62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
ESPERANÇA: PREVENÇÃO DE DST/AIDS COM ADOLESCENTES EM PROJETO SOCIAL
Euci Selma Siébra Munhóz 1
Ieda Maria S. Bochio 2
Noemi Bileski de Abreu Ferraz 3
Miriam Fernanda S. Bochio 4
Silvia de Aquino Coev 5
Petra Sanchez Sanchez 6
1. Mestra em Educação, Arte e História Cultura UPM-SP
2. Mestre Saúde Pública USP
3. Centro Universitário São Camilo SP
4. Universidade do Estado São Paulo UNESP
5. Universidade Paulista UNIP
6. Orientadora Dra.Profa. titular do Programa de EAHC/CCl da UPM
INTRODUÇÃO:

O crescimento e desenvolvimento de crianças em suas diferentes fases são marcados pela vulnerabilidade. Na adolescência quando as expectativas relacionadas com a vivência da sexualidade se intensificam, tornam-se evidentes os riscos para Síndrome da Imunodeficiência O objetivo da oficina de educação em sexualidade utilizando a Proposta Triangular de Ensino da Arte foi possibilitar a reflexão para que as escolhas sejam feitas de forma autônoma, com liberdade, discernimento e com responsabilidade transformadora. A educação através da Arte possibilita a inter-relação de diversos saberes no ensino-aprendizagem onde questões subjetivas e de difícil abordagem podem ser tratadas de forma prazerosa e criativa, ampliando a dimensão da educação em saúde entre os adolescentes. A autoleitura, a leitura do mundo são propostas artísticas que contribuem na educação em sexualidade promovendo a crítica, a adoção de comportamentos, práticas e atitudes que previnam a contaminação com DST/AIDS. A proposta de ações educativas de caráter não-formal privilegia o diálogo e possibilitam compreender os diversos fatores que influenciam a busca de medidas preventivas cada vez mais abrangentes e eficazes para prevenção de DST/AIDS.

 

METODOLOGIA:

A experiência fundamentou-se na "Proposta Triangular de Ensino de Arte", da professora Ana Mae Barbosa, que revela componentes do processo ensino-aprendizagem em três ações básicas: a leitura da obra de Arte, interpretação cultural, a contextualização e a criação, entendida como o fazer artístico. A discussão foi feita em formato de roda de conversa, sobre a vida do artista Gustav Klimt, que conciliava em seus trabalhos aspectos da vida e da morte, o simbolismo, a quebra de tabus, desenhos sensuais e elaboração caleidoscópica. O tema principal, beleza das mulheres, foi observado na obra A Esperança I, que em primeiro plano mostra a figura de uma mulher grávida, nua, tendo ao fundo figuras que representam ou simbolizam o vício, a doença, a pobreza e a morte que ameaçam a vida. A leitura da obra partiu dos primeiros níveis do Image Watching, de Robert Ott, alternando com a contextualização e finalizando com o fazer artístico. A oficina com duas horas e meia de duração foi realizada pelo projeto "Meu Corpo Meu Bem" da Casa de Assistência Filadélfia, uma ONG/AIDS, que atende crianças e adolescentes que vivem ou convivem com HIV/AIDS, em São Paulo. Participaram do encontro onze adolescentes com faixa etária entre 12 e 15 anos de idade sendo seis meninas e cinco meninos.

 

RESULTADOS:

A Proposta Triangular de Ensino de Arte possibilitou aos jovens adolescentes que vivem ou convivem com HIV/AIDS conversar sobre temas de difícil abordagem como a contaminação por DST/AIDS, a gravidez não planejada e os riscos de morte para a mulher e para a criança. Ao mencionarem aspectos comportamentais da prática sexual desprotegida e as consequências para a gestante que faz uso de drogas injetáveis, do tabaco, do álcool, da automedicação bem como a ocorrência de traumas e de fatores sociais, os adolescentes fizeram relatos de casos de violência e necessidades extremas ocorridas em suas próprias famílias. A utilização da imagem da obra A Esperança I trouxe para a conversa diversas questões sobre o corpo, a existência humana, a beleza, a efemeridade da vida, e aspectos socioculturais e econômicos que podem interferir no projeto de vida de um jovem. Os adolescentes reconheceram que é possível prevenir as DST/AIDS, mas, não apresentaram consenso sobre temas como o enfrentamento da pobreza, da violência, entre outros. Pelos resultados obtidos verificou-se que a Proposta Triangular de Ensino de Arte constituiu-se em uma importante estratégia para abordagens preventivas em DST/AIDS com adolescentes.

 

CONCLUSÃO:

O resultado salienta aspectos relevantes em relação à prevenção de DST/AIDS e outros fatores que prejudicam e modificam o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes. O impacto das DST/AIDS na vida dos adolescentes é imensurável e afeta suas aspirações, projeto de vida, relacionamentos além da trajetória sexual. O ensino-aprendizagem proposto em três ações, leitura da obra, contextualização e fazer artístico, fez ressaltar o potencial da Arte no desenvolvimento de uma consciência crítica de modo a possibilitar a adoção de atitudes que previnam a contaminação pelo vírus HIV, as DST e a evolução da epidemia da AIDS. Essa prática serve à abordagem de outros temas desafiadores na educação e pode ser reproduzida em outros espaços e adequada a outros públicos e meios.

Instituição de Fomento: CAPES e Instituto Presbiteriano Mackenzie (Mackpesquisa)
Palavras-chave: DST/AIDS, Arte/Educação, Adolescentes.