenvolvidos, pois no seu entendimento o Índice de Desenvolvimento Humano/IDH, não consegue dar conta de algumas peculiaridades regionais, que merecem maior aprofundamento. Esta pesquisa justifica-se pelo fato de que se compreende a importância do estudo das condições de saneamento no município de São Luís, e sua estreita relação com a mortalidade infantil, principalmente nas populações de baixa renda. Além disso, compreende-se que um levantamento das condições de saneamento trará benefícios para o desvelamento dessas condições precárias em que vivem esses maranhenses. Outro ponto relevante é o fato de que a pesquisa está sendo realizada na comunidade que vive no entorno do IFMA, resgatando, portanto, o papel social da instituição de atender as necessidades da população mais próxima, através de projetos de pesquisa e extensão.

METODOLOGIA:
Em se tratando do método de abordagem a pesquisa foi desenvolvida através do método dialético que significa analisar o objeto de forma contextualizada e crítica, procurando entendê-lo na sua historicidade, compreendendo que a problemática da privação básica de saúde e educação em São Luís, está inserida no contexto de descaso e ausência do poder público. Quanto aos procedimentos metodológicos, adota-se, a priori a pesquisa bibliográfica e documental utilizando como recurso as pesquisas já realizadas sobre o tema, assim como, a realidade concreta que se mostrará durante a pesquisa. A posteriori a pesquisa de campo. No intuito de delimitação do objeto de estudo, a pesquisa foi realizada por amostragem, utilizando 128 domicílios localizados nas proximidades do IFMA. Ainda na pesquisa de campo, estão sendo realizadas coletas de amostras de água consumida pela comunidade para análise em laboratório, visando detectar os principais tipos de contaminação.
RESULTADOS:

Para calcular o IES utilizou-se os seguintes indicadores: percentagem amostral que vive sem água tratada/PRIVAGUA; percentagem amostral privada de saneamento básico/PRIVSANE; percentagem amostral privada de coleta de lixo/PRIVLIXO; percentagem amostral maior de 10 anos com no máximo 4 anos de escolaridade/PRIVEDUC; percentagem amostral cuja renda domiciliar total é de no máximo dois salários mínimos/PRIVRENDA. O IES total (19,43%) mostra que na região pesquisada a concentração de excluídos é relativamente baixa. Partindo da análise independente dos indicadores - PRIVEDUC (25,86%); PRIVAGUA (0%); PRIVSANE (7,76%); PRIVLIXO (0%); PRIVRENDA (50%) - observa-se que os maiores déficits são a educação e a renda monetária, fatores intrínsecos e centrais do processo de exclusão da sociedade brasileira. A concentração de riquezas é nítida: nota-se em uma única rua domicílios em que o padrão de vida é alto (boa renda e alto nível de escolaridade) e, outros, nos quais o padrão é baixo. A percentagem amostral que possui no máximo 4 anos de escolaridade merece destaque, já que a privação de educação e de acesso a informação são fatores que explicam muito do mapa da exclusão em nosso país, ao passo que pessoas com baixa escolaridade dificilmente conseguem bons empregos.

CONCLUSÃO:
O Índice de Exclusão social/IES, adotado nesta pesquisa, que afirma que os ajustes estruturais macroeconômicos implementados nas últimas décadas, tem fomentado a necessidade de se elaborar um instrumento mais eficaz para tentar aferir níveis de bem estar ou mal estar social, levando em consideração as peculiaridades dos países dependentes. O IES total mensurado, igual a 19,43%, mostra que na região localizada no entorno do IFMA, a concentração de excluídos é relativamente baixa. No entanto, concentração de riquezas é bastante clara. Dentre todos os fatores mensurados, a PRIVEDUC e a PRIVRENDA foram os maiores. A privação de educação é um fator importantíssimo para entender os índices nacionais de exclusão social, já que pessoas com baixa escolaridade dificilmente conseguem empregos bem remunerados. Em consequência disso, também não alcançam um bom padrão de vida, com acesso a educação, saúde e habitação de qualidade, além de segurança.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo a Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão/FAPEMA
Palavras-chave: Índice de Exclusão Social, Exclusão social, Concentração de riquezas.