62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 5. Farmacognosia
ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DE EXTRATOS VEGETAIS DE Eremanthus glomerulatus
Raphaella Correia da Costa 1
Polyana Araújo de Assis 1
Phellipe Norato Estrela Terra Theodoro 1
Dandara Braga Santana 1
Mariana Laundry de Mesquita 1
Laila Salmen Espíndola 1
1. Laboratório de Farmacognosia, Universidade de Brasília / UnB
INTRODUÇÃO:

A família Asteraceae apresenta várias de suas espécies com propriedades antifúngicas descritas na literatura. Tendo em vista esse contexto, o presente trabalho teve como objetivo estudar as propriedades antifúngicas dos extratos vegetais de Eremanthus glomerulatus, espécie essa pertencente à família Asteraceae. A pesquisa de compostos de origem natural é uma importante fonte na busca de novos agentes terapêuticos, em verdade cerca de 50% das entidades químicas utilizadas na terapêutica são de origem natural. Essa linha de pesquisa é muito importante, já que as infecções fúngicas têm se tornado cada vez mais graves. Dentre os aspectos que agravam o quadro podemos citar o aumento de cepas resistentes, toxicidade dos agentes antifúngicos e o aumento do número de casos de infecções em todo o mundo. Tais infecções são de especial importância para pacientes com o sistema imunológico debilitado, em especial os pacientes em tratamento de câncer, portadores do vírus HIV e os pacientes em uso de imunossupressores, como os portadores de doenças auto-imunes e transplantados. Diante disso, o presente trabalho avaliou as propriedades antifúngicas dos extratos vegetais de E. glomerulatus em fungos filamentosos e leveduras patogênicas humanas.

METODOLOGIA:

A coleta da espécie Eremanthus glomerulatus Less. (Asteraceae) foi realizada na região do Distrito Federal, no bioma Cerrado. Uma exsicata foi depositada no Herbário da Universidade de Brasília (UnB), sob o número (UB) 3721. Os órgãos foram separados, dessecados, estabilizados e pulverizados. Após o processo de maceração, a solução extrativa foi recuperada e concentrada em rota-evaporador. O extrato bruto foi diluído em dimetilsulfóxido (DMSO) e submetido a testes de determinação da Concentração Inibitória Mínima (CIM) através da técnica de microdiluição descrita nos protocolos M27-A2 e M38-A do Clinical and Laboratory Standards Institute (CLSI). A avaliação foi feita em leveduras: Candida albicans, Candida parapsilosis, Candida krusei, e dermatófitos: Trichophyton mentagrophytes, Trichophyton rubrum e Microsporum canis.

RESULTADOS:

Foram obtidos dez extratos hexânicos e etanólicos da madeira e casca do caule, madeira e casca da raiz e folhas de Eremanthus glomerulatus. Utilizando-se a técnica de microdiluição, foi possível observar que alguns extratos apresentaram amplo espectro de ação, pois tiveram atividade tanto em fungos filamentosos como em leveduras. Para C. albicans e C. krusei, os extratos apresentaram valores de CIM inferiores a 500 μg/mL, em especial o extrato etanólico da madeira do caule que apresentou CIM de 31,25 μg/mL em C. krusei. Para os fungos filamentosos foram observados valores de CIM inferiores a 250 μg/mL, sendo que os extratos hexânicos e etanólicos da madeira do caule apresentaram CIM de 125 μg/mL em T. rubrum. O nosso grupo adotou como critério de seleção o valor de CIM ≤ 125 µg/mL para qualificar um extrato promissor na busca de novos agentes antifúngicos, apesar de não existir consenso formado sobre o valor de CIM adequado. A potente atividade desses extratos em leveduras e dermatófitos é de grande importância, pois permite prosseguir com a busca de novos compostos medicamentosos.

CONCLUSÃO:

Os extratos hexânicos e etanólicos de Eremanthus glomerulatus demonstraram atividade tanto em leveduras como em fungos filamentosos. Essa descoberta é inédita para essa espécie e reforça as propriedades antifúngicas presentes em espécie pertencente à família Asteraceae. Esse estudo enfatiza ainda a importância da preservação do Cerrado, já que esse bioma possui muitas espécies que apresentam potenciais farmacológicos e está ameaçado pela grande ação antrópica. As perspectivas para esse trabalho são a realização do fracionamento biomonitorado com posterior identificação das moléculas que apresentam atividade antifúngica.

Instituição de Fomento: UnB, CNPq, CAPES, FAPDF
Palavras-chave: Eremanthus glomerulatus, Candida, Fungos filamentosos.