62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
ESPAÇOS DE LETRAMENTO E HISTÓRIAS DE LEITURA DE ALUNOS UNIVERSITÁRIOS
Rubenice Lopes de Sousa 1
Maria de Fátima Souza 1
Suênia Silva Araújo 1
Fabíola Mônica da Silva Gonçalves 1, 2
1. UEPB
2. Orientadora
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa tem consonância com estudos (FERREIRA, 2004; TOLCHINSKY; SIMÓ, 2001) que ressaltam a importância de práticas pedagógicas e sociais mais amplas que favoreçam situações variadas de leitura aos profissionais e futuros profissionais de ensino. Pensa-se ser importante gerar condições para que a pessoa participe de práticas variadas de letramento, ou seja, de diferentes práticas sociais de uso da escrita. E considerando este fenômeno contínuo e ilimitado, que é construído por múltiplas práticas, funções, objetivos, situações, contextos e interlocutores (KLEIMAN, 1995; SOARES, 2004); é pertinente pensar que em qualquer momento, dadas as necessárias condições, o iletrado pode se tornar letrado, podendo a universidade e/ou outros espaços de profissionalização surgirem como a principal possibilidade de letramento para uma dada pessoa. Em face ao exposto, os objetivos da pesquisa foram: (i) Investigar as condições de leitura de alunos nos cursos de licenciaturas diversas de uma universidade pública da Paraíba; (ii) conhecer a história e situações de leitura dos participantes da investigação; (iii) Identificar os textos que fazem parte da história de leitura deles e; (iv) verificar os propósitos de leitura dos participantes e as concepções que eles formulam sobre leitura.
METODOLOGIA:
Participaram dessa investigação, oito alunos universitários, do quarto ao oitavo período de três cursos de licenciaturas da Universidade Estadual da Paraíba, do campus da cidade de Campina Grande. Foram dois os critérios de seleção dos participantes: pelo fato desses já estarem cursando disciplinas do núcleo profissionalizante e; por se acreditar que, nesse momento do curso, eles já estejam familiarizados e inseridos no contexto cultural desse tipo de instituição educacional. Os cuidados éticos em relação à pesquisa com seres humanos foram devidamente tomados. O primeiro contato foi realizado na universidade com cada participante individualmente, para explicitar os objetivos da pesquisa, bem como formalizar a participação na pesquisa por meio da leitura e posterior assinatura do Termo de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A pesquisadora deixava o participante sugerir o local e horário para a realização da entrevista. Assim, houve participante que optou para ser entrevistado na residência, na universidade e no trabalho. As entrevistas foram realizadas, tendo um roteiro semi-estruturado composto por cinco questões que versavam sobre os seguintes tópicos: história de leitura, concepções de leitura, situações e vivências de leitura e relação com a leitura.
RESULTADOS:
As categorias analisadas nas entrevistas dos oito participantes da investigação foram: (I) História de leituras, (II) Situações e vivências de leituras, (IV) Relação com a leitura. Foi possível observar as seguintes formulações:, "Eu me entendi como leitora através da faculdade (...). Através já da faculdade que criar esse habito" - Pb (Participante b), já Pa diz que a família foi importante na história de leitura dela "Desde muito pequena meu pai contou histórias pra gente ouvir (...) a partir daí eu comecei (...) a procurar entender o que ele lia e como ele fazia isso pra gente". Assim podemos perceber que a família e escola, em especial a educação básica, é de fundamental importância como os primeiros contatos do leitor com o universo literário. Quanto às situações de leituras que vivenciaram dois participantes tiveram acesso a gibis durante a infância e uma apenas teve incentivo à leitura de livros pelos professores e isso fez com que tivesse o prazer pela leitura "Meus professores me incentivaram muito a leitura e isso esta comigo até hoje". Quanto à leitura em que os participantes vivenciam na atualidade a maioria estão limitadas a leitura dos textos acadêmicos solicitados pelos professores ou aos conteúdos envolvendo o curso e a profissão.
CONCLUSÃO:
Foi possível perceber práticas sociais de letramento pelas quais, os participantes desta investigação, tem vivenciado até o momento, da importância que a escola exerce na campanha de fomento à leitura pelos alunos e como esta viabilizada situações de leitura conforme as necessidades de conhecimento ao longo da vida escolar do aluno leitor, partindo de leituras deleite, quando no início dessa prática até leituras técnicas necessárias a formação profissional superior. Como afirma Klaiman (1995), as práticas sociais de letramento geram múltiplas possibilidades de leitura em função dos objetivos, situações, contextos e interlocutores.
Instituição de Fomento: FACEPE/ CNPq-PIBIC/UEPB.
Palavras-chave: Leitura, Letramento, Aluno Universitário.