62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A INFLUENZA A (H1N1) UTILIZANDO JOGOS PEGAGÓGICOS NA ESCOLA ESTADUAL CARLOS DRUMOND DE ANDRADE, BOA VISTA, RORAIMA
Náyad Suzane Lima de Oliveira 1
Arlene Oliveira Souza 2
Rodrigo Mendonça Bríglia 1
Marcelo Augusto Pinheiro Ferreira 1
1. Discente do Curso de Biologia-Faculdade Cathedral de Roraima/FCHBS
2. Profa. Msc./Orientadora - Faculdades Cathedral de Roraima/FCHBS
INTRODUÇÃO:

 

Os jogos pedagógicos são métodos de ensino que facilitam o processo ensino aprendizagem. Desta forma, os alunos aprendem de maneira fácil, descontraída a lidar com os assuntos do seu cotidiano e da sua realidade, aumentando seu campo de raciocínio.

Com os jogos, os alunos mostram um maior interesse em participar e aprender, trabalhando em grupos direcionados a vencer e a alcançar o objetivo traçado pela brincadeira.

Os jogos pedagógicos foram desenvolvidos para serem usados dentro das salas de aula e estimular a competência em lidar com as dificuldades, obstáculos e limites do cotidiano, permite que a criança se manifeste, sem inibições e sem censuras. Através do jogo, podemos criar diversas situações no processo de socialização e ajudar a criança na convivência com seu grupo de colegas. No jogo aprende-se a vencer e a perder.

Desta forma, utilizamos um jogo da memória ilustrativo, com informações essenciais sobre a nova gripe, a Influenza A (H1N1), o jogo pedagógico aqui apresentado tem como objetivo principal oportunizar as crianças a obtenção de informações sobre a Gripe A (H1N1) de maneira dinâmica.

METODOLOGIA:

 

No primeiro e segundo bimestre do sexto semestre de 2009, durante as atividades extraclasse,  da disciplina de Instrumentação de Microbiologia e Imunologia, Curso de Ciências Biológicas da Faculdade Cathedral, sede Boa Vista, foi desenvolvido protótipo de um jogo pedagógico para uma turma, 6ª série do Ensino Fundamental, da escola pública Carlos Drumond de Andrade.

O tempo de duração da aplicação do jogo e avaliação  correspondeu a 50 minutos. A avaliação deu-se por meio de questionários com perguntas fechadas que tinham como objetivo realizar o nível de aceitação do jogo aplicado. Além disso, foi permitido que os mesmos expusesse suas opiniões, críticas e sugestões do trabalho desenvolvido na sala de aula. Participou das atividades um total de 20 alunos.

Os materiais utilizados foram: papel cartão preto, figuras, cola, régua, lápis, borracha, papel A4, e tesoura.

RESULTADOS:

 

O jogo pedagógico cujo tema Influenza A (H1N1), foi aplicados para 20 alunos da Escola Estadual Carlos Drumond de Andrade, com idade entre 12 a 14 anos sendo 55% do sexo feminino e 45% do sexo masculino. 90% dos alunos afirmaram que os jogos pedagógicos melhoram o conhecimento e apenas 10% acharam que não. 100% deles afirmaram que gostaria de ter aulas com jogos, pois o mesmo ajudava no aprendizado e 80% disseram que adquiriram novos conhecimentos.

Os alunos tiveram oportunidade de avaliar o jogo do qual participaram, o que foi feito por meio de um questionário.  90% afirmaram que foi ótimo, e atribuíram nota 9 ao jogo, no entanto, 35% deles acharam que deveríamos melhorar no jogo a forma de premiação, e 65% acharam que não havia nada a melhorar no jogo, demonstrando sua satisfação com a atividade realizada, pois para esses as figuras estavam bastante engraçadas, gostaram dos brindes e que foi muito divertido.

Com relação a visão dos alunos em relação à gripe A, sintomas, prevenção e grupo de riscos, observou-se que as respostas dos alunos aos questionamentos coincidem com a literatura sobre a Influenza (H1N1), ficando claro que o trabalho desenvolvido pela mídia na divulgação de informações sobre a doença tem alcançado êxito.

 

CONCLUSÃO:

 

Para nós licenciandos do Curso de Biologia, a realização deste trabalho foi muito satisfatório, fomos bem recepcionados na escola estadual Carlos Drumond de Andrade. Essa atividade modificou a nossa visão dos alunos que antes da realização do jogo pedagógico, era que eles eram bagunceiros, que não se interessariam pela atividade. Mas foi totalmente ao contrario, eles nos respeitaram bastante, tiveram um bom comportamento durante toda atividade, todos interagiram com o nosso trabalho, responderam aos questionários sem reclamações.  Isso facilitou muito o nosso trabalho.

Os alunos gostaram muito do trabalho realizado na sala de aula, divertiram-se com as imagens das figuras, escolhidas de acordo com a idade deles, e na hora da premiação, eles demonstraram união dividindo os prêmios entre eles, pois a turma era de 20 alunos, então todos puderam usufruir de todos os brindes e ficamos muito felizes por isso, pois não pedimos que eles repartissem, eles próprios dividiram os prêmios com os  perdedores e com o restante da turma que ainda não tinham brincado. E até mesmo nós fomos premiados com brindes. Concluímos que o nosso trabalho foi um grande aprendizado para nós licenciandos, bem como, para as crianças e que puderam aprender mais de uma forma bem descontraída.

           

Palavras-chave: Jogos Pedagógicos, Gripe A, H1N1, Educação.