62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 3. Química Analítica
ESTUDO ELETROANALÍTICO DO PESTICIDA TIAMETOXAM EM ELETRODOS DE CARBONO VÍTREO E CARBONO VÍTREO/NTC
Adilson Rodrigues Sabino 1
Augusto César de Andrade Lima 1
Fabiane Caxico de Abreu Galdino 1
1. Instituto de Química e Biotecnologia/UFAL
INTRODUÇÃO:

O tiametoxam (TMX) (EZ)3-(2-cloro-tiazol-1,3-tiazol-5-ilmetil)-5-metil-1,3,5-oxadiazinan-4-ilideno(nitro)amina é um pesticida pertencente à classe dos neonicotinoi­des, foi recentemente registrado no Brasil para o controle de pragas em várias culturas, entre elas o da cana-de-açúcar, soja, café. O produto é comercializado como actara® 25g, empregado para aplicação no solo e pulverização foliar, sendo um composto altamente tóxico a insetos e moderadamente tóxico (classe toxicológica III) a mamíferos, mas com grande potencial carcinogênico apresentando uma DL 50 para ratos de 1500 mg Kg-1 por peso corporal. Esse pesticida pode ser transportado para as águas superficiais através das chuvas e outros mecanismos podendo seus resíduos permanecer no meio ambiente. Determinar pesticidas é importante para o monitoramento da poluição agrícola ou industrial e no controle de qualidade de alguns alimentos. O uso de métodos eletroanalíticos tem sido muito atrativos para análise de pesticidas devido a sua alta seletividade, baixo custo e baixo limite de detecção. O presente trabalho mostra o estudo eletroanalítico do TMX em eletrodo de carbono vítreo (CV) e eletrodo CV modificado com nanotubos de carbono através das técnicas de voltametria cíclica (VC) e voltametria de pulso diferencial (VPD).

METODOLOGIA:
As técnicas eletroanalíticas foram realizadas em potenciostato Autolab PGSTAT 20 num sistema de três eletrodos: eletrodo de CV (BAS, diâmetro de 3mm) como eletrodo de trabalho, eletrodo de platina como auxiliar e como eletrodo de referência Ag/AgCl/Cl- (0,1 mol/L).  A VC foi realizada na faixa de potencial de pico catódico (Epc) de 0 à -1,5V à 0 em eletrodo de CV, utilizando solução de TMX a 1x10-4 mol/L preparada em solução aquosa tamponada de pH aparente 7,0 (0,2 mol/L Na2HPO4 e 0,2 mol/L NaH2PO4). A VPD foi realizada em tampão fosfato pH 7,0 na faixa de Epc de 0 à -1,5V com eletrodo de CV e eletrodo de CV modificado com nanotubos de carbono, utilizando solução estoque em meio aquoso de TMX a 1x10-2 mol/L, que foi adicionadas alíquotas variando a concentração de 5 a 100 mmol/L para construção das curvas de calibração. O eletrodo de CV foi modificado através de dez aplicações de 1 mL da dispersão de nanotubos de carbono diretamente na superfície do eletrodo no intervalo de 5 minutos a 80 °C para cada aplicação.
RESULTADOS:

A VC tem como finalidade obter informações qualitativas de sistemas eletroquímicos, e o estudo do TMX por VC em eletrodo de CV apresentou uma onda catódica (Epc = -1,14V) para velocidade (n) de 10mV/s referente a redução do grupo nitro. A análise do efeito da velocidade de varredura evidencia um sistema irreversível (Epc varia com a n) de natureza difusional  e que a protonação ocorre após a transferência de elétrons. Para fins quantitativos foram feitas duas curvas de calibração com TMX em VPD, uma com eletrodo de CV e outra com eletrodo modificado com NTC afim de se obter um método mais sensível para determinação deste pesticida. A análise por VPD em eletrodo de CV observamos um Epc de -1,12V com o limites de detecção (LD) e quantificação (LQ) iguais a 15,16 e 50,55 mmol/L respectivamente, enquanto que no estudo do TMX em eletrodo de CV modificado com NTC obteve um Epc de -0,89V com LD e LQ iguais a 0,19 e 6,29 mmol/L respectivamente, mostrando que é viável o uso de NTC para determinação do TMX devido aos baixos valores de potencial, LD e LQ em relação ao eletrodo de CV.

CONCLUSÃO:
O estudo eletroanalítico do TMX em eletrodo de CV apresentou um pico de redução irrereversível (Epc = -1,2 V) de natureza difusional. A curva analítica do TMX em eletrodo de CV obteve um LD de 15,16 mmol/L e Epc igual a -1,12V, enquanto que a análise usando eletrodo modificado com NTC apresentou um Epc e LD iguais a -0,89V e 0,19 mmol/L, sendo o NTC viável para a análise deste pesticida devido aos baixos valores de Epc e LD.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq; Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Palavras-chave: Carbono Vítreo, Tiametoxam, Eletroanalítica.