62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
AS CONCEPÇÕES DE SAÚDE NA ESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFBA: REPRODUZINDO A HISTÓRIA
Vinnícius Camargo de Souza Laurindo 1
Fernanda Freire Bahia Costa 1
Nair Casagrande 1
1. Depto. de Educação Física, Fac. de Educação, Universidade Fed. da Bahia - UFBA
INTRODUÇÃO:
A saúde é um termo que está estritamente relacionado no cotidiano dos professores de educação física, entretanto ainda se apresenta revestido de muitas dúvidas, sobretudo, na prática profissional. O objetivo deste trabalho é discutir as concepções de saúde, a partir de reflexões sobre o cenário social em que se encontra o mundo contemporâneo, suas repercussões sobre o corpo e práticas de intervenção; os conceitos de saúde; e, o modelo de investigação científica hegemônico, tomando por base a estruturação curricular do curso de Educação Física da UFBA no período de 2009/2010. O estudo, então, vai desvelando algumas "verdades" características de quem opera com o discurso de base quantitativa, quais sejam: a) a redução do fenômeno a uma determinação biológica; b) a desconsideração da história coletiva; e, c) a culpabilização do indivíduo frente aos problemas de saúde e aptidão física. Por fim, propõe-se que a relação educação física-saúde seja abordada através de novos "olhares", atentos às incertezas e complexidades do processo. O problema de pesquisa abordado se apresenta da seguinte forma: quais as concepções de saúde vigentes no curso de Educação Física, da Faculdade de Educação da UFBA, no período de 2009/2010.
METODOLOGIA:
Este trabalho é fruto de uma pesquisa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) que teve início em agosto de 2009. Com este propósito utilizamos uma abordagem quali-quantitativa, sendo os dados coletados através de revisão e análise bibliográfica, análise de documentos da proposta curricular vigente no curso de Educação Física da UFBA e da aplicação de um questionário. O questionário foi respondido por uma amostra de estudantes ingressantes no primeiro semestre letivo do curso, bem como pelos estudantes formandos, do curso de Licenciatura em Educação Física da UFBA, do primeiro semestre de 2010. A concepção teórico-filosófica que sustenta nosso estudo é o materialismo histórico-dialético. Fundamentamo-nos em tal por acreditar que essa abordagem considera o homem a partir de uma visão omnilateral e por levantar a prática social como critério de verdade.
RESULTADOS:
A pesquisa evidencia que a relação saúde-doença acaba por traduzir as condições de vida das pessoas. Diante disso comprova que essa relação tem se dado de forma diferente, pois a saúde deixou de ser interpretada como ausência de doença. Apreende-se, portanto que a saúde não pode ser reduzida a uma relação biológica de causa e efeito, pois o homem é um ser histórico e como tal, sofre influência do meio social e cultural. Os resultados da pesquisa confirmam a hipótese da existência de uma dicotomia entre as áreas da educação e da saúde dentro do curso de educação física da UFBA. Esses conhecimentos apresentam-se em dois pólos distantes refletindo em uma formação fragmentada dos profissionais da área. Em um desses pólos está a Educação Física Escolar, que valoriza os aspectos da cultura corporal, considerando aspectos sócio-históricos e políticos; e no outro extremo encontra-se no âmbito não-escolar, privilegiando conhecimentos da atividade física bio-fisiologicamente determinado.
CONCLUSÃO:
Inicialmente discutimos como nossas ações estão dependentes do contexto histórico-social. A modulação dos corpos, a exaltação à estética, a ética do rendimento, entre outros são criações de necessidades que se coadunam com o movimento social vigente. Tal predominância reflete a necessidade de uma educação (física) que eduque os sujeitos para a submissão ao exercício disciplinar sobre seus corpos e suas técnicas de confinamento à escola, às prisões, às fábricas, etc. A concepção de saúde vigente na área de Educação Física também expressa a fragmentação do conhecimento, bem como a predominância de uma concepção biológica e a - histórica de ser humano. Percebemos que o conhecimento ligado à área da saúde, na Educação Física, tem sido tratado sob essas concepções e de forma fragmentada. Ainda é tratada de forma dicotômica e isolada das demais três grandes áreas de atuação da Educação Física, quais sejam a educação, o lazer e o treinamento.
Palavras-chave: Formação Profissional, Educação Física, Concepções de saúde.