62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 1. Silvicultura
LEVANTAMENTO DOS INDIVÍDUOS ARBÓREOS COM INCIDÊNCIA DE PRAGAS E NECESSIDADE DE MANUTENÇÃO DO PARQUE 13 DE MAIO, RECIFE - PE
Diogo José Oliveira Pimentel 1
Danielle Lima de Souza 1
Felipe Rodrigo de Carvalho Rabelo 1
Luiz Sávio Rocha Cavalcante de Almeida 1
Williams de Souza 2
1. Depto. Ciência Florestal, Universidade Federal Rural de Pernambuco / UFRPE
2. Prof. / Orientador - Depto. Ciência Florestal - UFRPE
INTRODUÇÃO:
Os parques urbanos têm importância fundamental nas cidades. Dentre os vários benefícios proporcionados, podemos destacar a melhora do micro-clima, da estética e a redução da poluição sonora, além de apresentar grande influência no bem estar da população, seja pelo fornecimento de sombra, redução da temperatura, ou por ser um ambiente de lazer e descontração para crianças e adultos. Porém, a falta de manutenção dos parques pode ser um risco para aqueles que o utilizam, sejam por conseqüência de galhos podres que podem cair a qualquer momento ou até mesmo raízes expostas, que podem atrapalhar a circulação de pessoas e causar acidentes. Os parques também servem de refúgio para animais, mas estes precisam ser controlados a fim de que não comprometam a estrutura do parque nem se tornem pragas prejudiciais à saúde humana. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a presença de pragas e a necessidade de manutenção dos indivíduos arbóreos presentes no parque 13 de Maio, localizado no bairro de Santo Amaro, na cidade do Recife - PE.
METODOLOGIA:
Para coleta de dados utilizou-se uma tabela, na qual para cada indivíduo arbóreo foi identificada a espécie e em seguida observada se havia ocorrência de pragas, sendo estas caracterizadas como lagarta, cochonilha, percevejo, cupim ou outras. Observou-se também o estado de declínio das árvores, classificando-os quanto à necessidade de manutenção podendo precisar de podas leves, podas pesadas, remoção ou nenhuma intervenção.
RESULTADOS:
Foram identificados 661 indivíduos de 54 espécies arbóreas. A população de árvores que apresentaram pragas representa apenas 7,87% do total, no qual 7,71% foram classificados como cupim. Entre as espécies que foram identificadas como portadoras de pragas, as que apresentaram maiores incidências foram: mangueira (Mangifera indica L.) com 15,38%, flamboyant (Delonix regia) com 15,38% e a sucupira (Bowdichia virgilioides Kunch) com 13,46%. Foi observado que apenas 3,33% dos indivíduos necessitariam de alguma manutenção, onde nove apresentaram necessidade de poda leve, seis de poda pesada e sete de remoção. Entre as espécies que precisavam de manutenção, a mais incidente foi o ingá (Inga vera Willd.) com dois indivíduos precisando de poda pesada e um necessitando de remoção. Comparando os indivíduos que necessitariam de manutenção e aqueles que apresentaram pragas constatou-se que dos vinte e dois que precisariam de manutenção sete destes estavam infestados por cupim.
CONCLUSÃO:
Dessa forma nota-se que dentre os 661 indivíduos presentes no parque uma minoria precisa de manutenção, porém mesmo sendo poucos os indivíduos que necessitam destes cuidados é essencial que seja realizado, pois podem causar acidentes graves ou até mesmo fatais. Observa-se também que, apesar de pequena, existe uma relação entre a presença de pragas e a necessidade de manutenção. Assim, o controle de determinadas pragas pode ser uma alternativa para minimizar futuras ações de manutenção, porém não anula as mesmas, pois outros fatores também são responsáveis pelo estado de declínio das árvores, como ventos fortes, espaçamento reduzido, plantio mal realizado, dentre outros fatores.
Palavras-chave: Parque Urbano, Arborização, Levantamento Arbóreo.