62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 6. Arquitetura e Urbanismo - 5. Arquitetura e Urbanismo
PATRIMÔNIO HISTÓRICO RURAL DO SERIDÓ POTIGUAR
Marina Medeiros de Oliveira 1
Maísa Fernandes Dutra Veloso 2
1. Depto.de Arquitetura, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
2. Profa. Dra./Orientadora - Departamento de Arquitetura - UFRN
INTRODUÇÃO:
Este trabalho foi desenvolvido como pesquisa para o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Rio Grande do Norte (IPHAN) e consiste em um inventário de conhecimentos acerca do patrimônio arquitetônico rural de seis cidades do Rio Grande do Norte, localizadas na região do Seridó: Jardim de Piranhas, Ipueira, São João do Sabugi, Serra Negra do Norte, Timbaúba dos Batistas e Ouro Branco. Seu objetivo é identificar a existência e o estado de preservação e de conservação de edificações que apresentam valor histórico e a partir desse levantamento conhecer as características da arquitetura rural do interior do estado do Rio Grande do Norte. A importância dessa pesquisa está atrelada à relação intrínseca entre as fazendas e a população do interior que têm nas edificações o registro de suas vidas.
METODOLOGIA:
A metodologia utilizada consistiu na coleta de dados preliminares (bibliografia, documentação e outras fontes); Viagens de reconhecimento da região; Mapeamento das edificações e/ou conjuntos mais relevantes (fotografias, croquis esquemáticos, aquisição das coordenadas geográficas e aplicação do inventário de conhecimento) e análise dos dados obtidos em campo.
RESULTADOS:
O inventário possibilitou a identificação do panorama em que se encontram as edificações rurais nas cidades visitadas. O resultado constatado foi um quadro de carência de preservação e de investimentos no restauro dessas edificações e, em diversos casos, abandono das mesmas por parte dos proprietários, que afirmaram não apresentar condições de manter as fazendas em condições de moradia.
CONCLUSÃO:
Após o diagnóstico de localização destas edificações e do seu estado de conservação e preservação, é possível afirmar a necessidade de investimentos em conservação e restauro para garantir o melhor uso das fazendas por seus proprietários ou até mesmo pela população das cidades em que se encontram. A restauração dessas edificações proporcionariam melhores qualidades habitacionais para seus usuários ou ainda o crescimento da economia local. Seria um meio de expandir o turismo estadual, que atualmente é direcionado basicamente a turismo costeiro. Portanto, investir nessas edificações as valorizaria e conseqüentemente proporcionaria o crescimento do interior do estado com o turismo histórico.
Palavras-chave: Patrimônio arquitetônico rural, Arquitetura seridoense, Preservação.