62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (1912 - 2009).
Diego Gomes dos Santos 1
Larissa Carla Oliveira da Silva 1
Ricardo de Aguiar Pacheco 2
1. Depto.de Letras e Ciências Humanas - UFRPE.
2. Prof. Dr. Orientador - Depto. de Educação - UFRPE.
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho teve por objetivo principal identificar os fatores, externos e internos, que impulsionaram o desenvolvimento institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco de acordo com os regimentos, planos gerais, boletins e estatutos da referida instituição que se encontram guardados no Memorial da UFRPE, sediado na casa Ivan Tavares, campus de Dois Irmãos, Rua Dom Manuel de Medeiros, s/nº, Recife. Outras fontes como artigos científicos, resumos e livros com tema em ensino superior também foram consultadas. Realizamos a pesquisa durante o segundo semestre de 2009 com a perspectiva de contribuir para uma melhor organização e exposição do acervo documental da universidade que se encontra guardado no Memorial da UFRPE. Pois, devemos considerar o Memorial, na moderna concepção museológica, um local de guarda, pesquisa e divulgação de seu acervo. Vale ressaltar que a UFRPE é uma importante instituição de ensino, pesquisa e extensão da região nordeste desde sua fundação como Escola Superior em 1912, no Mosteiro de São Bento, Olinda, até os dias atuais. Sendo uma das mais antigas do país. E pela falta de pesquisas alusivas ao seu processo histórico, decidimos realizar este trabalho para registrar a sua memória como local de formação de educadores conceituados.
METODOLOGIA:
A metodologia desta pesquisa consistiu na consulta e catalogação do acervo documental do Memorial da UFRPE referente aos processos de estruturação burocrática e administrativa da UFRPE, e uma revisão bibliográfica, com foco no ensino superior no Brasil, tendo em vista sistematizar estas informações em organogramas e apresentá-las a comunidade nos formatos de pôster e artigo científico. Coletamos também fotos referentes à universidade em vários momentos do seu processo histórico para ilustrar o crescimento da sua infra-estrutura. O acervo pesquisado está depositado no Memorial da UFRPE e na biblioteca da própria universidade. Nestes locais de pesquisa, os documentos foram analisados utilizando-se da crítica documental proposta pela hermenêutica. Ou seja, foi feita uma primeira crítica interna dos documentos para atestar sua autenticidade e uma segunda crítica externa para identificar sua intencionalidade. Tendo alcançado os objetivos planejados, abrimos uma exposição itinerante difundindo a memória institucional da UFRPE através de organogramas e fotos que retratam o seu desenvolvimento institucional e administrativo.
RESULTADOS:
De acordo com o plano de pesquisa, os resultados parciais foram os mais gratificantes. Divulgamos a memória da UFRPE com a produção de dez organogramas que retratam o seu desenvolvimento institucional. Sendo este os mais solicitados pelo público visitante assim podemos considerar que eles conseguiram transpor o processo histórico da instituição para a comunidade. Com a confecção dos organogramas, contribuímos para uma melhor sistematização do acervo documental da universidade, pois agora temos um panorama de seu desenvolvimento histórico. Conseguimos também informações preciosas para dar início a futuras pesquisas sobre a universidade tais como: os regimentos de 1937 e 1947, o termo de federalização datado em 1954, os estatutos de 1964, 1969, 1975 e 1985, decretos e leis sobre o ensino superior no Brasil. Identificamos nestes documentos informações sobre a estrutura administrativa, os departamentos e cursos existentes na UFRPE em diferentes momentos de sua trajetória. Portanto, acreditamos ter contribuído para uma melhor sistematização e preservação dos arquivos residentes no Memorial da UFRPE. Proporcionando desta maneira um fácil acesso ao seu acervo para todos aqueles que têm o interesse em pesquisar a história da UFRPE.
CONCLUSÃO:
Com as consultas realizadas no acervo documental do Memorial da UFRPE durante o segundo semestre de 2009 concluímos que a universidade, fundada no edifício anexo ao Mosteiro de São bento, em Olinda, pelo D. Pedro Roeser, em 1912, ainda como Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária, cresceu significativamente ao longo de quase 100 anos. De acordo com as informações contidas nos documentos consultados ela só veio possuir departamentos e pró-reitorias após o decreto n. 82 de 12 de março de 1937, do Prof. Agamenon Magalhães, Interventor Federal no estado de Pernambuco. No mesmo momento foi transferida para o subúrbio de Dois Irmãos no Município do Recife tornando-se uma Faculdade encapada pelo governo do Estado de Pernambuco. Durante o período de federalização de diversas faculdades no Brasil, ao longo dos anos 1950, a UFRPE também o foi pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC). Vale ressaltar que a universidade foi federalizada apresentando apenas dois cursos: os de Agronomia e Medicina Veterinária. Portanto percebemos que seu desenvolvimento institucional ao longo do seu processo histórico forneceu bases e diretrizes para o seu momento de expansão atual quando oferece 39 cursos de graduação.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.
Palavras-chave: Universidade, Memória, Patrimônio Histórico.