62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 4. Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - 5. Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
IMPACTOS DA PESCA E DO TURISMO SOBRE A ZONA COSTEIRA DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DOS RECIFES DE CORAIS/RN, BRASIL
Clébia Bezerra da Silva 1
Ricardo Farias do Amaral 1
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte
INTRODUÇÃO:
A maior parte da população mundial vive em zonas costeiras. A criação de unidades de conservação marinha é um instrumento que vem sendo utilizado para gerir estes espaços. A Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais (APARC) foi criada para proteger os recifes de corais das atividades antrópicas, principalmente a pesca e o turismo. Estas são as principais atividades econômicas desenvolvidas na APARC. O presente trabalho busca conhecer os impactos ambientais decorrentes da pesca e do turismo na área da APARC.
METODOLOGIA:
O estudo é exploratório e descritivo. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas com os moradores da comunidade da Maracajaú (janeiro e fevereiro de 2008), comunidade da área de influência da APARC e através de observações. Foi feita a revisão da literatura.
RESULTADOS:
Os resultados mostraram que a forma como a pesca está seno desenvolvida está provocando a diminuição dos estoques pesqueiros da APARC, divido a pesca predatória (utilização de técnicas ilegais que são prejudiciais aos estoques pesqueiros, aos recifes de corais e os organismos aquáticos) e a falta de cooperação entre a os próprios pescadores, como observado por Lins Oliveira et al. (2006). A expansão imobiliária, impulsionada pelo turismo, como mostrado no levantamento documental feito no órgão estadual que emite a licença ambiental, é um problema para a área de entorno, que não dispõe de infra-estrutura nem para atender as necessidades das populações já existentes. A construção de resorts põe em risco dunas e lagoas, entre outros. O mergulho feito na área dos recifes de corais também apresenta aspectos que podem acarretar em impactos negativos aos corrais.
CONCLUSÃO:
Os impactos das ações antrópicas já são visíveis na APARC e sua área de entorno. A ingerência observada na utilização desta parte da zona costeira coloca em risco a manutenção dos ecossistemas existentes nesta área e principalmente, a própria existência do homem.
Palavras-chave: Turismo e Pesca, Impactos, Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais/RN.