62ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica |
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb): avaliação estandardizada, organização escolar e trabalho docente |
Andréia Ferreira da Silva 1 Christiany Colin Guimarães Silva 1 |
1. Universidade Federal de Campina Grande/UFCG |
INTRODUÇÃO: |
O estudo, em fase de pesquisa de campo, objetiva investigar se a criação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e dos Planos de Ação Articuladas (PARs) têm contribuído para gerar alterações na organização escolar e no trabalho docente na busca pela melhoria da qualidade do ensino em escolas das redes municipais de ensino do estado da Paraíba. Mais especificamente, busca conhecer como os gestores e professores de escolas municipais de ensino fundamental, anos iniciais, têm assimilado os resultados do Ideb e que ações têm implantado na escola objetivando a melhoria desse índice. A pesquisa vem sendo realizada em dezessete municípios do estado da Paraíba distribuídos pelas quatro mesorregiões que constituem o estado: Agreste, Sertão, Planalto da Borborema e Zona da Mata. Para a realização da investigação foi constituído um grupo de pesquisa formados por professores e alunos da UFCG dos campi de Campina Grande, Cuité e Sumé. Os debates acerca das propostas de avaliação da educação básica padronizadas nacionalmente estão em aberto e necessitam ser aprofundados. O presente estudo busca contribuir com esse debate mediante a análise de seus impactos na escola e na organização no trabalho docente. |
METODOLOGIA: |
Na realização da pesquisa são utilizados procedimentos quantitativos e qualitativos e está sendo desenvolvida a partir do estudo bibliográfico que analisa a reforma educacional implantada no país, a partir de 1990, sobretudo os pressupostos e a política de avaliação padronizada da educação básica. A caracterização dos municípios estudados é realizada e a partir de dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (Inep/MEC), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e secretarias municipais de educação (SME) e constitui-se de indicadores demográficos, econômicos, físicos, políticos, sócio-culturais e da oferta da educação escolar. Também se efetiva a pesquisa documental, que tem como fontes a legislação federal que trata da avaliação da educação básica e, com destaque, a análise dos PARs dos municípios estudados. De início, será aplicado questionário aos diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos e professores de duas escolas de cada município selecionado, totalizando 34 escolas, sendo 17 com menor Ideb e 17 com maior Ideb, no ano de |
RESULTADOS: |
O Ideb, um dos eixos centrais do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), consiste em um indicador de qualidade, com notas de |
CONCLUSÃO: |
A reforma educacional implantada no país, a partir dos anos de 1990, tem gerado a intensificação do trabalho dos profissionais do ensino mediante uma demanda crescente de atividades e responsabilidades e a instituição de mecanismos de avaliação do desempenho do aluno e da escola. A criação do Ideb e a definição do PAR têm contribuído para a ampliação do controle do exercício das atividades realizadas na escola. A implantação, pela União, de avaliações da educação básica padronizadas nacionalmente tem implantado um monitoramento do padrão educacional oferecido pelas administrações locais e pode gerar, dentre outros, a redução dos processos pedagógicos à preparação dos alunos para a realização dos exames externos, uma vez que seus resultados estão vinculados ao aumento dos recursos. Essa situação já vem sendo relatada por professores e gestores da educação básica do estado da Paraíba nos contatos para a realização do estudo. Com o avançar da pesquisa maior será o conhecimento dessa dinâmica. É nesse esforço que se situa a pesquisa ao analisar como a reforma educacional implantada no Brasil, no que se refere à regularidade e à ampliação dos exames nacionais de avaliação de desempenho dos alunos, tem contribuído para gerar alterações na organização escolar e no trabalho docente. |
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. |
Palavras-chave: Ideb, Avaliação da educação básica, Escola e trabalho docente. |