62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 4. Taxonomia
IDENTIFICAÇÃO DA coleçÃO DE MOLUSCOS TERRESTRES e LIMNíCOLAS DO LABORATÓRIO DE INVERTEBRADOS DO DEPartamento DE BIOCIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE.
Laíse Santos de Jesus 1
Cynthia Lara de Castro Manso 1, 2
1. Depto. de Biociência, Universidade Federal de Sergipe - UFS.
2. Profa. Dra./ Orientadora
INTRODUÇÃO:

O filo Mollusca possui uma grande representatividade, sendo considerado o segundo maior filo em número de espécies. Ele apresenta grande diversidade morfológica em comparação com outros filos ocupando quase todos os tipos de ambientes.

O objetivo principal desse trabalho foi identificar e organizar exemplares de moluscos representados por indivíduos inteiros, além de conchas de gastrópodes terrestres e limnícolas que fazem parte do acervo da coleção de referência de invertebrados sediada no Laboratório de Invertebrados Marinhos (LABIMAR) do Departamento de Biociências da Universidade Federal de Sergipe.

METODOLOGIA:

Além do material existente no LABIMAR, coletas adicionais foram realizadas nas dependências da Universidade Federal de Sergipe, Campus de Itabaiana. Doações de exemplares, provenientes de municípios do semi-árido e do agreste de Sergipe, foram efetuadas por alunos e técnicos do curso de Biologia. O material coletado foi posto no frízer por no mínimo 24h, em seguida fixado em formol a 10%, sendo transferido para uma solução de álcool a 70% para preservação. Os exemplares foram identificados com base em Simone (2006), e receberam um número de entrada no catálogo da coleção do Laboratório de Invertebrados Marinhos (LABIMAR), junto com os dados de coleta.

RESULTADOS:

Até o momento foram identificadas cerca de doze espécies distribuídas em nove famílias totalizando quarenta e três exemplares, provenientes dos Estados de Sergipe, Alagoas e Rio de Janeiro. Entre os Pulmonados terrestres foram identificadas oito famílias e nove espécies: Megalobulimus intercedens (Martens, 1876), M. lopesi (Leme, 1984), Miranaba cuspidens (Morrets, 1952), Achatina fulica (Bowdich, 1822), Sarasinula plebeia (Fisher, 1868), Systrophia circumplexa (Ferussac, 1839), Omalonix convexus (Martens, 1868), Mesembrimus sp. e Obeliscus sp. Entre os prosobrânquios limnícolas apenas o gênero Pomaceae (Perry, 1811) com as espécies Pomacea archimedes (Spix, 1827), P. sordida (Swaison, 1823) e Pomacea sp. foi registrado até o momento na coleção.

CONCLUSÃO:

A coleção de moluscos terrestres e limnícolas se comparada a coleções mais antigas de instituições renomadas, ainda é pequena. Mas sua importância está em ser a única a estar sendo formação no Estado de Sergipe, congregando algumas espécies que ainda não tinham sido assinaladas para o Estado.

Instituição de Fomento: Programa de Iniciação Científica Voluntária - PIBIC/VOL.
Palavras-chave: Inventário, Gastropoda, Terrestres e Limnícolas.