62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
ANÁLISE DO ENSINO DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL E MUNICIPAL DE ITABAIANA-SE
Thays Saynara Alves Menezes 1
Marcela Santos de Almeida 1
Cristiane Oliveira dos Santos 1
Graciela da Silva Oliveira 1
1. Universidade Federal de Sergipe(UFS)/Depto.de Biociências
INTRODUÇÃO:
Na era da tecnologia e da informação, há tempos não somos mais os mesmos. Diante das mudanças da sociedade e da invenção de novas tecnologias de informação e comunicação, professores e alunos têm a clara sensação de que a aprendizagem deve ser encarada de forma, indo além da mera transmissão de conhecimentos. Para descrever a dificuldade e o mal-estar dos professores no início da carreira tem sido utilizado o conceito de choque com a realidade. O sistema de colocações obriga à deslocação do professor de escola para escola, de localidade para localidade, o que dificulta à sua inserção no meio profissional e a estabilidade da sua vida familiar e social. A formação inicial dos professores lhes fornece expectativas irrealistas ou uma imagem idealizada sobre o que o professor deve ser e deve fazer, sem os preparar para o confronto com as situações reais do exercício profissional. Nesse contexto, o presente trabalho foi desenvolvido, por licenciandos em Ciências Biológicas, através de uma pesquisa local, buscou conhecer os métodos pedagógicos (recursos e estratégias de ensino) e de avaliação mais freqüentes, bem como as dificuldades encontradas pelos professores de Ciências Naturais de Itabaiana - SE.
METODOLOGIA:
A pesquisa teve como público-alvo professores de ciências da 5ª a 8ª série do ensino fundamental das escolas municipais de Itabaiana-SE. Foram inquiridas seis professoras jovens com até 35 anos, que lecionam em escolas públicas tanto estaduais como municipais. Os questionários foram elaborados com intenção de diagnosticar dois eixos temáticos: o perfil socioeconômico e acadêmico; e as práticas pedagógicas e método de avaliação em sala de aula. Cada questionário possui 6 questões abertas e 15 fechadas de múltipla escolha. O método de ensino e avaliação foi caracterizada pelos seguintes parâmetros: material didático utilizado, incluindo livro texto e fontes complementares, formas de trabalhar o conteúdo em sala de aula, atividades extra classe, assuntos de maior dificuldade para o professor, sistema de avaliação, atividades complementares, entre outros. Para análise dos dados, aqueles coletados através das questões fechadas foram tabulados e quantificados através de freqüência simples e os das questões abertas foram categorizados mediante critérios da análise de conteúdo e em seguida interpretados.
RESULTADOS:
Quanto à formação acadêmica, observamos que das 6 professoras apenas 1 não é formada pela UFS (Universidade Federal de Sergipe). Em outro momento da análise percebemos que entre as inquiridas uma é formada em química, apesar de não possuir habilitação na área, a escassez de professores formados em Licenciatura em Ciências Biológicas na região, parece influenciar nas contratações de profissionais com diferentes habilitações para atuarem no ensino de Ciências Naturais das sérias finais do Ensino Fundamental. Quanto às estratégias de ensino, as professoras acreditam que um laboratório de Ciências melhoraria a qualidade de suas aulas, no entanto, os recursos mais freqüentes são: Data show, laboratório de informática e livros educaticos. Consideram como assuntos mais difíceis de serem abordados em sala de aula os temas Corpo humano: Citologia e Histologia e Noções de Física, e como os assuntos que mais despertam a atenção de seus alunos os temas de Seres Vivos: Animais, Programas de Saúde e Corpo Humano: Reprodução e Genética. Quanto aos métodos de avaliação 6 professores afirmaram que avaliam seus alunos através de: participação em atividades, pesquisas, seminários, questões objetivas e discursivas.
CONCLUSÃO:
Diante dos desafios que o professor pode encontrar em sala de aula, podemos perceber a necessidade de laboratórios de Ciências para propor aos alunos mais qualidade de ensino. Quando perguntados sobre o assunto que sente mais dificuldade para ensinar 2 responderam Corpo Humano: citologia e histologia e 2 Noções de Física, já o que desperta mais interesse do aluno 5 responderam Seres Vivos: Animais, Programas de Saúde e Corpo Humano: Reprodução e Genética. Percebemos a necessidade da inclusão de métodos de ensino que tornem as aulas mais proveitosas e motivadoras. Uma vez que a partir do momento que o professor deixa de ser o detentor do saber e dar espaço para que o aluno expresse suas idéias prévias, o professor pode a partir das dúvidas e discussões em sala de aula promover um ambiente de construção de conhecimentos. Assim, a utilização de diferentes materiais didáticos podem auxiliar a aprendizagem e motivação em sala de aula, além de aumentar as possibilidades de alcançar as diferentes formas de aprender presentes em sala de aula.
Palavras-chave: Escola Pública, Avaliação , Recursos Didáticos.