62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Contabilidade - 8. Contabilidade
ESTUDO SOBRE FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA: INVESTIGAÇÃO EMPÍRICA NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS QUE TRABALHAM POR ENCOMENDA
Andrea Lobo 1
Adriana Isabel Backes Steppan 2
Amanda Medeiros Martins 3
Joana Darc Medeiros Martins 4
Josicarla Soares Santiago 5
1. Departamento de Ciências Contábeis, UFRN
2. Departmento de Ciências Contábeis, UFRN
3. Departamento de Ciências Contábeis, UFRN
4. Departamento de Ciências Sociais, UFPB
5. Departamento de Ciências Contábeis, UFCG
INTRODUÇÃO:
O objetivo principal do estudo foi identificar os critérios utilizados na formação do preço de venda nas micro e pequenas empresas localizadas na cidade do Natal/RN e que trabalham por encomenda. Nos dias atuais, o gerenciamento de preços tornou-se uma nova e incomparável ferramenta de decisões gerenciais para toda e qualquer empresa que almeje o sucesso. A sobrevivência da empresa depende de sua habilidade em obter preços para seus produtos que cubram todos seus custos. Para determinar o preço de venda é necessário que a empresa considere alguns fatores, como demanda, concorrência, os objetivos pretendidos pela empresa, a estrutura de custos existentes e o ambiente regulatório, como governo, sociedade e etc. Em linhas gerais, pode-se dizer que o preço de venda está relacionado a fatores internos e externos à empresa. A necessidade de acompanhar preços praticados pelo mercado ou a situação de praticar preços oriundos do custo mais margem são enfoques que dependem de vários fatores mercadológicos. Com a crescente competitividade, os clientes estão cada vez mais exigentes, fazendo com que o preço passe a ser formado em função da oferta e da procura, então surge à necessidade de se garantir o lucro para produtos ou serviços.
METODOLOGIA:
Trata-se de uma pesquisa empírica-analítica que, de acordo com Martins (2002, p.34), é uma abordagem que apresenta em comum a utilização de técnicas de coleta, tratamento e análise de dados marcadamente quantitativos. Utilizou-se como referência o estudo realizado por Souza et al, em 2005, nas empresas que trabalham por encomenda na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG. O instrumento da coleta de dados refere-se a um questionário, direcionado ao gestor das empresas que trabalham por encomenda no setor de confecção em Natal/RN. Os dados coletados referem-se a um universo de dezesseis empresas do ramo de confecção, obtidas através da relação disponibilizada pela FIERN (Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte), em Julho de 2007. A pesquisa de campo foi feita pessoalmente pelos pesquisadores em cada empresa do setor de confecção, que trabalha por encomenda, na cidade do Natal. Após a coleta dos dados foram efetuadas análises descritivas, a fim de evidenciar os resultados alcançados.
RESULTADOS:
O resultado constatou que os gestores destas empresas possuem grandes dificuldades na hora de estimar seus custos e formar seu preço, pois esta dificuldade esta relacionada a diversos fatores tais como: complexidade do produto (93,8%), conhecimento dos estimadores de custos (50%), concorrência (68,8%), demanda do produto (56,3%), fornecedores (68,8%), importância estratégica do cliente (50%), especificação do produto por parte do cliente (50%), associado à falta de um sistema de informação para dar suporte para estes gestores. No que tange aos critérios utilizados para formar o preço, entre as empresas pesquisadas, identificou-se que o método utilizado é o custeio variável, pois muitas destas empresas evidenciaram que agregam o custo variável ao produto para formar o preço de venda com adição de uma taxa de marcação para cobrir os custos fixos e adição da margem de lucro. Contudo verificou-se também que outros fatores são utilizados para obter o preço de venda como o cliente, custo e mercado, bem como fatores que causam influência na hora de estimar os custos e formar o preço como complexidade do produto, conhecimento dos estimadores de custos, concorrência, demanda para o produto, especificação do produto por parte do cliente, fornecedores e importância estratégica do cliente.
CONCLUSÃO:
O estudo teve como objetivo investigar quais critérios utilizados na formação do preço de venda nas micro e pequenas empresas que trabalham por encomenda no setor de confecção na cidade do Natal, bem como se as mesmas elaboram um controle de custos para a tomada de decisões sobre preço de venda. Durante a pesquisa verificou-se que é um tanto complexo formar seu preço de venda, pela questão do sistema produtivo onde este é especificado pelo cliente. Observou-se que no setor estudado (confecção por encomenda) as características são singulares no que diz respeito ao processo produtivo, sendo que o porte da empresa, a formação profissional e o mercado que a empresa atua são fatores que também podem impactar na forma de gerenciamento destas empresas. Quanto aos critérios utilizados para formar o preço, entre as empresas pesquisadas, identificou-se que o método utilizado é o custeio variável, pois muitas destas empresas evidenciaram que agregam o custo variável ao produto para formar o preço de venda com adição de uma taxa de marcação para cobrir os custos fixos e adição da margem de lucro. Em relação ao controle de custos, revelou-se que as empresas pesquisadas não fazem nenhuma utilização de um software para dar suporte na hora de estimar seus custos e formar seu preço de venda.
Palavras-chave: Formação de preços, Estimativa de custos, Produção por encomenda.