62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação
ALUNOS - PROFESSORES DE MULTIMÍDIA - NOVOS OLHARES SOBRE O POTENCIAL DE CRIANÇAS E SUA FORMAÇÃO NO USO DAS TECNOLOGIAS E MÍDIAS NA ESCOLA.
Joana Darque Cardoso Santos 1
Maria de Fátima Garcia 2
João Vilhete Viegas d'Abreu 3
1. Secretaria Municipal de Educação, Prefeitura Municipal de Hortolândia/SP
2. Universidade Federal do Rio Grande do Norte/CERES-CAICÓ
3. Núcleo de Informática Aplicada a Educação - NIED/UNICAMP
INTRODUÇÃO:

O presente trabalho tem por objetivo abordar o trabalho desenvolvido por alunos de 4ª série (5º ano) como alunos monitores dentro do Projeto TIME no período de 2007 a 2009, do qual participaram em média cem alunos em três anos, na EMEF "PARQUE DOS PINHEIROS", (Hortolândia, SP) auxiliando, tanto seus pares no manuseio e interação com o computador, quanto como outros professores e alunos da escola no período de aula e em período oposto.

A formação de alunos, que possa influenciar e interagir com professores sobre o uso de ferramentas tecnológicas de maneira pedagógica e didática, pouco se encontra escrito e ou registrado. Monitores em salas de informática das escolas com idades de 8 a 12 anos e que desenvolvam este papel de mediador entre o computador e o professor e/ou o computador e outro aluno é bastante difícil de encontrar na literatura educacional. Tendo em vista esta lacuna, faz-se necessário a socialização de resultados de estudos acerca do papel do aluno monitor que, no caso específico desta experiência aqui relatada, são conhecidos pelos colegas e profissionais da escola como "alunos-professores" de multimídia.

METODOLOGIA:

Este estudo desenvolveu-se à luz da epistemologia da prática, de maneira que, professores de educação básica, podem se constituir como intelectuais, pois, enquanto ensinam, pesquisam a sua prática. Assim, teoria e prática se articulam a partir da reflexão-na-ação. Quando a sala de multimídia foi inaugurada pela Prefeitura Municipal de Hortolândia e Coordenação do Projeto Time, uma maioria de professores apresentava um desconforto em trabalhar com o computador. Os professores necessitavam de um suporte imediato e as solidariedades durante o auxílio levaram a professora Joana e os pesquisadores do projeto a perceber que, os alunos da 4ª série A, conseguiam auxiliar com ajudas breves e pontuais professores e alunos. Logo no início passaram a serem chamados: "professor/professora". Surgiam assim os alunos-professores de multimídia e não técnicos e ou monitores, pois tentavam de maneira cidadã auxiliar no uso dos aparelhos tecnológicos disponíveis para professor e/ou aluno. Esse processo de atuação dos alunos-monitores foi registrado, analisado e a partir da socialização em diversos eventos educacionais, capítulos em livros e artigos/comunicação em Congressos têm sido inspirador de novos olhares sobre o potencial de crianças e sua formação no uso das tecnologias e mídias na escola.

RESULTADOS:

Era esperado que os alunos oferecessem apoio para um grande número de professores com ou sem experiência em informática, atendendo os que estavam ansiosos por experimentar os recursos tecnológicos de forma a motivar os demais professores. Assim se fez. Os familiares por sua vez também passaram a admirar e valorizar os trabalhos dos alunos numa expressão visível de aprendizado e cidadania, fortalecendo dessa forma a confiança que os pais depositavam nos filhos e melhorando, consideravelmente, a auto-estima da família como um todo e valorização e apoio à escola. Uma criança de nove/dez anos (movendo-se em um espaço físico constituído por professores habilitados, na sua maioria com formação universitária e/ou especialização), receber de seus pares o título de "professor" e ser "respeitado" como tal, mostra uma conquista, uma superação de dificuldades e o reconhecimento de sua competência. Era a validação dos pares, legitimando uma ação de intervenção na realidade localizada, contextualizada, específica da Escola Municipal "Parque dos Pinheiros" da cidade de Hortolândia, SP.

CONCLUSÃO:

Este estudo nos mostrou que, com o desenrolar do tempo - e a partir da interação com os alunos monitores  os professores das turmas se mostraram mais seguros, fluentes e estimulados na utilização da sala de multimídia. A interação entre ambos  também influenciou  a aprendizagem desses monitores, contribuiu para o desenvolvimento da curiosidade, para a vontade de aprender, trabalhar em grupo, e pelo gosto por atividades técnico-artísticas, além do maior  interesse em aprender os conteúdos disciplinares. Ao aceitar o desafio de se  trabalhar com as mídias interativas pudemos desenvolver algo criativo e inovador com a tecnologia presente nas escolas, além de prover subsídios ou condições para que os alunos desenvolvessem maior interesse em aprofundar os conhecimentos curriculares  ao mesmo tempo em que vivenciavam experiências de cidadania. O desenrolar da pesquisa nos possibilitou perceber nos alunos aspectos como: aumento da auto-estima e atitudes positivas face à tecnologia computacional, maior autonomia e sentido crítico, mais solidariedade e respeito pelos pares e professores, além de maior segurança e, conseqüente, sucesso no uso das variadas mídias digitais.

Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa de Estado de São Paulo/FAPESP Núcleo de Informática Aplicada à Educação/NIED/UNICAMP Prefeitura Municipal de Hortolândia
Palavras-chave: Aprendizagem Significativa, Transformação Social, Comunicação Educativa.