62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 5. Matemática - 5. Probabilidade e Estatística
SAÚDE COMPLEMENTAR: CARACTERIZAÇÃO DO MERCADO E DOS BENEFICIÁRIOS DA CIDADE DO NATAL/RN NO ÂMBITO DA CIÊNCIA ATUARIAL
Victor Hugo Dias Diógenes 1
Hugo Galvão da Cunha 1
Pablo Henrique Gomes de Azevedo 1
Vanderli Oliveira da Mata 1
Moises Alberto Calle Aguirre 2
1. Depto. de Estatística, Fac. de Ciência Atuariais, UFRN
2. Prof. Dr./Orientador - Depto. de Estatística, UFRN
INTRODUÇÃO:
Dentro dos mais variados campos de atuação do profissional de Ciências Atuariais, o da Saúde Complementar se destaca entre os demais. Não só pela importância e utilidade que um atuário teria dentro de qualquer organização, mas pelo próprio cumprimento da legislação vigente sobre o assunto, que obriga as empresas que prestam o serviço à saúde complementar terem um parecer atuarial como suporte na formulação dos seus produtos e serviços. Considerado isto, são necessários estudos que decifrem e detalhem o comportamento e a dinâmica desse campo de atuação do profissional de Atuária, de forma que produzam dados e conclusões, no intuito de subsidiar todas as partes interessadas sobre o assunto (poder público, iniciativa privada, profissional de ciências atuariais, meio acadêmico, etc). É seguindo essa perspectiva que este trabalho se faz presente. Para tanto, foi definido como objetivo geral da pesquisa uma análise descritiva do mercado e dos beneficiários de seguros de saúde privado em Natal. Ou seja, traçar um perfil dos beneficiários dos planos de saúde complementar que operam em Natal, principalmente nos aspectos referentes a sexo e faixa etária.
METODOLOGIA:
O trabalho em tela, para se tornar realidade e alcançar os seus objetivos, teve os seguintes procedimentos metodológicos: (I) Levantamento de dados na internet junto a ANS (dados relacionados ao mercado de saúde complementar), a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo - SEMURB e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE (dados referentes a demografia) e pesquisas e entrevistas in loco nas operadoras de plano de saúde privado que operam em Natal; (II) Com os dados em mãos, partiu-se pra o processamento e cruzamento dos dados. A partir daí foi possível a geração de tabelas e gráficos conforme a necessidade da pesquisa. Os softwares utilizados nesta etapa do trabalho foram "Excel" e "R"; (III) Com os dados organizados, foi possível fazer a análise descritiva dos resultados, abordando tantos aspectos quantitativos como qualitativos também.
RESULTADOS:
Após cruzamento e análise dos dados, ficou evidente uma diferença de comportamento dos beneficiários que reside em Natal frente ao mercado de saúde suplementar quando se considera o sexo e as faixas etárias dessa população. É notória a variação, inclusive histórica, das taxas de cobertura conforme idade e gênero dos beneficiários. Através do levantamento das operadoras juntos a ANS que operam em Natal, foi possível o georreferenciamento de todas elas para produção de um mapa que represente a distribuição de espacial dessas operadoras na cidade do Natal. Ficou evidente a concentração nos bairros mais nobres da cidade, principalmente na sua região administrativa Leste. Outro ponto importante constatado pelo trabalho nas visitas as operadoras foi o total desconhecimento da maioria dos funcionários dessas empresas do que seja um atuário e sua área de atuação. Fato este explicado por muitas das operadoras aqui em Natal serem apenas pequenos escritórios, com função meramente administrativa, tendo as suas expectativas sedes e atuários em grandes pólos metropolitanos.
CONCLUSÃO:
Ao final da pesquisa em tela, foi possível entender a importância, o comportamento e a evolução histórica do mercado de saúde complementar no Brasil. Mais importante ainda foi averiguar a importância de um profissional da ciência atuarial nas empresas deste mercado, tendo papel fundamental e primordial no funcionamento deste setor. A partir das conclusões presentes neste trabalho sobre a caracterização dos beneficiários de saúde complementar de Natal, empresas do setor, meio acadêmico e demais interessados podem adquirir mais informações sobre o comportamento histórico da demanda de planos de saúde privado de Natal, principalmente no que diz respeito a sexo e faixa etária. E, por fim, ficou evidente a necessidade de estudos e levantamentos das operadoras de planos de saúde complementar que atuam em Natal. Na total inexistência de algo do tipo, estes estudos serão uma importante fonte de dados para pesquisas futuras.
Palavras-chave: Saúde Suplementar, Beneficiários , Operadoras.