62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 2. Ecologia Aquática
CARACTERIZAÇÃO DA ICTIOFAUNA ATRAVÉS DA PESCA DE ARRASTO NA PRAIA DE PONTA NEGRA- NATAL/RN
Lara Cavalcanti Amorim 1
Emanuel Dias 1
Mauro Sérgio Pinheiro Lima 1
Liana Figueiredo Mendes 1
1. Laboratório de Oceano (LOC), Depto.de Botânica, Ecologia e Zoologia (DBEZ - UFRN
INTRODUÇÃO:
A pesca em águas marinhas é uma atividade comercial praticada ao longo de todo litoral do Brasil que possui cerca de 8.500km de extensão. Em 1980, a pesca industrial representava cerca de 64% do total de pescado no Brasil e a artesanal,  36% segundo estudos da GEO BRASIL, realizados em 2002. Na praia de Ponta Negra- Natal, RN, a pesca artesanal de arrasto é uma fonte de renda para alguns pescadores, sendo praticada pelos mais velhos. Atualmente o turismo vêm interferindo cada vez mais na execução desta atividade no município de Natal, uma vez que gera conflito por espaço físico entre pescadores e empresários de bares, que disputam o espaço na praia para alojamento das embarcações e a disposição de barracas, respectivamente. O presente trabalho visa caracterizar a ictiofauna da Praia da Ponta Negra, através do acompanhamento da pesca artesanal de arrasto de praia realizada diariamente no local. Os dados obtidos certamente poderão ser utilizados em políticas racionais de conservação e manutenção sustentável desta importante atividade relevante tanto para subsistência, como na avaliação sócio-cultural da região.
METODOLOGIA:
As amostragens com rede de arrasto de praia ocorreram na Praia de Ponta Negra, na capital Natal, RN, a qual está localizada no litoral oriental do estado com extensão de 4 km, sendo banhada pelo Oceano Atlântico, caracterizada pela sua forma de baía e pela presença do turístico Morro do Careca. Esta pesca utiliza redes com tamanho de aproximadamente 100 x 3m e malha variando entre 20 e 30 mm entre nós opostos. Durante 11 dias de coletas (meses de setembro e outubro de 2009) foram registradas espécies de peixes capturadas, sendo estimados a abundância e tamanho aproximado dos exemplares pescados. Durante este período foram tomadas medidas de temperatura da água e foi descrita a condição climática, como intensidade do vento e condição do mar (tempo ensolarado, nublado, parcialmente nublado ou chuvoso; e vento e mar fortes, moderados ou fracos).
RESULTADOS:

Durante os dias de coleta as condições do tempo mantiveram-se estáveis, com temperatura da água variando entre 26,5 e 27º C e os ventos e ondulações de fraco a moderado. Foram estimados aproximadamente 11.650 peixes, distribuídos em 44 espécies e 22 famílias.

Dezoito (18) espécies de grande interesse econômico foram pouco representadas ou exibiram indivíduos com tamanho inferior a 15 cm. Tais espécies corresponderam a pouco menos de 3% do total capturado, como a guarajuba, peixe serra, cavala e a raia pontuda, por exemplo.

A comunidade de peixes amostrada nos arrastos de praia mostra-se dominada por poucas espécies, que concentram 93% de todos os peixes capturados, sendo a sardinha e o arenque responsáveis por 47% e o peixe-espada o mais comum apesar do baixo valor econômico, corroborando estudos feitos no Paraná, onde a pesca de arrasto é caracterizada pela captura de peixes sem expressivo valor comercial.

Peixes com até 15 cm de tamanho corresponderam a 63% das capturas, enquanto que os maiores que 30 cm representaram 33%. As classes de comprimento de maior abundância possuem baixa equitatividade, mas uma alta riqueza de espécies. Os peixes capturados com tamanho entre 16 e 30 cm tiveram uma melhor representação dessas componentes da diversidade, contudo, com baixa abundância.

 

CONCLUSÃO:
A partir dos dados obtidos nas coletas entre os meses de setembro e outubro de 2009 observou-se uma baixa diversidade de peixes, entretanto com grande abundância de exemplares. Certamente o método de pesca seleciona peixes que sejam susceptíveis a tal apetrecho e quanto à questão econômica, embora tais peixes tenham baixa expressividade econômica são importantes para o consumo local. Outra consideração é referente às espécies de valor comercial que foram registradas, com pouca representatividade, o que pode sugerir a sobreexplotação destes.
Palavras-chave: Pesca de arrasto, Diversidade, Abundância.