62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 8. Fisioterapia e Terapia Ocupacional - 1. Fisioterapia e Terapia Ocupacional
INCIDÊNCIA E CARACTERÍSTICAS DAS LESÕES ESPORTIVAS DURANTE A IV OLIMPIADAS DESPORTIVAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Rodrigo Wagner da Silva Montoril de Araújo 1
Sérgio Sales Asfora de Oliveira 1
Ariane Câmara Emerenciano 1
Cristiano dos Santos Gomes 1
Gildásio Lucas Lucena 1
Wouber Hérickson de Brito Vieira 1
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE/UFRN
INTRODUÇÃO:

A lesão esportiva é uma afecção decorrente da participação do indivíduo no desporto que pode apresentar como conseqüências a redução parcial ou total da atividade esportiva, repercussões na vida social e econômica do atleta e a necessidade de intervenção terapêutica. Nesse contexto, a fisioterapia aplicada à área esportiva dedica-se não somente ao tratamento do atleta lesionado, mas também, à adoção de medidas preventivas e de caráter epidemiológico, a fim de reduzir a ocorrência de lesões. O trabalho preventivo é delineado e realizado de maneira eficaz, com base no levantamento dos fatores de risco das lesões referentes à modalidade da área esportiva específica e da elaboração de estratégias de intervenção. A Liga de Estudos em Fisioterapia Esportiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - LEFERN é uma ação associada envolvendo ensino, pesquisa e extensão promovida pelo Departamento de Fisioterapia desta instituição tendo como atribuições não só prestar o atendimento fisioterapêutico imediato (durante a prática esportiva), mas também fazer um levantamento epidemiológico das lesões mais freqüentes nos atletas. Portanto, o objetivo deste estudo foi determinar a incidência e características das lesões esportivas durante a IV olimpíada esportiva da UFRN.

METODOLOGIA:

Fizeram parte do estudo 45 atletas amadores participantes da IV olimpíadas desportivas da UFRN e que foram acometidos por algum tipo de lesão esportiva em alguma das seguintes modalidades: Basquete, futebol de campo, futebol de salão, handball e judô. Estas modalidades foram as acompanhadas pelos acadêmicos da LEFERN. Imediatamente após a lesão cada atleta foi submetido a uma entrevista por parte de um dos acadêmicos do curso de fisioterapia da UFRN pertencente a LEFERN. Estes foram devidamente treinado quanto a aplicação do questionário por meio da realização de um estudo piloto prévio o início da competição. O questionário continha informações referentes aos dados de identificação dos atletas, tipo e características da lesão, nível de aptidão física pré-competição e tipo de tratamento realizado pela equipe da LEFERN no momento do trauma. Após a obtenção das respostas, cada questionário foi entregue a um investigador para ser realizada a tabulação e análise estatística dos dados. A prevalência das respostas foi obtida por meio de cálculos percentuais.

RESULTADOS:

Das 45 avaliações realizadas, 62,2% (n=28) foram do sexo masculino e 37,7% (n=17) do sexo feminino. 80% dos atletas mostraram-se destros. Uma parcela significativa desses atletas participava de apenas uma ou duas competições por ano (n=11, 24,4%), e 40% (n=18) dos entrevistados afirmaram não praticar nenhum outro tipo de esporte, enquadrando-os na categoria de atletas amadores. A maioria dos entrevistados relatou já ter sofrido algum tipo de lesão (68,8%, n=31). A localização mais comum dessas lesões foi a articulação do Joelho especificamente o direito (32,2%, n=10), seguido imediatamente pelo tornozelo direito com 9 atletas (29%). Estas são articulações expostas aos traumas esportivos e envolvidas nos diferentes gestos da atividade. O diagnóstico mais comum foi a entorse com 51,6% (n=16), o que corrobora dados epidemiológicos mundiais. 38,7% (n=12) desses atletas lesionados não havia realizado tratamento fisioterapêutico; 54,8% (n=17) precisaram ficar mais de 4 semanas afastados da prática esportiva; 53,3% (n=24) afirmaram sentir algum tipo de dor no corpo; 37,7% (n=17) sentiam dor durante a prática esportiva e 55,5% (n=25) sentiram dor após a realização da atividade.

CONCLUSÃO:

A lesão esportiva foi um evento freqüente em atletas amadores, sendo o sexo feminino o mais acometido, as articulações do joelho e tornozelo as mais envolvidas nessas lesões. Além disso, os atletas lesionados não só deixam de realizar atividade física regular como também não participam de competições regularmente. Assim, a LEFERN vem proporcionando aos alunos uma vivência na área de fisioterapia esportiva bastante relevante, visto que essa área de atuação do fisioterapeuta não é contemplada na estrutura curricular do curso desta instituição. Estudos como esse além de traçar o perfil epidemiológico das lesões esportivas freqüentes, fornece embasamento teórico para a elaboração de um plano de intervenção fisioterapêutica com enfoque preventivo objetivando minimizar os índices de lesões nas Olimpíadas Universitárias da UFRN.

Instituição de Fomento: LIGA DE ESTUDOS EM FISIOTERAPIA ESPORTIVA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - LEFERN
Palavras-chave: Lesão, Fisioterapia esportiva, Prevenção.