62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 6. Sociologia Urbana
ATUALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TÉCNICA DOS ASSENTAMENTOS PRECÁRIOS NA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE (R.M.R.)
Natália Patrícia Tenório Bezerra 1
Helenilda Cavalcanti 2
1. Universidade Federal de Pernambuco / UFPE
2. Fundação Joaquim Nabuco / FUNDAJ
INTRODUÇÃO:
Ao levantarmos a produção científica e técnica sobre Habitação Popular nas principais Universidades do Estado de Pernambuco, nos órgãos públicos e privados, percebeu-se uma dispersa e abundante produção a espera de catalogação e atualização para ser publicada. A necessidade de uma atualização têm por objetivo facilitar o acesso às informações que servirão como um importante subsídio às diversas comunidades científicas e técnicas e a outros agentes envolvidos no processo da produção, comercialização e consumo do espaço urbano na Região Metropolitana do Recife. Além do que, poderá trazer informações para subsidiar as políticas públicas locais, estaduais e nacionais de redução da precariedade e resgate da cidadania dos amplos grupos sociais que enfrentam problemas de deterioração da qualidade de vida. Sendo ainda de extrema valia para que os gestores públicos do município do Recife e de sua Região Metropolitana disponham de ferramentas de conhecimento para efetivar uma política intermunicipal e intramunicipal. Nesse aspecto, a pesquisa de levantamento pode ajudar a suscitar novas questões urbanas nas metrópoles brasileiras, e estimular mais estudos sobre as vastas porções do território da Região Metropolitana do Recife ocupadas por assentamentos precários.
METODOLOGIA:
Na primeira fase da pesquisa foram visitadas as 14 Secretarias de Planejamento dos municípios da Região Metropolitana do Recife, com a finalidade de fornecer subsídios para o desenvolvimento de reflexões preliminares acerca dos Assentamentos Precários, por localidade, e realizar um levantamento dos estudos e projetos em execução. A consulta do material pode ser realizada em parte por meio de consulta on-line às bibliotecas públicas, outras vezes, sendo realizadas por meio de visitas presenciais aos órgãos públicos, as organizações não-governamentais e aos cursos de pós-graduação nas áreas de maior concentração da produção científica. Tendo como data de referência para atualização o início dos anos noventa até os dias atuais, o objetivo estava em recolher informações e agrupar estudos e trabalhos técnicos e acadêmicos, publicados ou não, para compor o acervo objeto de estudo da catalogação proposta.De posse de aproximadamente 100 referências bibliográficas, cada referência foi classificada quanto à ordem Institucional, Tipológica e Formal, e foi feito um resumo de cada estudo.Na segunda fase da pesquisa, as referências foram separadas e agrupadas em quatro temas eixo, que estão subdivididos.Encerrada essa etapa, as referências serão analisadas.
RESULTADOS:
A coleta de material da produção literária (teses, artigos, livros, projetos, monografias, trabalhos técnicos e outros) exigiu uma atenção especial na forma de classificação. Para tanto, o desenvolvimento da pesquisa foi dividido em três etapas: 1)Seleção do material coletado para compor o acervo da pesquisa; 2)Classificação do material bibliográfico segundo critérios definidos pelos pesquisadores; e 3)O balanço crítico do material levantado. Os critérios de elegibilidade dos documentos selecionados para compor a resenha e a catalogação da produção científica e técnica sobre habitação popular na R.M.R. são de ordem temática, espacial, temporal, além de levar em consideração as questões que dizem respeito às informações sobre assentamentos precários. Os temas centrais são: Processo de produção do espaço habitacional, Caracterização do mercado habitacional, Produção popular de habitação e Políticas habitacionais. Ao passo que novas referências estão sendo incluídas,e atualizados os números de chamada quanto à localização e a revisão dos resumos já elaborados.
CONCLUSÃO:
A pesquisa estará sendo concluída em junho de 2010 com a efetiva atualização e produção de um catálogo, constante de uma resenha e análise do material coletado. O que se pôde perceber até o momento foi uma dispersa produção científica e técnica conjuntamente com a ausência de publicação períodica da mesma,se resumindo à folhetos em algumas instituições.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Habitação, Região Metropolitana do Recife, Produção Científica e Técnica.